Samba de Roda do Recôncavo Baiano no CDC

12 de agosto de 2008

No próximo sábado (16/8), das 19h às 21h, a Fundação Tide Setubal promove no CDC Tide Setubal um ensaio aberto sobre o Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Sob o comando do percussionista e pesquisador soteropolitano Osvaldinho Teixeira, a comunidade de São Miguel Paulista poderá conhecer essa manifestação que mistura de música, dança, poesia e festa, registrada como Patrimônio Cultural do Brasil e proclamada Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Presente em todo o estado da Bahia, o samba de roda é praticado, principalmente, na região do Recôncavo. Mas se espalhou por várias partes do país, sobretudo Pernambuco e Rio de Janeiro.

Está dividido em dois grupos característicos: o samba chula e samba corrido. No primeiro, os participantes não sambam enquanto os cantores gritam a chula – uma forma de poesia. A dança só tem início após a declamação, quando uma pessoa por vez samba no meio da roda ao som dos instrumentos e de palmas. Já no samba corrido, todos sambam enquanto dois solistas e o coral se alternam no canto.

Mais informações:

CDC Tide Setubal