Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Territórios Clínicos Mapeamento

A linha de saúde mental: Territórios Clínicos, desenvolvida pela Fundação Tide Setubal, realizou um levantamento de organizações que oferecem formação, supervisão, consultoria e atendimento clínico psicanalítico e/ou psicológico abertos à comunidade, para além da rede SUS.

 

O objetivo deste mapeamento é compreender o que é ofertado na cidade de São Paulo, como uma fonte de informação para trabalhadores da saúde mental, agentes do investimento social privado e pesquisadores, além de facilitar o acesso da população a estes espaços.

 

A maioria dos locais tem como linha teórica a psicanálise, mas também há espaços que trabalham com diversas abordagens da psicologia. São clínicas escolas, clínicas públicas, coletivos, grupos e instituições de psicanálise, etc. Cada uma com sua práxis e a sua forma de atuar e pensar o campo social. 

 

Algumas organizações oferecem atendimentos e/ou formação, supervisão em diversas regiões da cidade, outras trabalham com públicos específicos, na descrição completa de cada local você encontrará informações sobre o público alvo, funcionamento e as regiões em que cada uma atua.

 

Esperamos que a publicação do mapeamento possa, ao mesmo tempo, promover um debate acerca da imensa centralização territorial que existe no que é ofertado em psicanálise e psicologia e estimular que novos projetos possam se inspirar nesses trabalhos para propor outras intervenções no campo da clínica social e pública.

 

*Para buscar estabelecimentos de Saúde da Rede SUS do Município de São Paulo, clique aqui e organizados por região aqui. Data base para o mapeamento e pesquisa dos dados: julho e agosto de 2021.

 

Navegue pelas categorias para filtrar os resultados da tabela ou clique na opção de mapa para visualizar diretamente os territórios.

Coletivos, grupos e institutos

Acolhe LGBT+

O Acolhe LGBT+ é uma plataforma que conecta pessoas LGBT+ que precisam de acolhimento psicológico com profissionais que topem ajudá-las de forma voluntária.

Além disso, a plataforma também disponibiliza informação atualizada sobre serviços e iniciativas de apoio a pessoas LGBT+ em todo o Brasil. Realizaram em maio de 2021, quatro aulas sobre atendimento de pessoas LGBT+ para profissionais de psicologia; para acessar as aulas gratuitamente acesse o site.

Público-alvo:

Pessoas LGBT+ maiores de 18 anos.

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Apreendimentos Clínicos

O Aprendimentos Clínicos é coordenado por cinco psicanalistas que oferecem atendimento clínico, supervisão e grupos de estudos em psicanálise. Atualmente oferece um grupo de estudos online e gratuito.

O grupo de estudos é coordenado por psicanalistas com experiência em instituições de saúde, de saúde mental, de assistência social e escolar, bem como em consultório particular e em acompanhamento terapêutico. Trata-se de um espaço de elaboração compartilhada, a partir do estudo da obra de Jacques Lacan. Objetiva-se a introdução ao ensino de Jacques Lacan, visando uma produção teórico-metodológica que ofereça condições aos participantes de realizar o diagnóstico e o manejo clínico de casos acompanhados no consultório e no contexto institucional (serviços socioassistencial, de saúde, de saúde mental e educacional). Oferecem serviços em diferentes bairros de São Paulo (SP): atendimento psicanalítico, supervisão clínica, grupos de estudos, entre outros.

Público-alvo:

Grupo de estudos: Psicanalistas em formação, psicólogos, estudantes de psicologia, acompanhantes terapêuticos e outros profissionais interessados em psicanálise.

Contato:

E-mail: aprendimentosclinicos@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Canto Baobá

Espaço especializado em Saúde Mental e diversidade, com ênfase no enfrentamento às violências estruturais.

Tem a missão de fazer do cuidado da mente, direito universal. O objetivo é democratizar o acesso à psicoterapia! E para que possam atender pessoas em situação de vulnerabilidade, tem a Clínica Social. O Canto Baobá é um espaço que visa a democratização da Psicoterapia. Vale ressaltar que democratizar não é baratear: entendem que o cenário socioeconômico Brasileiro é desigual.

Público-alvo:

Adultos, Adolescentes, Infantil, Idosos (as), Casais e Orientação vocacional/profissional.

Região:

R. Silvia, 173, Bela Vista, São Paulo, SP, 01331-010

Contato:

Telefone: Whatsapp: (11) 98883-3467

E-mail: contato@cantobaoba.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Casa Chama

A Casa Chama é uma ONG fundada e coordenada por pessoas transvestigêneres, cuja atuação sociopolítica e cultural visa garantir emancipação, valorização e qualidade de vida para as populações trans.

Compreendendo a carência de direitos básicos e a constante marginalização de corpos trans, atuam junto ao poder público e privado buscando garantir suporte jurídico, econômico, psicológico, médico e cultural à comunidade. A partir de uma ética antirracista e antitransfóbica, a missão é promover a dignidade para vidas trans a fim de prolongá-las e potencializá-las, fomentando e assegurando espaços de participação política, artística e social. No início de 2020, fundaram o Núcleo de Atendimento Psicológico, em parceria com profissionais aliados desenvolveram um projeto de acompanhamento continuado de parte das acolhides. Essa frente conta com encontros semanais para discussão dos casos e um grupo de estudos que visa desenvolver um tratamento cuidadoso e especializado. O núcleo está em processo de estruturação visando construir um dispositivo de atendimento em grupo, a fim de atender mais pessoas. Também estão elaborando um curso de capacitação para o acolhimento de pessoas trans, com duração de um ano e com o objetivo de expandir a rede de profissionais da psicologia aliades. Em breve mais informações.

Público-alvo:

Pessoas trans.

Região:

Rua do Carmo, 54, Sala 303, Centro Histórico de São Paulo, São Paulo, SP, 01019-020

Contato:

Telefone: Whatsapp: (11) 9347-6868

E-mail: casachama440@gmail.com / casachamapsi@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Casa de Marias

A Casa de Marias é um espaço de escuta e acolhimento.

Lugar pensado em cada detalhe, por uma equipe qualificada de psicoterapeutas, para receber pessoas que, por qualquer motivo, precisem de cuidado. O espaço nasce para ser casa, para criar raízes, para ser oásis em tempos difíceis. A Casa de Marias, coordenada por um grupo de mulheres negras, se propõe uma prática clínica não-dissociada do campo social e, por isso, se debruça com especial cuidado as questões que envolvem classe, gênero, raça e território. Abrigamos profissionais das mais diversas abordagens teóricas e que oferecem diversos serviços: psicoterapia individual, psicoterapia grupal, terapia para casais e famílias, cuidado psicológico voltado para crianças, adolescentes, adultos e idosos, oficinas temáticas, grupos terapêuticos, cursos de formação, grupo de estudos, supervisão clínica individual e grupal, consultorias, rodas de conversa, dentre outros.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Região:

Rua Alicante, 140, Vila Esperança, São Paulo, SP, 03654-010

Contato:

Telefone: (11) 3297-6359 / Whatsapp: (11) 95851-3330

E-mail: contato@casademarias.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Centro de Estudos e Assistência à Família – CEAF

É uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1983. Criada por profissionais voluntários de diversas áreas das ciências humanas, a entidade é composta de estudiosos focados nas questões da saúde mental da comunidade.

Missão: Prestar assistência gratuita para a comunidade, por meio de profissionais voluntários qualificados, com o objetivo de fortalecer as relações sociais e familiares, promovendo a autoestima, a saúde mental e o bem-estar de seus frequentadores, para que possam assumir a competência da autoria de suas próprias vidas.

Público-alvo:

Público geral e famílias de baixa renda via encaminhamento de: Escolas públicas de Ensino Fundamental, Universidades, Serviços Ambulatoriais, profissionais liberais, usuários do CEAF, Hospitais, Febem, Conselho Tutelar, Fórum, Institutos de Terapia Familiar, através de amigos, CAPS e Creches.

Região:

Rua Japuanga, 235, Alto do Lapa, São Paulo, SP, 05455-010

Contato:

Telefone: (11) 3022-9596 / 3022-3840 / Whatsapp (11) 96400-4574

E-mail: secretaria@ceaf.org.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP

O Centro de Estudos Psicanalíticos, por meio de uma rede de analistas credenciados, desenvolve um projeto que tem como proposta possibilitar o atendimento psicanalítico à comunidade.

Após um contato inicial gratuito realizado por uma equipe de triagem no CEP, o interessado é encaminhado para o atendimento nos consultórios dos analistas nas diferentes regiões. O Atendimento é realizado por valores acessíveis a cada interessado, priorizando assim, a sustentação do processo na demanda analítica e não na possibilidade financeira do analisando. Ampliando a proposta de divulgação da Psicanálise, os analistas membros da clínica do CEP oferecem palestras gratuitas às empresas e instituições interessadas.

Público-alvo:

Público geral.

Região:

R. Alm. Pereira Guimarães, 378, Pacaembu, São Paulo, SP, 01250-000

Contato:

Telefone: (11) 3675-4159 / (11) 3862-4163 e através do Whatsapp (11) 97669-2797

E-mail: cep@centropsicanalise.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Centro de Psicologia Aplicada - CENPA, da Universidade São Judas Tadeu

Atendimento Psicológico Gratuito destinado às Famílias e Casais que necessitam de acompanhamento psicoterapêutico.

Os atendimentos acontecem durante a semana no período noturno, ou aos sábados, em encontros semanais de cinquenta minutos. O programa contribui para a resolução de conflitos e dificuldades de âmbito familiar, ou do casal, que interfiram na qualidade dos relacionamentos, e da comunicação estabelecida entre os membros do grupo familiar ou do casal.

Público-alvo:

Destinado às Famílias e Casais que necessitam de acompanhamento psicoterapêutico.

Região:

Rua Marcial, 45, São Paulo, SP, 03169-040

Contato:

Telefone: (11) 2799-1831

E-mail: cpa@usjt.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) da Universidade de São Paulo (USP)

O CEIP é responsável por organizar e coordenar os serviços oferecidos pelo Instituto de Psicologia da USP.

O oferecimento desses serviços, que são públicos e gratuitos, é feito à comunidade USP e ao público geral do entorno da universidade. Os serviços e laboratórios do CEIP oferecem práticas profissionalizantes (estágios) que são essenciais à formação dos alunos. Sempre supervisionadas por docentes, essas práticas constituem atividades que aprimoram a formação dos estudantes e, ao mesmo tempo, se configuram em serviços à comunidade interna e externa à USP.

Público-alvo:

Público geral.

Região:

Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco D, São Paulo, SP, 05008-030

Contato:

Telefone: (11) 3091-5015

E-mail: ceip@usp.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Centro Integrado de Saúde (CIS) da Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

O CIS oferece atendimento personalizado e de ponta, com consultas com valores diferenciados do mercado e algumas gratuitas, tanto para alunos e colaboradores quanto para a comunidade da região.

Oferece diversas modalidades de atendimento psicológico: Triagem psicológica, Avaliação Psicológica/ Psicodiagnóstico, Psicoterapia Individual, Orientação Vocacional, Orientação de pais , Atendimento a problemas de aprendizagem, Intervenções psicossociais de prevenção e promoçao da saúde, Pacote‐Melhor Idade (Psicologia) e Programa maternidade saudável‐ Psicologia.

Público-alvo:

Alunos, colaboradores e para a comunidade da região.

Região:

Rua Frei Gaspar, 131, São Paulo, SP, 03164-100

Contato:

Telefone: (11) 2790-4561 / (11) 2790- 4531

E-mails: contato@corpofreudiano.com.br / cfsp_acolhimento@corpofreudiano.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade (CLIN-a)

Clínica da Ansiedade - Atendimento ao público: A todos que tenham uma inquietação, um mal estar, um funcionamento que se repete e faz sofrer, uma ansiedade, uma angústia ou algo ainda sem nome a ser questionado.

Àqueles que façam a aposta de uma experiência e elaboração pela palavra. Os atendimentos são gratuitos e individuais. Ao chegar será feito uma primeira entrevista analítica no acolhimento com os apontamentos necessários e as orientações iniciais quanto ao funcionamento institucional dessa clínica. Em seguida, admitido o caso, o profissional que fez o acolhimento fará o encaminhamento ao praticante que o acompanhará por um período médio de seis meses.

Público-alvo:

Adultos, crianças e adolescentes

Região:

Rua Professor Ernest Marcus, 91, Pacaembu, São Paulo, SP, 01246-080

Contato:

Telefone: (11) 97326-6409 / (11) 3675-7689

E-mail: clin-a@clin-a.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Clã da negritude

O Clã da Negritude é um grupo de pessoas que se reúnem para combater todas as formas de discriminações, quer sejam raciais, sociais, gênero e outras.

Projeto Deseclipsando: O coletivo Clã da negritude através de análises, fatos e estudos sobre os efeitos psicossociais do racismo sob a nossa população negra e periférica tiveram a confirmação que o racismo e a discriminação racial causam sofrimento psíquico para a população, observaram através desses estudos a necessidade do cuidado de nós negros e afrodescendentes, notaram que ano após ano não estão recebendo os devidos cuidados que a saúde mental merece. Pois bem diante dessa falta de cuidado resolveram trabalhar para a diminuição desse sofrimento psíquico, decidiram oferecer para a população negra e afrodescendente acima de 18 anos atendimento psicológico com valor social. Os atendimentos serão realizados on-line através das plataformas digitais ( WhatsApp, zoom, Google meet e Skype).

Público-alvo:

População negra e afrodescendente acima de 18 anos.

Contato:

E-mails: contato@cladanegritude.com.br / cladanegritude@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Clínica Aberta de Psicanálise

A Clínica aberta de psicanálise é um projeto voluntário que oferece atendimentos gratuitos na Casa do Povo aos sábados, por ordem de chegada

A psicanálise é uma prática de cuidado que busca a transformação de impasses, emocionais e da vida, a partir da fala e da escuta mútua.

Como funciona
– O atendimento é um plantão de psicanálise individual, com duração de 50 minutos, onde um psicanalista irá te atender presencialmente na Casa do Povo.
– São 4 opções de horário disponível: às 11h, 12h, 13h ou 14h
– 2 pessoas são atendidas por horário.

Como se inscrever
– Escolha um dos horários disponíveis e preencha a lista de inscrição que fica na mesa da entrada da Casa do Povo.
– A inscrição é feita no próprio dia do atendimento, sempre aos sábados, e por ordem de chegada. Recomenda-se chegar cedo! A Casa do Povo abre às 10h.
– Não é possível reservar o atendimento.
– Caso você queira fazer outro atendimento em outro dia, o processo para a participação é o mesmo: sempre por ordem de chegada e de acordo com o psicanalista disponível no sábado. A clínica aberta de psicanálise é um plantão, por isso não faz acompanhamentos.
– Os atendimentos acontecem presencialmente na Casa do Povo.

Público-alvo:

Pessoas interessadas. Não atendem crianças.

Região:

Rua Três Rios, 253, Bom Retiro, São Paulo, SP, 01123-000

Contato:

Telefone: WhatsApp (11) 91440-4182

E-mail: clinicaabertadepsicanalise@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Clínica da Cidade - psicanálise pública

No ano de 2020, marcado por pandemia e distopia, nasce um grupo de psicanalistas interessados primeiramente em uma demanda que surge de militantes da ocupação 9 de julho.

Moradores de uma coletividade, militantes de um movimento social, estavam se sentindo sós, desamparados e deprimidos, percebendo que não havia para onde encaminhar essas pessoas, um grupo resolve se inventar para elas. A clínica da cidade nasce com a ambição de se tornar um espaço de democratização da psicanálise. Nesse momento, existem duas modalidades de atendimento funcionando na Clínica na Cidade: Roda de conversa “Luto à distância” e “Atendimentos únicos”. “Luto à distância”: Espaço para falar de perdas e dores que não puderam ser ouvidas, divididas, sentidas. Lutos de parentes, de sonhos, de amores. Angústias da perda de um país, da esperança, do cenário ameaçador que vivemos nessa Pandemia. “Atendimentos únicos”: Nesse dispositivo, os analistas da Clínica da Cidade se comprometem a fazer 1 único encontro online com quem precisa e deseja conversar. Falar da vida, das dores, das angústias ou do que você sentir que precisa ser escutado. Gratuito.

Público-alvo:

Pessoas interessadas.

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Clínica de Psicologia da Universidade Ibirapuera

A Clínica de Psicologia da Universidade Ibirapuera foi criada em 1998 com a finalidade de oferecer estágios supervisionados para os alunos do curso de Psicologia.

São realizados atendimentos de diagnósticos, psicoterapias, dificuldades de aprendizagem, orientação familiar e profissional. O acompanhamento psicológico é feito pelos alunos estagiários com orientação dos professores supervisores. Além do estágio realizado na clínica, os alunos contam com parcerias como: escolas, ONGs, abrigos e creches, permitindo que os futuros profissionais entrem em contato com diferentes campos de atuação da psicologia e saiam amplamente preparados para o mercado de trabalho atual.

Público-alvo:

São atendidos pacientes a partir dos três anos de idade.

Região:

Av. Interlagos, 1329, 4º andar, São Paulo, SP, 04661-100

Contato:

Telefone: (11) 5694-7961

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Clínica de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo

O NEPAP (Núcleo de Estudos, Pesquisa e Atendimento em Psicologia) está com inscrições abertas para atendimento psicológico. Estão entre os serviços oferecidos: Avaliação psicológica,; Atendimento Psicológico Individual; Atendimento às Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem; Orientação Vocacional; Atendimento Psicológico às Pessoas Vitimas de Violência; Atendimento Psicológico e Familiar; Grupos Terapêuticos; Serviços em Psicologia Escolar e da Educação; Serviços da Psicologia Organizacional; Serviços da Psicologia da Saúde; Serviços da Psicologia Comunitária.

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Clínica de Psicologia UNIP Alphaville - Centros de Psicologia Aplicada (CPAs) da Universidade Paulista (UNIP)

Os Centros de Psicologia Aplicada - CPAs da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta. As modalidades de atendimento são: A Clínica do Psicodiagnóstico, da Psicoterapia (individual ou em grupo) e do Acompanhamento Terapêutico às pessoas com transtornos psiquiátricos visando a socialização. O Plantão Psicológico em ONGs, Associações de Bairro, Delegacias da Mulher, Delegacias da Segurança Pública, Defensoria Pública, As Oficinas de Criatividade em Creches, Asilos. A Psicologia Hospitalar pela prestação de serviços psicológicos às crianças e jovens em tratamento de saúde e suas famílias. A Psicologia Organizacional para atender o estresse ocupacional decorrente do comportamento nas relações de trabalho. A Psicologia Escolar para análise institucional da rede das relações humanas multiprofissional, e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem do escolar.

Região:

Alameda Amazonas, 492, Barueri, SP, 06454-070

Contato:

Telefone: (11) 4191-1078

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Clínica de Psicologia UNIP Chácara Santo Antônio - Centros de Psicologia Aplicada (CPAs) da Universidade Paulista (UNIP)

Os Centros de Psicologia Aplicada - CPAs da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta. As modalidades de atendimento são: A Clínica do Psicodiagnóstico, da Psicoterapia (individual ou em grupo) e do Acompanhamento Terapêutico às pessoas com transtornos psiquiátricos visando a socialização. O Plantão Psicológico em ONGs, Associações de Bairro, Delegacias da Mulher, Delegacias da Segurança Pública, Defensoria Pública, As Oficinas de Criatividade em Creches, Asilos. A Psicologia Hospitalar pela prestação de serviços psicológicos às crianças e jovens em tratamento de saúde e suas famílias. A Psicologia Organizacional para atender o estresse ocupacional decorrente do comportamento nas relações de trabalho. A Psicologia Escolar para análise institucional da rede das relações humanas multiprofissional, e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem do escolar.

Região:

Rua da Paz, 704, São Paulo, SP, 04713-000

Contato:

Telefone: (11) 5181-1441 / (11) 5184-2038

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Clínica de Psicologia UNIP Marquês - Centros de Psicologia Aplicada (CPAs) da Universidade Paulista (UNIP)

Os Centros de Psicologia Aplicada - CPAs da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta. As modalidades de atendimento são: A Clínica do Psicodiagnóstico, da Psicoterapia (individual ou em grupo) e do Acompanhamento Terapêutico às pessoas com transtornos psiquiátricos visando a socialização. O Plantão Psicológico em ONGs, Associações de Bairro, Delegacias da Mulher, Delegacias da Segurança Pública, Defensoria Pública, As Oficinas de Criatividade em Creches, Asilos. A Psicologia Hospitalar pela prestação de serviços psicológicos às crianças e jovens em tratamento de saúde e suas famílias. A Psicologia Organizacional para atender o estresse ocupacional decorrente do comportamento nas relações de trabalho. A Psicologia Escolar para análise institucional da rede das relações humanas multiprofissional, e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem do escolar.

Região:

Rua Ado Benatti, 53, São Paulo, SP, 05037-010

Contato:

Telefone: (11) 3611-3030

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Clínica de Psicologia UNIP Norte - Centros de Psicologia Aplicada (CPAs) da Universidade Paulista (UNIP)

Os Centros de Psicologia Aplicada - CPAs da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta. As modalidades de atendimento são: A Clínica do Psicodiagnóstico, da Psicoterapia (individual ou em grupo) e do Acompanhamento Terapêutico às pessoas com transtornos psiquiátricos visando a socialização. O Plantão Psicológico em ONGs, Associações de Bairro, Delegacias da Mulher, Delegacias da Segurança Pública, Defensoria Pública, As Oficinas de Criatividade em Creches, Asilos. A Psicologia Hospitalar pela prestação de serviços psicológicos às crianças e jovens em tratamento de saúde e suas famílias. A Psicologia Organizacional para atender o estresse ocupacional decorrente do comportamento nas relações de trabalho. A Psicologia Escolar para análise institucional da rede das relações humanas multiprofissional, e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem do escolar.

Região:

Rua Amazonas da Silva, 737, São Paulo, SP, 02051-001

Contato:

Telefone: (11) 2790-1550 - Ramal 1520

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Clínica de Psicologia UNIP Tatuapé - Centros de Psicologia Aplicada (CPAs) da Universidade Paulista (UNIP)

Os Centros de Psicologia Aplicada - CPAs da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta. As modalidades de atendimento são: A Clínica do Psicodiagnóstico, da Psicoterapia (individual ou em grupo) e do Acompanhamento Terapêutico às pessoas com transtornos psiquiátricos visando a socialização. O Plantão Psicológico em ONGs, Associações de Bairro, Delegacias da Mulher, Delegacias da Segurança Pública, Defensoria Pública, As Oficinas de Criatividade em Creches, Asilos. A Psicologia Hospitalar pela prestação de serviços psicológicos às crianças e jovens em tratamento de saúde e suas famílias. A Psicologia Organizacional para atender o estresse ocupacional decorrente do comportamento nas relações de trabalho. A Psicologia Escolar para análise institucional da rede das relações humanas multiprofissional, e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem do escolar.

Região:

Rua Antonio de Macedo, 505, São Paulo, SP, 03087-010

Contato:

Telefone: (11) 2090-4518

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Clínica de Psicologia UNIP Vergueiro - Centros de Psicologia Aplicada (CPAs) da Universidade Paulista (UNIP)

Os Centros de Psicologia Aplicada - CPAs da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta. As modalidades de atendimento são: A Clínica do Psicodiagnóstico, da Psicoterapia (individual ou em grupo) e do Acompanhamento Terapêutico às pessoas com transtornos psiquiátricos visando a socialização. O Plantão Psicológico em ONGs, Associações de Bairro, Delegacias da Mulher, Delegacias da Segurança Pública, Defensoria Pública, As Oficinas de Criatividade em Creches, Asilos. A Psicologia Hospitalar pela prestação de serviços psicológicos às crianças e jovens em tratamento de saúde e suas famílias. A Psicologia Organizacional para atender o estresse ocupacional decorrente do comportamento nas relações de trabalho. A Psicologia Escolar para análise institucional da rede das relações humanas multiprofissional, e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem do escolar.

Região:

Rua Apeninos, 595, São Paulo, SP, 01533-000

Contato:

Telefone: (11) 3341-4250

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Clínica Escola de Psicologia da FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas) - Campus Liberdade

A Clínica Escola de Psicologia da FMU dedica-se à otimização da qualidade de vida da sociedade, pautando-se no que preconiza a Organização Mundial da Saúde, OMS, que conceitua a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não mera ausência da enfermidade”.

Assim sendo, a Clínica Escola de Psicologia da FMU atua promovendo trabalhos nos seguintes moldes: preventivo, terapêutico, institucional, de consultoria e de assessoria organizacional. Os atendimentos são realizados pelos alunos e docentes do curso de Psicologia da FMU. Os serviços são oferecidos individualmente e/ou em grupos, a partir de agendamento por telefone ou e-mail. Os tratamentos custam R$30,00 (trinta reais) mensais.

Público-alvo:

O Curso de Psicologia da FMU realiza atendimentos ao público nas seguintes áreas: Atendimento psicoterápico de crianças, adolescentes, adultos e idosos; Psicodiagnóstico infantil e adulto; Atendimento de pessoas com deficiência; Atendimento de bebês; Orientação vocacional; Plantão Psicológico; Aplicação de testes.

Região:

Avenida da Liberdade, 899, São Paulo, SP, 01503-001

Contato:

Telefone: (11) 3346-6217 / (11) 3346-6216

E-mail: ciecs@fmu.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Clínica Escola de Psicologia da FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas) - Campus Santo Amaro

A Clínica Escola de Psicologia da FMU dedica-se à otimização da qualidade de vida da sociedade, pautando-se no que preconiza a Organização Mundial da Saúde, OMS, que conceitua a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não mera ausência da enfermidade”.

Assim sendo, a Clínica Escola de Psicologia da FMU atua promovendo trabalhos nos seguintes moldes: preventivo, terapêutico, institucional, de consultoria e de assessoria organizacional. Os atendimentos são realizados pelos alunos e docentes do curso de Psicologia da FMU. Os serviços são oferecidos individualmente e/ou em grupos, a partir de agendamento por telefone ou e-mail. Os tratamentos custam R$30,00 (trinta reais) mensais.

Público-alvo:

O Curso de Psicologia da FMU realiza atendimentos ao público nas seguintes áreas: Atendimento psicoterápico de crianças, adolescentes, adultos e idosos; Psicodiagnóstico infantil e adulto; Atendimento de pessoas com deficiência; Atendimento de bebês; Orientação vocacional; Plantão Psicológico; Aplicação de testes.

Região:

Avenida Santo Amaro, 1239, São Paulo, SP, 04505-002

Contato:

Telefone: (11) 3346-6217 / (11) 3346-6216

E-mail: ciecs@fmu.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise - CLIPP

A CLIPP possui atendimento psicanalítico feito pelos participantes da Seção Clínica, com uma ampla rede de possibilidades à população.

Os interessados podem entrar em contato para agendar uma entrevista através do telefone da CLIPP, com Dolores, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e 13h30 às 17h00.

Público-alvo:

Público geral.

Região:

Rua Cardoso de Almeida, 60, cj. 111 e 113, Perdizes, São Paulo, SP, 05013-000

Contato:

Telefone: (11) 3864-7023

E-mail: psicanalise.clipp@clipp.org.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Clínica Periférica de Psicanálise

Projeto de atuação periférica, com o objetivo de possibilitar acesso a psicanálise/psicologia.

A clínica periférica de psicanalise em parceria com a ocupação Mateus Santos, está abrindo novas vagas destinas a população da região do Ermelino Matarazzo. Esses atendimentos acontecem de forma gratuita.

Público-alvo:

População da região de Ermelino Matarazzo

Contato:

E-mail: psicanaliseperiferica@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)

A Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” do Curso de Psicologia PUC-SP, com o objetivo de prestar serviços à comunidade, oferece trabalhos clínicos (diagnóstico, orientação, psicoterapias de diversas orientações teóricas) às pessoas de todas as idades.

É sua missão responder às demandas da população e instituições no que se refere ao atendimento das queixas psicológicas. Os atendimentos podem ser individuais, em grupo, de casal e de família. Por se tratar de uma clínica-escola também tem como atribuição essencial dar suporte à integração entre formação acadêmica, prestação de serviços e pesquisas, promover pesquisas e incentivar a transmissão e troca de referências clinico-institucionais, fortalecer parcerias e contribuir para a produção de conhecimento.

Público-alvo:

Pessoas de todas as idades.

Região:

Rua Almirante Pereira Guimarães, 150, São Paulo, SP, 01250-001

Contato:

Telefone: (11) 3862-6070

E-mail: secretariacp@pucsp.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Clínica Social Casa 1

Clínica Social Casa 1 atende cerca de 300 pessoas nos processos psicoterápicos continuados e plantão de escuta, além de atendimentos psiquiátrico, nutricional e de terapias complementares.

A Casa 1 é um centro de acolhida para jovens LGBT+ expulsos de casa pela família por suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero. Além da moradia, alimentação e transporte, os e as jovens acolhidas recebem todo um suporte de assistência social para organização de documentações, apoio nos processos de continuidade ou retomada dos estudos, empregabilidade, atendimentos de saúde clínica e mental, assim como acesso à toda programação do centro cultural.

A Clínica Social Casa 1 ganha em maio de 2019 uma sede própria, com 10 salas de atendimento individual, onde desde então passa a atender cerca de 120 pacientes por mês e realizar 40 plantões de escuta. Entre os serviços ofertados pela Clínica Social Casa 1 está atendimento psicoterápico continuado, atendimento psiquiátrico, acompanhamento com nutricionistas, plantão de escuta e diversas modalidades de terapias complementares. São cerca de 60 profissionais, que passam por um processo de seleção e formação continuada para o atendimento de populações vulneráveis, em especial pessoas LGBT+ e pessoas pretas. Todos os serviços são ofertados gratuitamente ou com valores sociais e reforçam a atuação e preocupação da Casa 1 com acessos à atendimento acessível e humanizado de saúde. A Clínica Social Casa 1 conta ainda com braços de atuação em pesquisa e produção de saberes e projetos formativos.

Público-alvo:

Populações vulneráveis, em especial pessoas LGBT+ e pessoas pretas.

Região:

Rua Lettiere, 65, Bela Vista, São Paulo, SP, 01320-030

Contato:

E-mail: clinicasocial@casaum.org

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Clínica Social de Psicanálise Hélio Pellegrino

É uma organização formada por profissionais e estudantes da psicanálise preocupados – para além de suas formações pessoais – com questões sociais importantes que tocam a psicanálise.

A proposta não é de uma Clínica de caridade ou de baixo custo, mas sim de possibilidades, em que o termo “social” vai balizar o desejo de estabelecer contatos e relações justas. Um espaço em que o desejo de fazer análise se encontra com a aposta nos potenciais humanos. O objetivo é reunir e manter um grupo de profissionais sensíveis a determinadas questões sociais que tocam a psicanálise, possibilitando encontros entre aqueles que buscam e aqueles que oferecem o espaço analítico. Um espaço onde uma relação de parceria justa poderá ser iniciada. O Atendimento Psicanalítico na Clínica Social é realizado por profissionais qualificados (segundo critérios gerais que fundamentam a prática da psicanálise), que oferecem seu trabalho por valores mais acessíveis (segundo valores médios praticados no Brasil). As cidades atendidas são: Ribeirão Preto, São Paulo, Bauru, Campinas, São Carlos, Macapá e Rio de Janeiro; Basta preencher o cadastro e aguardar o contato do profissional; O atendimento vai ocorrer conforme combinado entre você e o profissional, nos encontros iniciais, em que serão discutidos: o valor, a frequência e outros detalhes.

Público-alvo:

Público geral.

Contato:

Telefone: Whatsapp: (16) 99721-8636

E-mail: falecomagente.csp@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Clínica-Escola de Psicologia da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo)

A Clínica-Escola de Psicologia da UNICID reúne um conjunto de ambientes nos quais são oferecidos serviços em diversas especialidades.

A Clínica-Escola de Psicologia se caracteriza como serviço-escola de formação específica da graduação em Psicologia, atendendo aos requisitos de formação e critérios de vigilância em saúde. As atividades realizadas na Clínica-Escola de Psicologia estabelecem o contato entre o aluno graduando e pessoas da comunidade interna ou externa à Universidade. Sua estrutura física visa garantir um ambiente que ofereça condições dignas e apropriadas à natureza dos serviços e o sigilo profissional, conforme Código de Ética Profissional. Dispõe de salas de atendimento individual, salas de atendimento em grupo, salas de ludoterapia equipadas com pia, material lúdico e gráfico, além de salas de supervisão. Possui também salas para elaboração de relatórios e estudo de casos, de supervisão e de coordenação. Sob supervisão dos professores, os atendimentos são realizados pelos alunos a partir do 6º semestre do curso.

Público-alvo:

Orientação Vocacional: encontros voltados para jovens com idade entre 15 e 18 anos, que estejam passando pela fase da dúvida sobre qual carreira profissional seguir; Grupo de Apoio (Ansiedade e/ou Depressão):o grupo de apoio oferece um espaço de cuidado e reflexão que muitas vezes não temos na correria do dia-a-dia; Psicodiagnóstico adulto e infantil; Psicoterapia individual adulto e infantil; Atendimento a instituições conveniadas em diversas áreas: educação, saúde, saúde mental, trabalho, população em situação de vulnerabilidade social e comunidades.

Região:

Rua Antônio de Barros, 602, São Paulo, SP, 03089-000

Contato:

Telefone: (11) 2178-1596

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Coletivo Café Borromeano

Coletivo psicanalítico. Praticantes de psicanálise enlaçadas pelo café, escuta e transmissão.

O Café Borromeano disponibiliza duas modalidades de atendimento clínico: O PAP(o) – Plantão de Acolhimento Psicanalítico online e o Atendimento Psicanalítico.

PAP(o) – Plantão de Acolhimento Psicanalítico online:

-Para um momento de crise ou urgência subjetiva

-Atendimento breve – de 1 a 5 sessões (a definir com o profissional)

-Gratuito

-Online

-Destinado a pessoas a partir de 15 anos.

*Devido a alta procura e para não haver uma longa espera, as inscrições para o acolhimento funcionam em regime de abertura e fechamento, mensalmente

Atendimento Psicanalítico:

-Para um sofrimento psíquico prolongado ou inquietação recorrente

-Atendimento à longo prazo

-Pago (valor a definir com o profissional)

-Online ou presencial (de acordo com sua preferência e com a disponibilidade do analista)

-Destinado à todas as idades

Público-alvo:

PAP(o): Destinado a pessoas a partir de 15 anos. Atendimento Psicanalítico:: Destinado à todas as idades

Contato:

Telefone: Whatsapp (11) 99406-8224

E-mail: cafeborromeano@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Coletivo de Psicanálise na Praça Roosevelt

A Psicanálise na Praça Roosevelt surge do desejo de um grupo de analistas de que a psicanálise possa existir para além do consultório privado, de forma acessível e ampla na vida da cidade, intervindo nas condições de vida existentes a partir do entendimento do que é a vida inconsciente.

Atendimento clínico na Praça Roosevelt. Clínica pública, aberta ao público geral. Os atendimentos acontecem aos sábados das 14h às 17h. As inscrições vão até 16h, por ordem de chegada e de acordo com as vagas disponíveis.

Público-alvo:

Pessoas interessadas.

Região:

Praça Franklin Roosevelt, Bela Vista, São Paulo, SP, 01303-030

Contato:

E-mail: psicanaliseroosevelt@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Coletivo Escuta Sedes

Frente a tempos de crise política e social vividos no Brasil e no mundo, atentos ao crescente mal estar social, à fragilização das instituições e, principalmente, ao esgarçamento de relações sociais e afetivas, um grupo de profissionais da área da Saúde Mental criou, no período eleitoral de 2018, o Escuta Sedes, grupo destinado a oferecer escuta, por meio de Rodas de Conversa, à população afetada por esse contexto.

Atualmente, o grupo é constituído por psicanalistas ligados ao Instituto Sedes Sapientiae, instituição conhecida pelo ensino, pela intervenção clínica e social no campo da psicologia e da psicanálise, pela defesa da democracia e do respeito aos direitos da pessoa humana. As Rodas de Conversa visam possibilitar algumas elaborações das vivências difíceis, causadas tanto pelo cenário político quanto pela pandemia, promovendo a circulação da palavra do grupo. As rodas são realizadas no formato online.

Público-alvo:

Para maiores de 16 anos.

Região:

Rua Ministro de Godói, 1484, São Paulo, SP, 05015-001

Contato:

Telefone: (11) 3866-2730

E-mail: escutasedes@sedes.org.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise

A Clínica do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise visa o acolhimento das demandas de análises que lhe são feitas.

Os interessados em fazer tratamento psicanalítico devem preencher o formulário no site e aguardar contato.

Região:

Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 647, Bela Vista, São Paulo, SP, 05403-000

Contato:

E-mails: contato@corpofreudiano.com.br / cfsp_acolhimento@corpofreudiano.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Departamento de Psiquiatria Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

O Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo é um dos mais renomados centros brasileiros de conhecimento na área de Psiquiatria.

A missão é a busca da excelência no ensino, na assistência e na pesquisa. São constituídos por três Disciplinas e dois Núcleos, que futuramente virão a ser Disciplinas: – Disciplina de Psiquiatria Clínica; – Disciplina de Psicologia Médica e Psiquiatria Social; – Disciplina de Psicoterapia e Psicodinâmica; – Núcleo de Psicopatologia; e – Núcleo de Neurociências. Oferecem serviços de assistência em Saúde Mental.

Público-alvo:

Via encaminhamentos.

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Entrenós – Psicanálise

O “Entrenós – Psicanálise” é um grupo de psicanalistas que se reuniu com o objetivo de oferecer atendimento psicanalítico a todos aqueles que buscam um tratamento para qualquer tipo de demanda ou sofrimento psíquico.

Com isso, pretendemos ampliar o conhecimento das pessoas sobre a Psicanálise, tornando possível o encontro entre aquele que deseja iniciar uma análise pessoal e um profissional qualificado. Além do atendimento psicanalítico, os interessados poderão contar com outros profissionais da área da saúde podendo usufruir de um tratamento interdisciplinar para casos específicos. Todos esses profissionais estão ligados à Psicanálise, sendo que os encaminhamentos são intermediados pelos próprios psicanalistas no decorrer do tratamento e de acordo com a necessidade de cada caso. Os preços são tratados individualmente com a pessoa atendida e devem corresponder à valorização do processo de análise pelo interessado. As pessoas procuram uma análise por questões que lhes são as mais íntimas e caras. Portanto, trata-se de construir os preços individualmente tendo como premissas a valorização do processo de análise e sua sustentação no tempo que for necessário. Atendimento terapêutico online e presencial.

Público-alvo:

Bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias.


Warning: foreach() argument must be of type array|object, null given in /var/www/html/wp-content/plugins/tide-territorios-clinicos/inc/template-parts/list.php on line 71
Contato:

Telefone: (11) 99476-4495

E-mail: contato@entrenospsicanalise.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Escola Paulista de Psicanálise - EPP

Atendimento em Psicanálise: A EPP oferece um programa de atendimento on-line à população.

O atendimento on-line é realizado pelos candidatos* do último ano do Programa de Formação. O investimento mínimo é de R$ 50,00 por sessão + taxa de inscrição de R$ 20,00. Atualmente disponibilizam a modalidade on-line em diversos dias/horários da semana. O programa de atendimento possui capacidade limitada e a ordem de liberação depende da compatibilidade dos horários disponibilizados pelos analistas x interessados.

Público-alvo:

Público geral.

Região:

Rua Cruz e Souza, 53, CJ31, Aclimação, São Paulo, SP, 01227-200

Contato:

Telefone: (11) 3628-1262 / WhatsApp (11) 9 9876 9939

E-mail: faleconosco@apsicanalise.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Espaço Mutabis

Esboçam o que são a partir de experiências como psicanalistas em diferentes contextos institucionais, passando pela pesquisa acadêmica, até a sustentação da psicanálise no espaço público.

A perspectiva de sustentar a presença de iniciativas de formação em psicanálise nas praças da cidade não se dá somente por ser uma forma tática de ampliação do acesso. Se dá também pelo intuito de poder marginalizar a psicanálise, isto é, na aposta de que possa advir a potência transformativa do que é marginal. O desejo é fazer do Mutabis, cada vez mais um espaço inter-coletivos para a invenção e sustentação de uma psicanálise marginal. Formação e supervisão em espaços públicos.

Público-alvo:

Interessados na iniciativa.

Região:

Praça Franklin Roosevelt, São Paulo, SP, 01303-030

Contato:

Telefone: Whatsapp (11) 98129-6648

E-mail: espacomutabis@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Fala Homem

A Casa do Povo acolhe o grupo Fala, homem!, um espaço de conversa informal para homens que acreditam que desempenhar os tantos papéis que envolvem a masculidade pode ser uma tarefa complicada, e por isso é importante conversar.

Um grupo que entende que o modelo masculino antigo gera sofrimento nos homens e nas mulheres e, por isso, deve ser questionado, repensado e (por que não?) reinventado. A roda de conversa acontece toda terça-feira e atualmente ocorrem no formato online. Não é necessário inscrição prévia. Os encontros são gratuitos.

Público-alvo:

Homens que estejam lidando com algum tipo de sofrimento relacionado ao seu lugar no mundo, as suas relações pessoais (seja com mulheres, com outros homens ou consigo mesmo)

Região:

Rua Três Rios, 252, São Paulo, SP, 01123-000

Contato:

Telefone: (11) 3227-4015

E-mail: grupofalahomem@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Fórum do Campo Lacaniano São Paulo

Desde 2009, o FCL-SP realiza o que chamam de Rede Clínica, um dispositivo de formação, pesquisa e transmissão cujo objetivo é construir e formalizar o caso clínico em psicanálise.

A Rede é composta por participantes das Formações Clínicas do Fórum do Campo Lacaniano, bem como por membros deste mesmo Fórum. Os participantes da Rede oferecem atendimento psicanalítico para o público em geral, com pagamento a ser combinado com o profissional.

Público-alvo:

Público geral.

Região:

Avenida Brasil, 2101, São Paulo, SP, 16604-006

Contato:

Telefone: (11) 3673-9142

E-mail: secretaria@campolacanianosp.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Gestae - Instituto de Pesquisa, Ensino e Ação em Saúde Mental

A Gestae é uma oscip composta por equipe multidisciplinar que atua nos seguintes polos: Assistência psicológica a crianças, adolescentes e famílias em risco pessoal e social; enfrentamento da violência, inclusão e diversidade; pesquisa e capacitação de profissionais na assistência a saúde mental.

Atua junto a instituições (conselhos tutelares, abrigos, fóruns, casas de apoio, hospitais, escolas e associações comunitárias) promovendo ações que visam diminuir o sofrimento mental e social de crianças, adolescentes e suas famílias; ações de enfrentamento da violência contra mulheres, idosos, deficientes ; ações de inclusão e contra a discriminação de pessoas LGBT. A pratica está alinhada a política de direitos humanos e justiça social, atribuindo importância especial ao acolhimento de vitimas e agressores em situações limites e de dissolução da família, visando quebrar o ciclo de repetição da violência que se perpetua comprometendo as futuras gerações. Busca dar voz as vítimas de violência e de sofrimento mental, pois acreditam que dar a palavra ao indivíduo é o primeiro passo para torná-lo sujeito de sua história, e poder ser agente transformador do ambiente em que se encontra.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes e famílias em risco pessoal e social.

Região:

Rua Cônego Eugenio Leite, 262, Sala 01 fundos, Pinheiros, São Paulo, SP, 05414-000

Contato:

Telefone: (11) 2364-5144

E-mail: contato@gestae.org.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Gesto Psicanálise

A Gesto Psicanálise foi criada em 2007 com o objetivo de fomentar a existência de espaços de discussão e de reflexão sobre a psicanálise, em sua interface com a clínica, mas também em sua interface com as artes, com a educação e com as demais práticas de saúde.

Outro intuito que esteve no início da constituição da Gesto foi a de ampliar o alcance do atendimento psicanalítico para um público que originalmente não teria acesso a ele. Com esse objetivo, foi criada a Clínica da Gesto, um serviço clínico que busca aliar a qualidade do atendimento à flexibilidade no valor da sessão. Esse projeto vem crescendo de modo gradual. Hoje ele abrange diversos bairros em São Paulo e recentemente abriram a opção de atendimento remoto (online).

Público-alvo:

Crianças, adolescentes e adultos.

Contato:

E-mail: contato@gestopsicanalise.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

GRUPAL: Clínica coletiva / Espaços de conversa

Espaços de conversa grupal destinados a todas, todos e todes que estejam interessados em falar da vida: o cotidiano, o trabalho, as relações, as vizinhanças, os conflitos, as vulnerabilidades, as potências, tudo isso que faz parte da existência de cada um.

Pretendem criar uma zona que favoreça os encontros grupais – virtuais, por enquanto –, multiplique trocas, dissemine contágios, prolifere diversidade, constitua coletivos. Além de fazer grupos, também propõe outras experiências de encontro. Co-laborações que se querem mais instantâneas e inusitadas, recorrendo eventualmente a outros meios de expressão que não as palavras – recurso mais próprio e primordial na conversa grupal. Como participar de um grupo: A cada semana acontecem encontros grupais em horários diversos. Os grupos são abertos, você pode escolher um deles e sua participação depende das vagas disponíveis. Formato online.

Público-alvo:

Destinados a todas, todos e todes que estejam interessados em falar da vida: o cotidiano, o trabalho, as relações, as vizinhanças, os conflitos, as vulnerabilidades, as potências, tudo isso que faz parte da existência de cada um.

Contato:

E-mail: grupal@grupal.org

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Grupo Redescobrir

O REDEscobrir é um grupo de psicanalistas que oferece uma escuta terapêutica para possíveis sofrimentos resultantes do isolamento social ou qualquer outro conflito que o sujeito deseje abordar.

Tem duas modalidades de atendimento: Acolhimento (breve e voluntário) e Psicanálise (atendimento continuado – valor a ser combinado). Todas as sessões oferecidas nas modalidades acima serão virtuais, através de (vídeo) chamada do WhatsApp, Skype, Zoom ou Google Meets.

Público-alvo:

Sofrimentos resultantes do isolamento social ou qualquer outro conflito que o sujeito deseje abordar.

Contato:

Telefone: (11) 96078-2227

E-mail: redescobrir.atendimento@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Grupo Reinserir

Grupo de psicólogs que oferecem atendimento psicológico e desenvolvem projetos na área social e na área organizacional.

No Reinserir se preocupam com o processo de reinserção no mundo do trabalho e em seu desenvolvimento enquanto sujeito social, desta forma, seus esforços estão para além do atendimento clínico. Atuam na Psicologia Organizacional e do Trabalho e desenvolvem Projetos Sociais em diversos âmbitos. Psicoterapia: Possuem uma Clínica Social onde atendem a preços acessíveis negros e negras, LGBT+ e mulheres que possuem baixa renda.

Público-alvo:

Negros e negras, LGBT+ e mulheres que possuem baixa renda.

Região:

Rua Barão de Itapetininga, 273, 9º andar, sala C e 10º andar, sala 1, República, São Paulo, SP, 01042-913

Contato:

Telefone: (11) 95106-4510

E-mail: contato@gruporeinserir.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Grupo Veredas: psicanálise e imigração

Os objetivos específicos do Grupo são: Desenvolver um trabalho efetivo para possibilitar o processo de revisar e elaborar formas de viver os “novos contextos”.

Dessa forma, imigrantes, migrantes, refugiados e “retornados”, revisando e rememorando suas histórias e acidentes de vida, podem conseguir elabora o luto do exílio, e constituir vínculos afetivos com a cidade. Estudar a viabilidade de implementar um serviço ou atividades de atendimento e intervenção junto a imigrantes em outras instituições. Fomentar a formação de psicólogos e psicanalistas no atendimento em situações de urgência social. Organizar formas de dar visibilidade às questões da imigração e refúgio. Finalmente, o projeto concebeu três diretrizes metodológicas para o trabalho de intervenção: Eixo clínico: A prática desenvolvida tem como seu eixo uma clínica implicada, ou seja, a ação do psicólogo-psicanalista se orienta pela dimensão clínico-institucional-política. Esses três aspectos não se dissociam e no ato da escuta . Assim, pautamo-nos pela escuta e intervenção que procura superar a noção psicologizante do sofrimento, cujo corolário é a perspectiva individualista e despolitizada do sofrimento, que não é considerado em sua relação com a cultura e o mal-estar, mas procurado no mais íntimo, fora da cultura ou sem ela. Esse eixo enfatiza a escuta, a transferência e a resistência do analista. Parte da polissemia da demanda institucional e, por vezes, da falta desta última e aborda os fenômenos no contextos e fronteiras. Eixo institucional: O reconhecimento do território se dará através de: (i) levantamento dos recursos do território nas áreas de saúde, moradia, assistência, educação, jurídica, culturais, ONGs e outras. (ii) organização de uma agenda de visitas com o objetivo de construir parcerias para o trabalho e abrir fronteiras na relação com os migrantes e imigrantes na região e na cidade. Eixo político: perpassa os anteriores e seus impasses, pois considera os caminhos possíveis ou impedidos na cidade, âmbito em que falamos do exercício da cidadania contraposta à exclusão.

Público-alvo:

Imigrantes, migrantes, refugiados e “retornados”.


Warning: foreach() argument must be of type array|object, null given in /var/www/html/wp-content/plugins/tide-territorios-clinicos/inc/template-parts/list.php on line 71
Contato:

E-mail: grupoveredaspsi@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Illumen – Centro de Formação em Psicanálise Clínica

A escola criou o programa de atendimento social, que tem por objetivo selecionar pessoas que necessitam de atendimento psicológico e não têm condições financeiras para tal, bem como aquelas que tenham alguma condição financeira, porém limitada.

O processo de atendimento acontece através de uma entrevista de triagem, a qual vai possibilitar identificar aqueles que não têm recursos financeiros e aqueles que possuem alguma condição de pagar um valor mínimo pela terapia.

Público-alvo:

Pessoas de todas as idades.

Região:

Rua Padre Chico, 645, São Paulo, SP, 05008-010

Contato:

Telefone: (11 ) 3675 2986 / (11) 3862 3213 / WhatsApp: (11) 95935 0790

E-mail: contato@illumenpsicanalise.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Inconsciente Real

A equipe é composta por uma rede de psicanalistas, todos embasados na psicanálise lacaniana, e partem da mesma postura clínica e da mesma responsabilidade ética.

Tem também na rede profissionais formadas em psiquiatria. Os atendimentos são feitos de maneira online ou presenciais com todos os protocolos de segurança. Os principais bairros de São Paulo onde existe atendimento presencial são: Pinheiros, Perdizes, Pompéia, Vila Madalena, Paulista, Moema, Vila Mariana, Tatuapé e Moema. A partir do primeiro contato, as pessoas são encaminhadas para um psicanalista. Os valores são acordados diretamente com o profissional. Além de receber encaminhamentos da própria rede e continuar atendendo a demanda do Coletivo Feminista, tem uma parceria com o Instituto Ismart para atender adolescentes carentes. Este instituto subsidia os estudos em escolas particulares de adolescentes que têm os melhores desempenhos na rede pública. O Inconsciente Real tem diversos grupos de estudo fechados para seus analistas com as seguintes temáticas: prática clínica, leituras de seminários do Lacan, sonhos, feminismo e LGBTQIA+. A rede também organiza regularmente palestras, eventos e debates para psicanalistas e estudantes de psicanálise abertos ao público

Público-alvo:

Público geral.

Região:

R. Bartolomeu Zunega, 44, Pinheiros, São Paulo, SP, 05426-020

Contato:

E-mail: contato@inconscientereal.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Instituto AMMA Psique e Negritude

O Instituto AMMA Psique e Negritude é uma organização não governamental cuja atuação é pautada pela convicção de que o enfrentamento do Racismo, da Discriminação e do Preconceito se faz necessariamente por duas vias: politicamente e psiquicamente.

Foi fundado em 1995 por um grupo de psicólogas, ativistas, comprometidas e familiarizadas com o enfrentamento político, e que constatou que somente a via política não era suficiente. Desde então, o instituto tem buscado por meio de formação e prática clínica, identificar, elaborar e desconstruir o racismo e seus efeitos psicossociais. Atividade: Oficinas de identificação e abordagem do racismo institucional; Ciclos formativos sobre os efeitos psicossociais do racismo; Assessoria para grupos, instituições, organizações governamentais e não-governamentais; profissionais das áreas de saúde e educação; Grupos Temáticos de discussão e de vivência. Está disponível no site uma lista de profissionais reconhecidas(os) pelo Instituto AMMA, no que se refere à ética, seriedade e conhecimento técnico para o exercício da psicoterapia com consideração das relações raciais e de gênero. Dessa forma, as pessoas interessadas em acompanhamento psicológico podem fazer contato telefônico diretamente com a(o) profissional escolhida(o) da lista, verificar disponibilidades de horário e agendar uma sessão na qual poderão falar sobre suas demandas de cuidado, bem como discutir sobre a forma de funcionamento.

Público-alvo:

Ciclo formativo: É dirigido ao público em geral interessado no tema das relações raciais, e especialmente a grupos específicos: psicanalistas, psicólogos, estudantes de psicologia, educadores e ativistas de movimentos socais. As Oficinas são dirigidas a servidores e gestores do setor público, dirigentes do setor privado e organizações sociais. Grupos temáticos: Dirigidos aos que vivenciam o Racismo, o Sexismo e as LGBTT fobias. Assessoria e Consultoria: Dirigido a profissionais das áreas de saúde e educação, organizações públicas, privadas e não-governamentais. Atendimento psicológico: Pessoas interessadas em acompanhamento psicológico.

Contato:

E-mail: contato@ammapsique.org.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Instituto Bem do Estar

O Instituto Bem do Estar tem como propósito desafiar as pessoas a mudar o seu comportamento em relação à saúde da mente, colaborando para a prevenção de doenças psicológicas e contribuindo para uma sociedade mais consciente e saudável.

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana – IBPW -Centro Winnicott de São Paulo

O Serviço de Atendimento em Psicanálise (SAP) é prestado por profissionais em estágios avançados do Curso de Formação Winnicottiana oferecido pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana.

O objetivo do SAP é atender a uma demanda crescente por análise individual numa perspectiva winnicottiana em condições mais acessíveis do que as que geralmente são encontradas nos consultórios privados. Os interessados devem preencher o formulário (no site) para serem encaminhadas a um dos profissionais credenciados, de acordo com os critérios de localização e disponibilidade de horários. Valores: R$350,00 mensais (1 sessão por semana) / R$450,00 mensais (2 sessões por semana)

Público-alvo:

Crianças, adolescentes e adultos.

Região:

Rua João Ramalho, 146, São Paulo, SP, 05008-000

Contato:

Telefone: (11) 3676-0635

E-mail: sap@ibpw.org.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Instituto Cactus

Organização filantrópica e sem fins lucrativos que atua de forma independente para ampliar o debate e os cuidados em prevenção de doenças e promoção de saúde mental no Brasil.

Apoiam iniciativas e projetos que proporcionem, por meio dos cuidados em saúde mental, melhora na qualidade de vida de todas as pessoas, olhando especialmente para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade. Trabalham oferecendo apoio financeiro estratégico para a construção e oferta de ferramentas e intervenções que elaborem soluções e boas práticas em atenção psicossocial. Priorizam ações que possam ser multiplicadas em outros contextos e fomentamos a geração de evidências para apoiar a gestão pública. Para o Instituto Cactus, saúde mental é uma tarefa coletiva, apostam na articulação em rede, promovendo diálogos entre a sociedade civil, academia, setor privado e poder público, e desenvolvem parcerias visando a incidência em políticas públicas e inovações em saúde mental. O Instituto Cactus não oferece acolhimento psicológico.

Região:

Avenida Santo Amaro, 1047, Cjto 1107 , São Paulo, SP, 04505-001

Contato:

E-mail: contato@institutocactus.org

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Instituto Cuida de Mim: Centro de Atendimento, Estudos e Pesquisas em Saúde Mental

O projeto do Instituto Cuida de Mim surgiu em 2007 a partir de reflexões e questionamentos de um grupo multidisciplinar de profissionais com experiência e prática clínica, obtidos no Instituto Sedes Sapientiae, bem como através de atividades em consultórios particulares e outras instituições.

Presta cuidados multidisciplinares na área da saúde mental (psicologia, psicopedagogia e atividades socioculturais) para a população carente, com o objetivo de oferecer tratamento e prevenção à doenças emocionais, promovendo, assim, as condições necessárias para o desenvolvimento humano, visando à melhora da qualidade de vida dos indivíduos e comunidades atendidas.

Público-alvo:

Crianças, adultos, idosos, profissionais que trabalhem em condições de alto índice de insalubridade e que requeiram apoio e ajuda: professores, policiais, enfermeiros, bombeiros e outros.

Região:

Praça Dom Duarte Leopoldo, 137, Vila Matilde, São Paulo, SP, 03511-060

Contato:

Telefone: Whatsapp: (11) 96369-6761

E-mail: contato@cuidademim.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Instituto D’Alma

O Instituto D’Alma oferece dois tipos de tratamento psicanalítico: o Atendimento Psicanalítico e a Clínica Social.

O Atendimento Psicanalítico é feito pelos profissionais parceiros do Instituto D’Alma. A Clínica Social é a forma pela qual o Instituto D’Alma, reforçando sua política de responsabilidade social, oferece atendimento a um custo reduzido. Esse atendimento é feito por alunos em estágio supervisionado. De maneira online, ambos atendimentos buscam contribuir com a sociedade por meio da psicanálise e ações de responsabilidade social.

Público-alvo:

População em geral.

Região:

R. São Martinho , 134, São Paulo, SP, 01202-020

Contato:

Telefone: (11) 96327-1726

E-mail: secretaria@institutodalma.com.b

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Instituto de Estudos e Orientação da Família – INEF

Associação civil sem fins lucrativos, formada por uma equipe de psicólogos e psiquiatra.

Fundado em 1972, surgiu em decorrência de uma significativa demanda da população por atendimento psicológico e familiar. Além do trabalho na área clínica, o INEF sempre desenvolveu atividades com o intuito de ser um espaço de estudo e atualização profissional. O objetivo atualmente é oferecer atendimento psicológico à população em geral e promover cursos e grupos de estudo de atualização aos profissionais, assim como palestras abertas ao público interessado. Especialidades: Psicoterapia Individual, Crianças, Adolescentes, Adultos, Terapia de Casal, Terapia de Família e Psiquiatria.

Público-alvo:

População em geral.

Região:

Rua Turiassú, 1450, São Paulo, SP, 05005-000

Contato:

Telefone: (11) 3676-1902 / (11) 98545-9666

E-mail: inef@inef.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Instituto Fazendo História

O IFH apoia crianças e jovens separados de suas famílias para que se tornem capazes de construir histórias de vidas potentes, interrompendo um ciclo de abandono, ruptura e violência.

Desde 2005, apoiam crianças e adolescente separados de seus famílias para que se tornem protagonistas de suas histórias!

Público-alvo:

Crianças e adolescentes em situação de abrigamento.

Região:

Rua Pedro Ortiz, 114, Vila Madalena, São Paulo, SP, 05440-010

Contato:

Telefone: (11) 98303-0281

E-mail: contato@fazendohistoria.org.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Instituto Gaio - Ensino Superior

A Clínica Social de Psicanálise faz parte do pelo Núcleo de Psicanálise Formação de Psicanalistas e Mestres em Psicanálise pelo Instituto GAIO.

Criada em 06 de Maio de 2018. Somos a primeira Instituição a oferecer psicoterapia psicanalítica online e gratuita no Brasil. Desde então realizamos diversos atendimentos psicoterapêuticos sociais. Com o objetivo de incentivar a busca e facilitar o acesso ao tratamento psicanalítico a Clínica Social de Psicanálise mantida pelo Instituto GAIO, possui duas formas de atendimentos: uma com valores acessíveis (até R$25 reais) e outro totalmente gratuito para pessoas em situação de crise ou de baixa renda/vulnerabilidade social destinadas para qualquer pessoa que deseje começar um tratamento psicoterápico por meio da abordagem psicanalítica.

Público-alvo:

Adolescentes e adultos.

Região:

Praça da Sé, 21, 7º Andar, São Paulo, SP, 01001-000

Contato:

Telefone: (11) 3101-9400 / Whatsapp:(11) 93254-3173

E-mail: clinica.social@institutogaio.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Instituto Gerar de Psicanálise

Através de sua rede de práticas clínicas, o Instituto Gerar oferece atendimento à população em geral e, principalmente, às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Clínica: Atendimento supervisionado, realizado por alunos e ex alunos do Instituto Gerar, que visa oferecer acompanhamento psicanalítico para a população jovem e adulta e, principalmente, para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. PROJETO CASA ABERTA tem como principal objetivo oferecer acompanhamento psicanalítico a pessoas que estão vivendo a experiência da gravidez, do parto e do pós-parto em situação de grande vulnerabilidade social. O projeto consiste no trabalho com gestantes, pais/mães de bebês e pais/mães cujo poder familiar está em questão ou foi perdido. Além disso, o projeto promove a troca com profissionais implicados nessa problemática, criando uma rede de experiências e pesquisa entre instituições e coletivos, como a Ocupação Mauá. Rede Clínica: Atendimento psicanalítico com valores acessíveis para jovens e adultos realizado por alunos e ex alunos dos cursos de Transmissão em Psicanálise e da Pós-graduação em Psicanálise, Parentalidade e Perinatalidade do Instituto Gerar de Psicanálise. Varandas Terapêuticas - Grupos online de escuta: A chegada do coronavírus trouxe uma série de exigências para a saúde mental de todos nós, seja pela tristeza do isolamento, as angústias desse novo cotidiano ou a ansiedade por não sabermos a duração e consequências dessa crise. A superação desses sofrimentos deve passar pelo apoio no laço social, o qual se encontra prejudicado justamente pela manutenção da distância física. Para encarar esse desafio, o Instituto Gerar aposta na importância de abrir as janelas e deixar a palavra circular livremente. Assim, por meio de sua Rede Clínica, o Instituto oferece a experiência de participar em grupos mediados por psicanalistas, nos quais as angústias poderão ser compartilhadas e sustentadas coletivamente. O pagamento é voluntário, conforme disponibilidade e escolha de cada um.

Público-alvo:

Varandas Terapêuticas - Grupos online de escuta: não especificado, público geral. Clínica: população jovem e adulta e, principalmente, para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.Rede Clínica: jovens e adultos. Casa Aberta: pessoas que estão vivendo a experiência da gravidez, do parto e do pós-parto em situação de grande vulnerabilidade social.

Região:

Rua Natingui, 314, São Paulo, SP, 05443-000

Contato:

Telefone: (11) 3032-6905 / (11) 97338-3974

E-mail: atende@institutogerar.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Instituto Langage

A Clínica Psicanalítica do Instituto Langage é composta por uma equipe de psicanalistas participantes dos projetos de estudo e pesquisa do Instituto.

1) Atendimento Clínico Psicanalítico a crianças, adolescentes e adultos: Voltada para a escuta daqueles que buscam atendimento clínico, e desejam realizar sua análise pessoal. Este trabalho é realizado por analistas que fazem parte do Instituto Langage. Modalidade presencial e teleatendimento. Valores: As primeiras entrevistas do processo analítico não são cobradas, e os valores dos atendimentos não possuem um preço fixo, são combinados conforme as condições do interessado e sua implicação no processo analítico. 2) Clínica do bebê: A clínica do bebê se constitui como uma proposta de atendimento clínico voltado à primeira infância. Modalidade presencial e teleatendimento. Valores: As primeiras entrevistas do processo analítico não são cobradas, e os valores dos atendimentos não possuem um preço fixo, são combinados conforme as condições do interessado e sua implicação no processo analítico. 3) Projetos de Extensão: Os projetos de extensão do Instituto Langage têm por objetivo oferecer à comunidade a extensão dos conhecimentos produzidos nas diferentes modalidades de estudo e pesquisa.

Público-alvo:

Bebês , crianças, adolescentes e adultos.

Região:

Alameda Santos, 1398, Cj 67, São Paulo, SP, 01418-100

Contato:

Telefone: WhatsApp: (12) 99752-0220

E-mail: institutolangage@institutolangage.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Instituto PROF

O Instituto PROF é uma organização social sem fins lucrativos que atende crianças e jovens de 6 a 17 anos da comunidade de Porto Seguro, Paraisópolis e Jardim Colombo.

Oferece um olhar atento e aberto para o outro, capaz de vislumbrar em cada pessoa as possibilidades mais profundas de transformação de si mesma. Assim, sua atuação se dá em dois eixos: o auxílio na complementação da educação formal e o desenvolvimento de uma autonomia pessoal. O instituto PROF tem um olhar atento e aberto para o outro, capaz de vislumbrar em cada pessoa as possibilidades de transformação. Para tanto, oferece o acompanhamento individual de crianças e jovens a partir de atividades de Assistência Pessoal, Atendimento Psicológico e Atendimento Psicopedagógico. O atendimento é aberto para as crianças e jovens de todas as idades que frequentam a instituição e ocorre de acordo com as demandas individuais, observada pela equipe.

Público-alvo:

Para as crianças e jovens de todas as idades que frequentam a instituição e ocorre de acordo com as demandas individuais, observada pela equipe.

Região:

Rua Ernest Renan, 261, Morumbi, São Paulo, SP, 05659-020

Contato:

Telefone: (11) 3772-7797 / (11) 95414-1828

E-mail: institutoprof@institutoprof.org.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Instituto Sedes Sapientiae

Oferece serviço de atendimento psicoterápico, como um dispositivo importante na perspectiva da clínica ampliada. Como decorrência de suas diretrizes clínico-ético-políticas, o trabalho clínico visa à construção de redes para sujeitos e situações clínicas que indiquem maior vulnerabilidade pessoal e/ou social, assim como trabalhos de articulação, com as instituições de referência dos sujeitos que procuram o serviço.

Modalidades de atendimento: Atendimento individual, em grupo, casal e família – Atendimento em psicopedagogia. -Atendimento no Serviço Social: é um dispositivo de compartilhamento do cuidado que propõe intervenções de reabilitação psicossocial, relacionado ao acompanhamento e indicação clínica dos terapeutas. – Atendimento psiquiátrico: a retaguarda psiquiátrica é uma instância de atendimento intimamente articulada com os outros dispositivos da Clínica. O trabalho psiquiátrico está necessariamente vinculado ao acompanhamento terapêutico. A Clínica do Sedes é uma Clínica de atendimento à comunidade, que procura oferecer serviços de qualidade a preços acessíveis ou com isenção de pagamento. A decisão pelo pagamento ou pela isenção dependerá de análise conjunta do usuário com o terapeuta O valor da sessão é indicado para cada usuário no Grupo de Recepção, a contratação final se dará entre o usuário e o terapeuta responsável pelo seu atendimento, balizado pelo Programa de Assistência Social e pela Política Financeira da Clínica em consonância com diretrizes da Diretoria do Instituto. A Clínica Psicológica conta atualmente com os seguintes projetos com recortes na atenção mais específicos: PROJETO DE ATENÇÃO À INFÂNCIA (PAI) ; NAPC – Núcleo de Atendimento e Pesquisa da Conjugalidade e da Família ; PROJETO PONTE – Atendimento- Psicanalítico para Imigrantes e Migrantes ; PROJETO ANOREXIAS E BULIMIAS ; PROJETO DE PSICOSSOMÁTICA – Atendimento e Pesquisa em Psicossomática Psicanalítica ; PROJETO COMPOR ; PROJETO CUIDE-SE _ O CUIDADO DE SI ; PROJETO “O LIVRO QUE ANDA” ; PROJETO CLÍNICA DO TRAUMA ; PROJETO QUERERES ; PROJETO – CONSULTAS TERAPÊUTICAS ; PROJETO: ESPAÇO DE CUIDADO EMOCIONAL AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, adultos e idosos, residentes na cidade de São Paulo. Casal, família, instituições de referência e/ou pertinência dos usuários.

Região:

R. Ministro Godoy, 1484, São Paulo, SP, 05015-001

Contato:

Telefone: (11) 3866-2735

E-mail: clinica@sedes.org.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Instituto Silvia Lane

O Instituto Silvia Lane foi criado e é mantido por um grupo de profissionais que compartilham um projeto para a Psicologia: o projeto do Compromisso Social.

São doze parceiros que atuam em diferentes áreas da Psicologia: saúde coletiva, educação, saúde mental, trabalho, ambiental e outras. É uma instituição civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com finalidade pública, apartidária, de caráter educativo, cultural, de assessoria e prestação de serviço, como afirmado no artigo 1o. de seus Estatutos. Foi criado com o objetivo de contribuir para a construção de uma Psicologia e outras Ciências Humanas, de forma crítica e comprometida com as necessidades da maioria da população brasileira e com a construção de condições de vida digna para todos, como afirma o artigo 2o. de seus Estatutos.


Warning: foreach() argument must be of type array|object, null given in /var/www/html/wp-content/plugins/tide-territorios-clinicos/inc/template-parts/list.php on line 71
Contato:

Telefone: (11) 97085-9928

E-mail: isl@compromissosocial.org.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio

Missão: Promover a prevenção e a posvenção do suicídio, por meio de ações de divulgação, conscientização, educação, pesquisa, apoio e tratamento.

Oferece Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio: Os grupos de apoio têm se mostrado um valioso instrumento para os sobreviventes lidarem com o seu luto. O objetivo é oferecer um grupo de apoio com mediação de um profissional para que os sobreviventes do suicídio possam elaborar seu luto. Para as pessoas que perderam alguém para o suicídio e queiram conversar/encontrar com outras pessoas que passaram pela mesma situação, entre em contato por meio do link Fale Conosco no site do Instituto Vita Alere ou participe do “Grupo Virtual dos Enlutados pelo Suicídio – Sobreviventes” no Facebook. O grupo é fechado e temos participantes de todo o país que também estão enlutados pelo suicídio. O grupo não tem finalidade terapêutica, embora, muitas vezes, pode ser terapêutico. Os encontros acontecerão independentemente do número de participantes. Os encontros são gratuitos e acontecem 1 vez por mês.

Público-alvo:

Sobreviventes do suicídio e pessoas que perderam alguém para o suicídio.

Contato:

Telefone: (11) 97647-0989

E-mail: contato@vitaalere.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

INTEGRA – Núcleo Brasileiro de Desenvolvimento Humano

Organização que nasceu com a missão de contribuir com integração e a harmonização dos vários aspectos da psique humana, por meio do processo do autoconhecimento, estimulando o desenvolvimento pessoal e, consequentemente, social.

Para tanto, oferece atendimento multidisciplinar, particular e em grupo, em diversas abordagens da Psicologia e da Psiquiatria, respeitando e acolhendo as demandas de cada um. Com o objetivo de promover o bem estar humano e atenuar as questões emocionais, a CLÍNICA DE PSICOTERAPIA do NBDH oferece atendimento clínico em diversas abordagens, respeitando e acolhendo as demandas de cada um. Tem também algumas vagas na Clínica Social, onde os valores são reduzidos. Agende uma entrevista para maiores esclarecimentos. O NBDH também conta com uma equipe de profissionais que orientam os recém-formados na área da Psicologia ou Psicanálise.

Público-alvo:

Público geral.

Região:

Rua Humberto I, 295, Vila Mariana, São Paulo, SP, 04018-030

Contato:

Telefone: (11) 5083-2923

E-mail: contato@integranbdh.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Laboratórios do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo)

Os Laboratórios do Instituto de Psicologia dão suporte ao desenvolvimento das pesquisas, promovendo a produção de conhecimentos novos, propiciando a interação entre pesquisadores sênior e iniciantes, promovendo eventos científicos para divulgação dos conhecimentos produzidos e organizando publicações.

Público-alvo:

Público geral via Centro Escola do Instituto de Psicologia da USP (CEIP) ou parcerias.

Região:

Av. Prof. Mello Moraes, 1721, São Paulo, SP, 05508-030

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Mapa do acolhimento

Rede feminista composta por psicólogas e advogadas de todo o país dispostas a acolher voluntariamente mulheres que sofreram violência de gênero.

Além da conexão entre as voluntárias e mulheres que precisam de ajuda, mobilizam pessoas através de campanhas digitais que demandam políticas públicas para o acolhimento de mulheres. Com o objetivo de não deixar nenhuma mulher desamparada, construíram a muitas mãos um Mapa dos Serviços Públicos de Atendimento às Mulheres. Nele, você encontrará informações sobre o funcionamento e o endereço dos serviços da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, tais como delegacias, centros de referência, defensorias, serviços da rede de saúde e assistência.

Público-alvo:

Para mulheres cis, trans e travestis de baixa renda em todo o Brasil, a partir de 18 anos.

Contato:

E-mail: contato@mapadoacolhimento.org

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Margens Clínicas

Coletivo formado por psicanalistas, psicólogas e afins, tem se dedicado a pensar as interfaces do sofrimento psíquico com as patologias do social, elaborando, a partir da escuta clínica, insumos para o enfrentamento à violência de Estado.

Atendimento clínico a pessoas afetadas direta ou indiretamente pela violência de Estado. Atuando desde 2012 com atendimentos individuais e coletivos, formações teóricas e práticas, supervisão clínica,acompanhamento de profissionais das redes SUS e SUAS e articulação territorial, trabalhamos para que seja possível a construção de ações que apontem para políticas públicas implicadas com a restituição subjetiva dos sujeitos afetados pela violência, transformando capacidades criativas, formas de engajamento, articulação e produção de cultura no território, assim como a recuperação do protagonismo, no sentido de estruturar a capacidade resiliente de construir um território justo, igualitário e sem violência.

Público-alvo:

Pessoas afetadas direta ou indiretamente pela violência de Estado.


Warning: foreach() argument must be of type array|object, null given in /var/www/html/wp-content/plugins/tide-territorios-clinicos/inc/template-parts/list.php on line 71
Contato:

E-mails: atendimento@margensclinicas.org / contato@margensclinicas.org

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Memórias Masculinas

Grupo de profissionais de múltiplas áreas (psicólogas/os, assistentes sociais, comunicadoras/es sociais, administradora/es e outras) que oferece um espaço de escuta para que homens vítimas de violência sexual possam falar sobre essas experiências traumáticas para um/a das/os psicólogas/os voluntárias/os em um ambiente seguro, sem julgamentos e absolutamente sigiloso.

O Plantão Psicológico ofertado pelo Memórias Masculinas é uma modalidade de atendimento pontual, gratuito, que visa acolher suas demandas referentes à violência sexual sofrida no passado. O objetivo do Plantão Psicológico é que você consiga falar sobre a experiência traumática e que possa, com a ajuda do(a) voluntário(a), resignificar a sua existência para seguir adiante com sua vida e os seus projetos pessoais. O Plantão Psicológico é gratuito, mas se você quiser dar continuidade ao processo de psicoterapia com a/o voluntária/o que te atendeu, você e a/o voluntária/o precisarão fazer um novo contrato de trabalho do qual o Memórias Masculinas não se responsabilizará.

Público-alvo:

Homens (maiores de 18 anos) vítimas de violência sexual.

Contato:

E-mail: contato@memoriasmasculinas.org

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Mulheres da Luz

A ONG Associação Agentes da Cidadania - Mulheres da Luz é um coletivo que busca promover a cidadania e a garantia de direitos humanos das mulheres em situação de prostituição do Parque da Luz e entornos.

Desde 2013, promove atividades relacionadas às áreas de educação e cultura, além da promoção de saúde e bem-estar social. O objetivo é escutar os desafios enfrentados pelas mulheres em situação de prostituição na região central de São Paulo e junto a elas propor e trabalhar em ações de melhoria destas realidades. Contam com um espaço provisório onde conseguem reunir e fazer as rodas de conversas e oficinas de formação. Realizam o trabalho por meio de voluntárias e voluntários como psicólogos, médicos de clínica geral, neurologistas, duas assistentes sociais, quatro pedagogas, um grupo de enfermeiras e uma advogada. Psicoterapia: A partir de 2018, a ONG Mulheres da Luz passou a contar com psicólogos voluntários. O atendimento é semanal, realizado nas quintas e sextas-feiras. Este processo de psicoterapia com as mulheres é também um espaço de escuta para os problemas e questões delas. Cada sessão dura em torno de 40 minutos e este é um dos serviços mais utilizados por mulheres que buscam este tipo de auxílio.

Público-alvo:

Mulheres em situação de prostituição.

Região:

Parque da Luz, Bom Retiro, São Paulo, SP, 01120-010

Contato:

E-mail: coletivomulheresdaluz@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Núcleo Brasileiro de Psicanálise - NBP

TERAPIA ACESSÍVEL - CLÍNICA: Como núcleo de psicanálise, tem clínica oferecendo análise e terapia psicanalítica acessível à todas as pessoas.

Com psicanalistas devidamente formados, certificados (Clínica Profissional) e com psicanalistas em formação, realizando estágio supervisionado (Clínica Acessível), atendemos de forma presencial e online.

Público-alvo:

Público geral.

Região:

Praça José Giudice, 17, São Paulo, SP, 03071-090

Contato:

Telefone: Whatsapp: (11) 96169-5163

E-mail: contato@nbpsicanalise.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP) - Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Anália Franco

No NEAP, psicólogos, estagiários, professores supervisores e assistente social trabalham em conjunto para diagnosticar e oferecer atendimento psicoterapêutico a crianças, jovens e adultos da comunidade.

O serviço é gratuito e abrange áreas como: educação, habitação, saúde, saúde mental, trabalho, população em situação de vulnerabilidade e comunidades, ou seja, tudo que envolve a vida nos espaços privado e social.

Público-alvo:

Crianças, jovens e adultos da comunidade. Podem utilizar o serviço instituições conveniadas, como asilos, empresas, organizações não governamentais, escolas e creches, entre outras.

Região:

Rua Prof. João de Oliveira Torres, 306, São Paulo, SP, 03337-010

Contato:

Telefone: (11) 2268-0867

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP) - Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Liberdade

No NEAP, psicólogos, estagiários, professores supervisores e assistente social trabalham em conjunto para diagnosticar e oferecer atendimento psicoterapêutico a crianças, jovens e adultos da comunidade.

O serviço é gratuito e abrange áreas como: educação, habitação, saúde, saúde mental, trabalho, população em situação de vulnerabilidade e comunidades, ou seja, tudo que envolve a vida nos espaços privado e social.

Público-alvo:

Crianças, jovens e adultos da comunidade. Podem utilizar o serviço instituições conveniadas, como asilos, empresas, organizações não governamentais, escolas e creches, entre outras.

Região:

Rua Galvão Bueno, 724, 1º andar , São Paulo, SP, 01506-000

Contato:

Telefone: (11) 2297-4442

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP) - Universidade Cruzeiro do Sul - Campus São Miguel

No NEAP, psicólogos, estagiários, professores supervisores e assistente social trabalham em conjunto para diagnosticar e oferecer atendimento psicoterapêutico a crianças, jovens e adultos da comunidade.

O serviço é gratuito e abrange áreas como: educação, habitação, saúde, saúde mental, trabalho, população em situação de vulnerabilidade e comunidades, ou seja, tudo que envolve a vida nos espaços privado e social.

Público-alvo:

Crianças, jovens e adultos da comunidade. Podem utilizar o serviço instituições conveniadas, como asilos, empresas, organizações não governamentais, escolas e creches, entre outras.

Região:

Rua Taiuvinha, 26, São Paulo, SP, 08060-040

Contato:

Telefone: (11) 2037-5853

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Núcleo de Estudos e Trabalhos Terapêuticos (nett)

O Núcleo de Estudos e Trabalhos Terapêuticos (nett) foi fundado em fevereiro de 2019 com o objetivo de oferecer atendimento clínico psicanalítico, psiquiátrico e atividades terapêuticas gratuitas a pessoas em situação de vulnerabilidade psíquica e social.

A proposta visa contribuir para a democratização daqueles trabalhos, uma vez que esses atendimentos ainda não adentraram na extensão necessária nas comunidades que precisam dela. Portanto, visam ampliar a oferta desses serviços como uma forma de resistência no contexto do momento sociopolítico atual. Do ponto de vista dos atendimentos, realizam parcerias com movimentos sociais, oferecendo seus serviços a pessoas e militantes ligados a tais movimentos; Os atendimentos são realizados pelos psicólogos, psicanalistas e psiquiatras que compõem a equipe do nett. De modo a oferecer apoio a esses profissionais, trabalhamos na criação de uma rede interinstitucional por meio de parcerias com instituições universitárias e de formação. Além de contribuírem com a formação acadêmica da equipe com supervisões, cursos de formação, grupos de estudos e palestras, propiciam a reflexão e o desenvolvimento do trabalho realizado pelo nett.

Público-alvo:

Parcerias com movimentos sociais, oferecem os serviços a pessoas e militantes ligados a tais movimentos.

Contato:

E-mail: contato@nettnucleo.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Núcleo Entre Tempos

Atuam desde 2010 nos campos da Assistência Social e Direitos Humanos com objetivo de contribuir com a produção de práticas criativas condizentes com os marcos legais atuais e com a valorização da singularidade dos sujeitos no cotidiano das instituições, nas redes de serviços e na cidade.

Para isso, realizam formações para equipes, supervisões clínico-institucionais e desenvolvem assessorias e projetos de intervenção nessa área. Trabalham na construção de espaços que possam instaurar um tempo de escuta, cuidado e reflexão para os trabalhadores e para as pessoas que eles atendem.

Público-alvo:

Trabalhadores dos campos da Assistência Social e Direitos Humanos .

Contato:

E-mail: contato@nucleoentretempos.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Núcleo Sigma de Desenvolvimento

A Clínica Social do Núcleo Sigma tem como objetivo ofertar atendimentos psicoterápicos e de psicodiagnóstico às comunidades carentes a custos simbólicos, contando com o trabalho de profissionais recém formados que oferecem horas de seu trabalho ao atendimento clínco, criando oportunidade para que um número maior de pessoas se beneficiem da psicanálise.

Todos os profissionais que atendem na Clínica Social são supervisionados obrigatoriamente e constantemente. Embora o tratamento psicanalítico tenha fama de ser caro, os preços das sessões variam de acordo com as possibilidades de cada paciente. Os atendimentos não são gratuitos mas em média há uma redução de 50 a 80% dos preços praticados. Os preços das sessões bem como a frequência de encontros, são tratados pessoalmente com seu futuro analista/psicoterapeuta.

Público-alvo:

O atendimento é voltado para pacientes: adultos, adolescentes e crianças em sessões individuais.

Região:

Rua Agostinho Gomes, 2637, São Paulo, SP, 04206-001

Contato:

Telefone: (11) 2365-3892

E-mails: atendimento@nucleosigma.com.br / nucleosigma@nucleosigma.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Oficina Clínica de Psicanálise

A Oficina Clínica Psicanalítica é um projeto que reúne psicanalistas da cidade de São Paulo, cujo interesse é buscar ampliar o acesso à psicanalise a um maior número de pessoas.

Pretendem difundir a psicanálise para além dos consultórios, acolher a necessidade emergencial de fala dos sujeitos e, a partir dos encontros iniciais, analista e analisando decidirem sobre a possibilidade de continuidade do tratamento. Após os acolhimentos iniciais havendo desejo de dar prosseguimento ao processo psicanalítico, valores e pagamento das sessões serão decididos pela dupla implicada na escuta, levando-se sempre em conta a realidade financeira do analisando e o valor que o processo psicanalítico assumirá. Desse modo asseguram que nenhuma dificuldade financeira constituirá obstáculo para a continuidade do tratamento.

Público-alvo:

Pessoas interessadas.

Região:

SP

Contato:

Telefone: Whatsapp (11) 99936-6619

E-mail: oficinaclinicapsicanalitica@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Oré Coletivo Solidário

O Oré Coletivo Solidário nasceu em 2017 do encontro de vários sonhos, um destes sonhos é fazer uma Psicologia dentro da lógica da Economia Solidária.

Atualmente fazem parte do coletivo psicólogas e psicólogos que atuam na cidade de São Paulo. Oferecem atendimentos clínicos, promovem debates e ajudam a construir políticas públicas de Saúde Mental em parceria com o Ponto Benedito – Economia Solidária e Cultura. Atuam com atendimentos psicológicos individuais, facilitação em processos institucionais, mediação de grupos e produção de conteúdos que se conectem com psicologia e saúde mental. São oferecidos: Atendimento psicológico individual (contribuição financeira sem valor pré determinado, a combinar entre profissional e paciente – não é gratuito) e atendimento psicológico em grupo (online, segundas às 20:00. Contribuição financeira voluntária).

Público-alvo:

Pessoas interessadas.

Região:

Rua Catequese, 120, Butantã, São Paulo, SP, 05502-020

Contato:

Telefone: (11) 98643-1205

E-mail: orecoletivosolidario@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Paróquia São Luiz Gonzaga

Atendimento psicológico: O serviço tem como objetivo o atendimento clínico de pessoas que necessitam de um tratamento terapêutico, mas não têm condições financeiras para arcar com um tratamento normal.

Os atendidos são pessoas que residem nos bairros da Capital e da Grande São Paulo e pessoas vindas do interior. O serviço parte do princípio cristão de resgate da dignidade humana, por isso, não faz distinção de credo, raça, gênero, orientação sexual, etc. , assegurando rigor profissional no atendimento clínico. Todos os profissionais que prestam serviço são voluntários devidamente registrados e cadastrados. A equipe é formada por profissionais de diferentes especialidades e abordagens: psicólogos, psicanalistas, terapeutas e pedagogas. Todos com os devidos registros em seus órgãos de competência.

Público-alvo:

Pessoas que necessitam de um tratamento terapêutico, mas não têm condições financeiras para arcar com um tratamento normal.

Região:

Av. Paulista, 2378, São Paulo, SP, 01310-300

Contato:

Telefone: (11) 3231-5954 / (11) 3120-3839

E-mail: saoluis@saoluis.org.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

PerifAnálise São Matheus

A PerifAnálise é um dispositivo clínico e teórico que objetiva a presença da Psicanálise na periferia.

Criada em agosto de 2018, a PerifAnálise acontece na @favelagaleria, uma galeria de arte urbana, que fica na Vila Flávia, uma comunidade que é parte do bairro de São Mateus. No entanto, neste momento, estão privilegiando os atendimentos on-line. Atualmente, oito pessoas compõe o coletivo, onde partilham a clínica e os estudos teóricos. Estão NA e COM a periferia.

Público-alvo:

Para periferia de São Mateus.

Região:

Rua Arcângelo Archina, 587, São Matheus, São Paulo, SP, 03960-010

Contato:

E-mail: psicperifa@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Pode Falar - Unicef

O Pode Falar é um canal de ajuda em saúde mental para você que tem de 13 a 24 anos.

Online. Quero falar: Espaço de acolhimento individual oferecido por diversas organizações ponta firme na área de saúde mental.

Público-alvo:

Pessoas de 13 a 24 anos.


Warning: foreach() argument must be of type array|object, null given in /var/www/html/wp-content/plugins/tide-territorios-clinicos/inc/template-parts/list.php on line 71
Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Policlínica da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes)

A Policlínica da UMC é o Ambulatório de Especialidades do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes que oferece atendimento a pacientes do Alto Tietê.

Suas diversas especialidades médicas são coordenadas pelos professores da UMC, que conduzem os alunos do curso de Medicina à prática da profissão, reforçando o comprometimento da instituição com a prestação de serviços na área de saúde. Além do curso de Medicina, a Policlínica também concentra atividades dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e a Pós-graduação em Acupuntura, que oferecem atendimentos à população. Para ter acesso ao atendimento e agendar uma consulta na especialidade desejada o paciente deve comparecer à Policlínica com o encaminhamento médico.

Público-alvo:

Pacientes do Alto Tietê.

Região:

Rua Dom Antônio Cândido de Alvarenga, 170, Mogi das Cruzes, SP, 08780-070

Contato:

Telefone: (11) 4728-5383

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Projeto Quixote

O Projeto Quixote é uma OSCIP sem fins lucrativos que atua na missão de transformar a história de crianças, jovens e famílias em complexas situações de risco, através do atendimento clínico, pedagógico e social integrados, gerando e disseminando conhecimento.

O público atendido pelo Projeto Quixote são crianças e adolescentes vivendo em situação de grande vulnerabilidade social, sem acesso a educação, arte, e serviços básicos como a saúde. O Programa Clínico e Psicossocial oferece atendimento psicológico, psiquiátrico e médico além de oficinas que oportunizam vivências coletivas, artísticas, esportivas e educativas, com uma equipe conceituada e multidisciplinar, garantindo que o Projeto Quixote seja referência em atendimento nas áreas de saúde mental, abuso de drogas e violência.

Público-alvo:

Crianças e adolescentes vivendo em situação de grande vulnerabilidade social.

Região:

Av. Eng. Luís Gomes Cardim Sangirardi, 789, São Paulo, SP, 04112-080

Contato:

Telefone: (11) 5083-0449 / (11) 5572-8433

E-mail: qxt@projetoquixote.org.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Projeto Sobreviver ABC

O Projeto Sobreviver ABC foi criado por vários coletivos da região metropolitana de SP e visa prover atendimento psicoterapêutico à valor social, simbólico e também voluntariamente às pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+ e estão em situação de vulnerabilidade.

Os formulários se mantém os mesmos, porém somente ficarão abertos a novas inscrições nos dias 01, 02, 03, 15, 16 e 17 de cada mês para que consigam se organizar melhor e atender as demandas com a qualidade que se propõe a atender.

Público-alvo:

Pessoas LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade.

Contato:

E-mail: projetosobreviverabc@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Psicodrama público SP

Psicodrama Público Online.

Espaço público com o objetivo de acolher diferentes subjetividades, destinado à troca de ideias, valores e experiências de vida a partir da construção coletiva de histórias dramatizadas. O Psicodrama Público SP acontece desde 2020 no formato on-line, sendo um projeto desdobrado do Psicodrama Público do Centro Cultural São Paulo (CCSP), que acontecia presencialmente desde 2003.

Público-alvo:

Público geral.

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Quatro Estações Instituto de Psicologia

Desde 1998 o 4 Estações Instituto de Psicologia destaca a importância dos vínculos afetivos oferecendo tanto aos indivíduos e comunidades, quanto aos profissionais de saúde e educação um importante trabalho de prevenção, educação e tratamento em situações de perdas, luto e outros momentos de transformações da vida.

Grupo de profissionais de Psicologia que criou uma proposta de atuação em serviços para perdas e luto, a partir da experiência junto a pessoas que passam ou passaram por situações de luto em sua vida pessoal ou profissional. A proposta está fundamentada em princípios de Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde e resulta da experiência junto a clínicas, hospitais, organizações, instituições de ensino e de pesquisa, entre outras.

Público-alvo:

Suporte Psicológico para situações de perdas e luto.

Região:

Rua Dr. Melo Alves, 89, São Paulo, SP, 01417-010

Contato:

Telefone: (11) 3891-2576 / (11) 98532-0035

E-mail: secretaria@4estacoes.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan

A rede clínica do laboratório Jacques Lacan é um projeto de extensão dentro do Departamento de Psicologia Clínica do IP-USP.

O projeto de extensão se divide entre as seguintes atividades: estabelecimento de parcerias com ONGs e outras instituições para atendimento de diversas faixas da população; atendimento de demanda espontânea por busca ativa de pessoas que procuram por psicoterapia, supervisão e atividades de formação que visam articular alunos de graduação, recém formados, pós-graduandos e psicanalistas interessados em discussões que entrelacem a psicanálise e suas questões clínicas e políticas com o espaço social e público.

Público-alvo:

ONGs, instituições, pessoas que procuram por psicoterapia, alunos de graduação, recém formados, pós-graduandos e psicanalistas interessados em discussões que entrelacem a psicanálise e suas questões clínicas e políticas com o espaço social e público.

Contato:

E-mail: redeclinica.lablacan@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

RedEscuta Psicanálise

Coletivo de psicanalistas.

Oferece atendimento psicanalítico e supervisão clínica.

Público-alvo:

Público geral.

Região:

Rua Frei Caneca, 1407, Consolação, São Paulo, SP, 01307-002

Contato:

Telefone: Whatsapp: (11) 97645-0800

E-mail: redescuta@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

Roda Terapêutica das Pretas

"""Em 2016 nos reunimos e queríamos algo dentro da nossa profissão que não nos ensinaram a fazer na graduação: discutir questões sociais de forma responsável e política, discutir raça, classes sociais, gênero e todos os entraves destas construções através da ciência que estudamos, a psicologia.

Queríamos algo que a sociedade nos ensinou que era errado. Movidas única e exclusivamente pelo nosso desejo e nossa convicção política, queríamos criar um dispositivo de atendimento terapêutico ousado, novo e que pudesse estar sempre em movimento e em ação. Nos parecia extremamente urgente, pertinente e necessário. Queríamos, enquanto psicólogas pretas, cuidar, em grupo, de outras mulheres pretas e promover saúde mental. Naquele momento era o que sabíamos. A certeza era aquela do nosso desejo. E foi através desse desejo que construímos o que hoje chamamos de Roda Terapêutica das Pretas. """

Público-alvo:

Mulheres negras.


Warning: foreach() argument must be of type array|object, null given in /var/www/html/wp-content/plugins/tide-territorios-clinicos/inc/template-parts/list.php on line 71
Contato:

E-mail: rodaterapeuticadaspretas@gmail.com

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Serviço de Apoio Psicológico e Psicopedagógico - Centro Universitário São Camilo

Oferece gratuitamente atendimento psicológico para crianças, adolescentes, adultos e idosos acolhendo demandas de promoção, prevenção e cuidados em saúde mental.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Região:

Rua Raul Pompéia, 144, São Paulo, SP, 05025-010

Contato:

Telefone: (11) 3355-3929

E-mail: agendamento.psicologia@saocamilo-sp.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Serviço Escola de Psicologia da UniPaulistana (Centro Universitário Paulistano)

A UNIPAULISTANA oferece à comunidade os serviços de ATENDIMENTO PSICOLÓGICO, realizados por alunos concluintes do Curso de Psicologia, supervisionados por Professores-supervisores Mestres e Doutores.

Público-alvo:

Psicoterapia de Adultos, Psicoterapia de Família e de Casais, Psicoterapia voltada para o público adolescente, Atendimento psicoterápico a idosos, Ludoterapia (Psicoterapia de crianças), Psicodiagnóstico de crianças e adolescentes

Região:

Rua Madre Cabrini, 38, 10º andar, São Paulo, SP, 04020-000

Contato:

Telefone: (11) 5549-3033

E-mail: clinica@unipaulistana.edu.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Serviço-Escola de Psicologia Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

O Serviço-Escola de Psicologia Mackenzie está vinculado ao Curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Por meio de projetos de extensão e estágios específicos do curso, o SE oferece diversas modalidades de atendimento psicológico visando o desenvolvimento de propostas de promoção, prevenção e cuidado psicológico junto à comunidade. No espaço físico do SE, são oferecidas atividades vinculadas à Clínica Psicológica Alvino Augusto de Sá e aos Laboratórios Técnicos: LEVV – Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade Social; LABPOT – Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Laboratório de Psicanálise, Saúde e Cultura. A Clínica Psicológica Alvino Augusto de Sá está inserida no SE e oferece atendimentos psicológicos em modalidades clínicas e socioeducativas, grupais e individuais nas diversas áreas da Psicologia para as pessoas da comunidade em geral, de qualquer faixa etária e de forma gratuita. Os encontros e sessões são conduzidos por estagiárias e estagiários do curso de psicologia do Mackenzie, supervisionadas/os por psicólogas/os (professoras/es mestres ou doutoras/es, e técnicas/os) com inscrições ativas no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Todas as modalidades de atendimento oferecidas são semestrais, de curta duração, com interrupções nos períodos de férias e com possíveis mudanças de estagiárias(os).

Público-alvo:

Pessoas da comunidade em geral, de qualquer faixa etária.

Região:

Rua Piauí, 181, 2ª andar, São Paulo, SP, 01241-001

Contato:

Telefone: (11) 2114-8342

E-mail: ccbs.clinicapsicologica@mackenzie.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínica Escola de Universidades

Serviço-Escola- Clínica de Psicologia - Universidade Santo Amaro (UNISA)

Serviço-Escola. Clínica de Psicologia com atendimento clínico à comunidade e ao corpo discente da Universidade Santo Amaro (PAES/ PAPU).

São promovidas atividades práticas de avaliação psicológica e intervenção, como Orientação Vocacional Profissional e Orientação de Carreira. Os alunos contam, ainda, com a parceria do Hospital Geral do Grajaú e do Hospital de Especialidades Wladimir Arruda (HEWA) e diversas escolas e organizações empresariais e não-governamentais;

Público-alvo:

Comunidade e corpo discente da Universidade Santo Amaro (PAES/ PAPU).

Região:

Rua Isabel Schmidt, 349, São Paulo, SP, 04743-030

Contato:

Telefone: (11) 2141-8870

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

CAP- Centro de atendimento psicanalítico.

Oferece a possibilidade de um tratamento psicanalítico com preços reduzidos. Realizamos atendimento individual para crianças, adolescentes e adultos, casais, famílias e pais-e-bebês - uma modalidade de atendimento feito conjuntamente com pais e seus filhos. Parcerias e Convênios: O setor de parcerias e convênios atua em diversas frentes com o objetivo de ampliar o diálogo com outras esferas da sociedade por meio do trabalho psicanalítico em suas várias modalidades clínicas. Ações Institucionais: As ações institucionais ocorrem em parcerias firmadas com organizações sociais, que se dedicam ao cuidado da população em situação de alta vulnerabilidade social, com questões relacionadas à saúde mental das equipes que atendem a comunidade. Estas intervenções têm como objetivo geral: oferecer espaços de escuta e reflexão para os agentes multiplicadores, com intuito de identificar pontos de impasse ou dificuldades no âmbito do trabalho e/ou das relações interpessoais/institucionais, ampliando também a compreensão de questões da subjetividade da população assistida.

Público-alvo:

Psicanálise individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Clínica de 0 a 3 anos: trabalha com intervenções nas relações iniciais pais/bebês. Clínica de atendimento à família: o atendimento familiar é feito com todos, ou alguns membros da família em conjunto, incluindo bebê, criança, adolescente e/ou adultos em qualquer etapa de suas vidas.Clínica transcultural: oferece atendimentos online às famílias de migrantes ou refugiados, buscando elaborar situações traumáticas e a inserção em uma nova cultura. Supervisão: dirigida a profissionais de psicologia ou psiquiatria, com até 5 anos de formado/a, e para profissionais da área da saúde mental que atendam em serviços públicos ou ONGs, por valores reduzidos.

Região:

Rua Sergipe, 441, 5º Andar – Conj. 51, São Paulo, SP, 01243-001

Contato:

Telefone: (11) 3661 8353 – Ramal 01 / (11) 5555-0664 / Whatsapp: (11) 97349-2495

E-mail: centro.atendimento@sbpsp.org.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Clínicas de Instituições Psicanalíticas

Sociedade Paulista de Psicanálise

“Escuta Psicanalítica” da Clínica Social: É realizada por alunos do último ano do Curso Livre de Formação em Psicanálise.

A diferença desta abordagem em relação às demais é que se trata de um atendimento de “escuta psicanalítica”, no qual o paciente trará suas angústias e conflitos, sendo então acolhido em sua subjetividade. O valor das sessões é simbólico. As sessões são semanais e o atendimento é realizado pelos alunos do último ano do Curso Livre de Formação em Psicanálise. VALOR: R$ 250,00 MENSAIS

Público-alvo:

Público geral.

Região:

R. Cap. Rosendo, 149, São Paulo, SP, 04121-000

Contato:

Telefone: (11) 5539-6799

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa
Coletivos, grupos e institutos

SUR Psicanálise

Empresa de planejamento e execução de metodologias de intervenção social.

Se dedicam também à análise institucional e a criação de formas inovadoras de abordagem psicanalítica em distintos contextos em diferentes situações sociais críticas, sempre na perspectiva de que a clínica psicanalítica deve estar aonde a vida está. A SUR Psicanálise e seus sócios tem experiencia na articulação da escuta psicanalítica a diversos saberes para o trabalho no setor público, no terceiro setor e na iniciativa privada. No setor público realiza, tanto atendimento direto a populações vulneráveis, como a capacitação, supervisão e formação de profissionais que trabalham diretamente na construção e implementação das políticas públicas na área da saúde, assistência social, dos direitos humanos e educação. No terceiro setor e iniciativa privada desenvolve metodologias de construção e implementação de projetos sociais a partir da realização de pesquisas, e de diagnóstico das dinâmicas econômico-sociais, psíquicas e territoriais. Para tanto, a SUR Psicanálise constitui equipes de trabalho interdisciplinares e põe em operação dispositivos clínicos de forma a atender as diferentes demandas.

Público-alvo:

Atendimento direto: populações vulneráveis. Capacitação, supervisão e formação: profissionais que trabalham diretamente na construção e implementação das políticas públicas na área da saúde, assistência social, dos direitos humanos e educação

Região:

Rua Ministro Godoy, 1270, São Paulo, SP, 05015-001

Contato:

Telefone: (11) 97370-5251

E-mail: contato@surpsicanalise.com.br

Exibir descrição completa Ocultar descrição completa

Entre em contato conosco através do e-mail territoriosclinicos@ftas.org.br para dúvidas, sugestões ou para descadastrar seu território clínico.

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.