Analista de comunicação e produtor de conteúdo do site da Fundação Tide Setubal
Propostas do Movimento Nossa Zona Leste II aos candidatos à Prefeitura
Conheça as Propostas do Movimento Nossa Zona Leste II aos candidatos à Prefeitura de São Paulo nas áreas de educação, saúde e geração de trabalho e renda.
Conheça as Propostas do Movimento Nossa Zona Leste II aos candidatos à Prefeitura de São Paulo:
1. Educação na Zona Leste II: 2009-2012
• Garantir Creche e EMEI para todas as Crianças a partir do extremo da periferia. Criança carente sem CRECHE E SEM EMEI fica SEM FUTURO. Quando a Prefeitura vai ZERAR o déficit de creche e Emei na Zona Leste II?
• Implantar a UNESP na Zona Leste. Fazer parceria da Prefeitura e Governo do Estado como já existe no interior do Estado. O Projeto já está pronto para Itaquera e é para atender 15.000 estudantes no Profissionalizante na 1ª. etapa e Cursos Universitários na 2ª. etapa.
• Voltar a ter o 2º. Grau (Ensino Médio) Profissionalizante. Fazer parceria com o Governo do Estado e Federal. São milhares e milhares de Jovens da Zona Leste SEM ESCOLA DE QUALIDADE NO ENSINO MÉDIO, SEM TRABALHO, SEM FUTURO. Como disse o grande educador Mineiro Tião Rocha: “A Escola tem mofo, tem estruturas da Idade Média”.
• Ampliar os Cursos da FATEC da Av. Águia de Haia. Hoje são apenas 3 cursos! Parceria com o Estado e Governo Federal para mais FATECS, ETECs.
• Ampliar os Cursos da USP-Leste. Hoje são 10 Faculdades. Chegar a 20 nos próximos anos.
• Implantar os Cursos Profissionalizantes do EMCT (Prefeitura de São Paulo). O Projeto já está pronto há anos e hoje funciona em São Miguel Paulista.
• Como garantir a Educação para todos e todas e de qualidade na Zona Leste II? Está provado que as melhores escolas públicas do Brasil são de tempo integral para Crianças/Jovens; professores com condições favoráveis… e tem a efetiva participação da Família/Comunidade.
*** Piores indicadores de três trunos na Rede Pública: Cidade Tiradentes 69,70; Guaianazes 43,48; São Miguel 37,93. (Turnos/Fome)
*** Melhor Indicador: Pinheiros 0,00.
*** Piores indicadores na reprovação no ensino fundamental total: Ermelino Matarazzo 6,94; Itaim Paulista 6,23; Itaquera 4,75.
*** Melhor Indicador da Cidade: Santo Amaro 2,09.
*** Piores indicadores sobre o abandono no Ensino Médio total: Cidade Tiradentes 11,79; Guaianazes 9,45; São Miguel 8,15.
*** Melhor indicador: Vila Mariana 2,53.
*** Piores indicadores de reprovação no ensino médio total: Itaim Paulista 18,67; Guaianazes 17,67; Itaquera 17,03.
*** Melhor indicador na Cidade: Pinheiros 8,09.
2. Saúde na Zona Leste II: 2009-2012
• Ampliar o Programa Saúde da Família (PSF). É a medicina preventiva e educativa mais importante na Zona Leste e tem urgência na ampliação. Reduz significativamente a internações em Cidades cobertas pelo Programa Saúde da Família. (Estadão: A 25, 10/08/2008).
• Ampliar o atendimento das Especialidades. A demora para um Especialista é de meses e meses. Manter especialistas e oferecer atendimento digno e de qualidade para todos e todas.
• Construir Postos de Saúde com toda a acessibilidade, principalmente nos bairros que os prédios são alugados e precários. Fazer um PLANO DE METAS para 2009-2012.
• Criar o projeto de atendimento ao idoso. Em todas as unidades de saúde ter o agente comunitário do idoso. Em todas as Vilas/Bairros deve ter o CCI: Centro de Convivência do Idoso. Em cada subprefeitura um CRI (Centro de Referência do Idoso). Começar da periferia para o Centro. Estabelecer metas dos CRI para 2008-2012.
• Que todos os Portadores de Direitos Especiais tenham atendimento integral na Saúde e Educação. Criar nas Vilas/Bairros Núcleos para uma maior integração dos Portadores de Direitos Especiais. Urgência de uma “Clínica de terapias para os PODE”.
• Instalar na USP-Leste o Instituto do Idoso. Na USP-Leste já tem a Faculdade de Gerontologia? Fazer parceria Prefeitura E USP-LESTE.
• Construir um hospital em Cangaíba/Penha, onde a população é de mais de 400 mil habitantes e leito Hospitalar zero! O mesmo vale para o Distrito Jardim Helena.
• Promover Cursos de Cuidadores de Idosos em toda Zona Leste II. Fazer parcerias com Hospitais-Escolas, Universidades, etc…
Piores Indicadores de Pré-Natal insuficiente: São Miguel 36,91; Itaim Paulista 32,57;Ermelino Matarazzo 27,61; Cidade Tiradentes 25,78. Melhor indicador SP: Pinheiros 7,29
Piores indicadores de Mortalidade Infantil: Cidade Tiradentes 15,25; Itaim Paulista 15,10; Ermelino Matarazzo 13,21. *** Melhor indicador da Cidade SP: Pinheiros 5,98.
3. Geração de Trabalho/Emprego/Renda na Z. Leste II
• A populosa Zona Leste é a que tem menos emprego.
• Implantar o Parque Industrial na Zona Leste. Diminuir os impostos e taxas por um período.
• Indicador da Renda média do trabalho na Zona Leste II: R$ 864,00.
Melhor indicador: Butantã R$ 2.636,00.
Piores indicadores sobre o desemprego de jovens de 16 a 29 anos: Cidade Tiradentes, Guaianazes, Itaquera, Itaim Paulista, São Miguel, Ermelino Matarazzo: 21,48. Melhor indicador: Sé 12,78.