Tião Soares é vencedor do Prêmio Betinho

18 de novembro de 2008

Criada em 1993 pelo sociólogo Betinho e completando 15 anos de trabalho, a COEP (Comunidade, Organizações e Pessoas) e sua Rede Mobilizadores idealizou o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã com o objetivo de  valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. Tião Soares, coordenador do Projeto ArteCulturAção, da Fundação Tide Setubal venceu na categoria municipal, na qual três pessoas foram indicadas para concorrer ao prêmio, e também na categoria regional, na qual concorreu com 17 candidatos.

“Na indicação já me sentia premiado. Vencer o prêmio me deixa ainda mais feliz, pois foi um movimento de muitas pessoas da região da Zona Leste, dos meus alunos da universidade, enfim pessoas que visitaram o site e votaram. Esse é o maior reconhecimento”, coloca.

Tião Soares nasceu em Martins, Rio Grande do Norte, é formado em Ciências Sociais e mestre em educação. Há 25 anos, atua na área de Educação, Cultura e Desenvolvimento Humano. Tião  também é membro do GT de Cultura do Movimento Nossa, membro da coordenação nacional do Fórum Intermunicipal de Cultura (FIC), membro da Diretoria do Fórum Permanente para as Culturas Populares de São Paulo e da Rede Mundial Artistas em Aliança. Seu trabalho baseia-se numa concepção de cultura participativa como forma de conquistar e garantir direitos. Tião incentiva e proporciona espaços de referência comunitária nas artes, cultura e cidadania, desenvolvendo ações de parceria entre as entidades locais, incentivando /ou fortalecendo a formação de redes baseadas nas relações sociais da região.