Projeto abre inscrições para oficineiros em São Miguel

Prática de desenvolvimento

4 de outubro de 2019

Qual é a relação entre grafite, serigrafia, mecânica, turismo, produção cultural e ativismo? Ainda que essas áreas não tenham relação direta se analisadas isoladamente, a ligação entre elas é bem maior do que se imagina quando são colocadas em perspectiva e conectadas. E essa é a premissa do projeto Bike Arte Gira.

O projeto, que será realizado com a parceria da Fundação Tide Setubal em São Miguel Paulista, é voltado a fomento de cultura por meio de oficinas de arte urbana, cultura ciclística e festivais itinerantes, promove oficinas nas áreas citadas acima, cujas aulas acontecem em territórios marcados pela vulnerabilidade social e/ou pela pouca oferta de ações culturais. O foco da iniciativa é valorizar a produção cultural da região, engajar a população local e fomentar a geração de renda no território.

Para continuar a promover o trabalho desenvolvido, a equipe do Bike Arte Gira abriu edital de adesão de oficineiros para a realização de oficinas na região de São Miguel Paulista, o qual estará aberto até 7 de outubro (segunda-feira), às 17h.

Os projetos que poderão pleitear ao edital, cujo valor a ser pago por oficina é R$ 1.500, devem promover possibilidades em produção de eventos culturais, discussão sobre o papel do cicloativismo, como organizar eventos culturais, entre demais aspectos relativos à cultura colaborativa e ciclística em âmbito sociocultural. Além disso, as iniciativas inscritas deverão levar em consideração mecanismos que garantam o respeito à paridade de gênero, representatividade étnica e LGBT+, e inclusivas para pessoas com deficiências físicas.

As propostas de oficinas deverão, obrigatoriamente, ser relativas às áreas a seguir:

– Grafite e estêncil;
– Serigrafia e lambe-lambe;
– Mecânica e cicloturismo;
– Produção cultural e cicloativismo.

Saiba mais critérios para pleitear à realização de oficinas e inscreva-se aqui.

Conheça também o trabalho do Instituto Aromeiazero, organizador do projeto e festival Bike Arte Gira, no site do instituto.