Metodologia de Fomento a Organizações e Lideranças

3 de outubro de 2024

A publicação Metodologia de Fomento a Organizações e Lideranças tem como objetivo compartilhar a trajetória e o caminho que a Fundação Tide Setubal percorreu no fomento de projetos. Essa lógica contempla também o aprendizado sobre a necessidade de simplificação do financiamento filantrópico.

Nesse sentido, a Fundação identificou, a partir da escuta atenta de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que se tornaram parceiras ao longo dessa trajetória, a necessidade de compartilhar tais lições que surgiram no decorrer dessa trilha. Logo, a publicação Metodologia de Fomento a Organizações e Lideranças nasce da premissa segundo a qual o fomento deve ser um ato de confiança e parceria. Ou seja: trata-se de uma ação que combina aprendizagem conjunta e construção de soluções coletivas.

Dentro desse contexto, a Fundação Tide Setubal, por meio da área de Fomento a Agentes e Causas, tem a particularidade de atuar tanto como instituição doadora em dezenas de iniciativas sociais por ano. Além disso, trabalha também como candidata ou gestora de doações, participando em chamadas e solicitações de fundos nacionais e internacionais.

Desse modo, foi possível acumular grande experiência nos processos de financiamento e observar os desafios que ambos os lados enfrentavam. Essa dupla experiência permitiu identificar as principais preocupações dos investidores sociais. Idem as dificuldades encontradas pelas organizações captadoras de recursos.

Razão de ser

Assim sendo, a  publicação Metodologia de Fomento a Organizações e Lideranças reflete como a Fundação Tide Setubal reestruturou os procedimentos internos. E, consequentemente, criou uma metodologia clara e objetiva que possibilita apoiar agentes e causas que estejam alinhados à missão da instituição.

Isso deve-se, enfim, à intenção de simplificar o processo de seleção, o acompanhamento e a prestação de contas de organizações e lideranças apoiadas. E, dessa maneira, visando encontrar uma abordagem menos burocrática e mais eficaz para a distribuição de recursos.

Então, para alcançar esse objetivo, a Fundação Tide Setubal buscou uma parceria com o Departamento de Pesquisa da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, que compartilha do mesmo propósito social. Em conjunto, as duas organizações organizaram o material que culminou na publicação. O objetivo é, enfim, tornar a metodologia de fomento disponível de maneira aberta e gratuita para a customização de qualquer organização que tenha interesse.

O foco do material consiste em oferecer uma visão simples e completa de como a metodologia pode beneficiar sua instituição. Idem incentivar ONGs e instituições doadoras a otimizarem seus processos.