Analista de comunicação e produtor de conteúdo do site da Fundação Tide Setubal
Seminário Democracia, Educação e Equidade: uma agenda para todos traz as desigualdades educacionais e a democracia para o debate público
foto: © UNESCO / Edson Fogaça Desde a redemocratização, no começo da década de 1980, o Brasil tem investido em políticas educacionais de forma contínua. Primeiro criou-se a lei de diretrizes e bases da educação (LDB 9394/96). Depois, o esforço foi o de universalizar o acesso ao ensino fundamental e, nos últimos anos, […]
foto: © UNESCO / Edson Fogaça
Desde a redemocratização, no começo da década de 1980, o Brasil tem investido em políticas educacionais de forma contínua. Primeiro criou-se a lei de diretrizes e bases da educação (LDB 9394/96). Depois, o esforço foi o de universalizar o acesso ao ensino fundamental e, nos últimos anos, a educação básica ganhou estímulos para aumentar sistematicamente o nível de aprendizagem, especialmente em língua portuguesa e matemática. Porém, o acréscimo na qualidade não foi acompanhado de ações que impeçam a reprodução das desigualdades sociais, presentes no país, também nos espaços educativos.
Pensando nisso, José Francisco Soares, Professor Emérito da UFMG, concebeu o Indicador de Desigualdades e Aprendizagens Educacionais (IDeA) e liderou o seu desenvolvimento. Erica Castilho Rodrigues, professora do Departamento de Estatística da UFOP, integrou a equipe de pesquisadores, sendo corresponsável pelo desenvolvimento do IDeA, Mauricio Ernica, professor da Faculdade de Educação da Unicamp e Conselheiro Consultivo da Fundação, coordenou e integrou a equipe que desenvolveu o IDeA e Victor Maia Senna Delgado, professor do Departamento de Economia da UFOP, integrou a equipe de pesquisadores. Com o apoio da Fundação, o indicador será lançado no “Seminário Democracia, Educação e Equidade: uma agenda para todos” em São Paulo nos dias 25 e 26 de junho de 2019. Em parceria com a representação da Unesco no Brasil e o Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, serão realizados dois dias de eventos sendo o primeiro exclusivo para profissionais ligados à educação pública e o segundo aberto ao público.
“As desigualdades educacionais sempre estiveram presentes nos debates da Fundação Tide Setubal. É importante neste momento do país criarmos um diálogo entre a sociedade civil, a imprensa especializada, a academia e políticos para pensarmos como atuar efetivamente neste tema”, pontua Maria Alice Setubal, presidente da Fundação.
Sobre o seminário
A proposta do seminário é fortalecer o debate brasileiro sobre desigualdades educacionais, justiça social e democracia. Ao promover o diálogo entre grupos e instituições interessadas nesses temas, também pretende debater o papel de diferentes agentes políticos, com ênfase para as Organizações da Sociedade Civil, no combate às desigualdades e no fortalecimento da democracia no país.
O primeiro dia da programação será dedicado às desigualdades educacionais, reservado à convidados, e terá um público mais especializado: profissionais e dirigentes de instituições que atuam no campo educacional nos seguintes domínios: pesquisa, organizações da sociedade civil, gestão pública, jornalismo especializado. Convidados brasileiros e internacionais como: Teresa Bracho Gonzáles – socióloga do Instituto Nacional de Avaliação da Educação do México; e Atilio Pizarro, coordenador geral do Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (Orealc/Unesco), José Francisco Soares, da UFMG e do Conselho Nacional de Educação; Ana Maria F. Almeida e Maurício Érnica, da Unicamp; Priscila Fonseca da Cruz, do Todos Pela Educação. debaterão temas como medidas de qualidade, equidade e desigualdade em educação, políticas públicas educacionais, pobreza e desigualdades.
No segundo dia, aberto à todos e todas, a discussão centrará no tema das desigualdades em diversas áreas, na justiça social e na democracia e trará um público mais diversificado. A primeira conferência do dia, “Justiça Social e Democracia: uma agenda para todos” será proferida pelo especialista em Justiça e bem-estar social, Marc Fleurbaey, da Universidade de Princeton. Fleurbaey é criador do Painel Internacional sobre Progresso Social (IPSP, na sigla em inglês), que reúne centenas de especialistas em questões sociais a fim de de entregar um relatório dirigido a atores sociais, movimentos, organizações, políticos e tomadores de decisão para fornecer experiências que se baseiam na mudança social.
À tarde, o evento debaterá desigualdades de raça e gênero nas periferias urbanas e “A relação entre Estado e Sociedade Civil para a promoção de justiça social e fortalecimento da democracia”. Passarão pelas mesas nomes como Marcia Lima da USP, Flávia Rios, da UFF e Enderson Araújo, Mídia Periférica .
O evento contará ainda com as parcerias dos jornais Valor Econômico, Nexo e da Rede de Grupos de Pesquisa em Educação e Desigualdades.
Inscreva-se em: https://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/desigualdades-educacionais/
Programação
25 de junho: desigualdades educacionais
8:30 – Credenciamento e recepção de convidados
9:00 – 9:30 – Abertura
Insper, Fundação Tide Setubal, UNESCO
9:30 – 11:00 – Mesa de debate: Definição e medidas de qualidade, equidade e desigualdade em educação
convidados: José Francisco Soares, UFMG e CNE
Juan Cruz Perusia, Unesco Institute for Statistics
mediação: Mauricio Ernica, Unicamp
11:00 – 11:30 – Intervalo
11:30 – 13:00 – Mesa de Debate: As desigualdades educacionais como problema: formulação científico-social
convidados: Naércio Menezes Filho, USP e Insper
Teresa Bracho Gonzáles, INEE México
Ana Maria F. Almeida, Unicamp
mediação: Maria Teresa Gonzaga Alves, UFMG
13:00 às 14:00 – Almoço
14:00 às 15:30 – Mesa de debate: Políticas públicas e experimentações pedagógicas voltadas à redução das desigualdades educacionais
convidadas: Vanda Ribeiro, Unicid, e Cláudia Vóvio, Unifesp
Carolina da Costa, Insper
Priscila Fonseca da Cruz, Todos pela Educação
debatedor: Antônio Gois, JEDUCA
15:30 – Intervalo
16:00 – 17:00 – Rodas de conversa
Roda de conversa 1: Pobreza, educação e desigualdades: panorama da pesquisa em línguas inglesa, francesa e portuguesa
convidados: Maria Alice Nogueira, UFMG, Tânia Resende, UFMG, e Viviane Ramos
debatedor: Maria Alice Setubal, Fundação Tide Setubal e GIFE
Roda de conversa 2: Qualidade e desigualdade da aprendizagem na América Latina: resultados do TERCE – Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo, produzido pela UNESCO
convidado: Atílio Pizarro, ORELAC/UNESCO
debatedor: João Paulo Charleaux, Nexo Jornal
17:00 – 18:00 – Oficina: Usos e leitura do Indicador de Desigualdades Educacionais
convidados: Érica Castilho Rodrigues, UFOP
Mauricio Ernica, Unicamp
Fábio Tsunoda, Fundação Tide Setubal
26 de junho – Democracia e Equidade : uma agenda para todos
8:30 – Credenciamento e recepção de convidados
9:00 – 9:30 – Abertura
Insper, Fundação Tide Setubal, UNESCO
9:30 – 11:00 – Conferência plenária: Justiça Social e Democracia: uma agenda para todos
convidado: Marc Fleurbaey, Princeton
mediação: Paula Miraglia, Nexo Jornal
11:00 às 11:30 – Intervalo
11:30 às 13:00 – Mesa de debate: Equidade: o que é, como e porquê promovê-la
convidados: José Francisco Soares, UFMG e CNE
Marcos Lisboa, Insper
Marc Fleurbaey, Princeton
mediação: Marlova Noleto, UNESCO
13:00 às 14:30 – Almoço
14:30 às 16:00 – Mesa de debate: Desigualdades de raça, de gênero e nas periferias urbanas e a emergência de novos agentes políticos
convidados: Márcia Lima, USP
Flávia Rios, UFF
Enderson Araújo, Mídia Periférica
mediação: Maria Cristina Fernandes, Valor Econômico
16:00 às 16:30 – Intervalo
16:30 às 18:00 – Mesa de debate: A relação entre Estado e Sociedade Civil para a promoção de justiça social e fortalecimento da democracia
convidados: Maria Alice Setubal, Fundação Tide Setubal e GIFE
Celina Maria de Souza, UFBA e Unirio
Ricardo Paes de Barros, Insper
mediação: Flávia Oliveira, O Globo, Globo News e CBN
18:00 – Encerramento