Um olhar para 2009

15 de dezembro de 2009

Prezado leitor,

O fim do ano é sempre um momento para reflexão sobre o que realizamos e também hora de pensar nas perspectivas futuras. Iniciamos 2009 com uma crise mundial batendo à porta. Nesse sentido, uma das grandes preocupações no contexto macro da realidade brasileira era a descontinuidade dos investimentos, principalmente na área social, tanto por parte do poder público como pelas empresas e fundações, que atuam diretamente nas comunidades de alta vulnerabilidade. Não podíamos frustrá-los e continuar a reforçar os índices de desigualdade social.

Para a Fundação Tide Setubal o ano de 2009 foi um período de investimento no fortalecimento e no desenvolvimento local no território de São Miguel Paulista. Atuando desde 2005 na zona leste da cidade de São Paulo, realizamos projetos de educação, cultura, esporte e lazer com a perspectiva de empoderamento da comunidade, enfatizando suas potencialidades e desenvolvendo aspectos fundamentais para sua ação, por meio de formações, debates, reflexões e, acima de tudo, ações conjuntas, alinhadas à diretriz de trabalho da Fundação, que é a de fazer com a comunidade – e não para ela.

Nossos projetos foram um meio para esses resultados, como você lerá a seguir nas matérias desta edição. Mas investimos e atuamos também na articulação de questões mais amplas para o desenvolvimento local e para a conexão de São Miguel com as questões da cidade de São Paulo.

Estamos diretamente envolvidos na implementação do projeto de revitalização do Mercado Municipal de São Miguel. A proposta, um antigo sonho da comunidade, ganhou força com um novo projeto elaborado por um grupo de moradores, formados pelo Núcleo de Formação de Lideranças da Fundação Tide Setubal. Poder público, sociedade civil e lideranças locais estão envolvidos para que a reforma deixe de ser um projeto e se concretize, incluindo o mercado no circuito cultural e econômico da região e da cidade.

As lideranças locais também estiveram presentes nos encontros promovidos pelo Movimento Nossa Zona Leste, do qual fazemos parte, para discutir demandas e propostas para melhoria e o estabelecimento de políticas públicas em diferentes áreas, entre elas educação, saúde, habitação, entre outras, temas fundamentais para o desenvolvimento local com perspectivas concretas, como a chegada da Universidade Federal de São Paulo, na zona leste da cidade, até 2011.

Na perspectiva do desenvolvimento econômico, estrutura-se um fundo comunitário para São Miguel Paulista. Com previsão de lançamento para 2010, esse fundo disponibilizará recursos, por meio de editais, para projetos de geração de renda vindos da comunidade.

Ao nos colocarmos diante do ano novo, percebemos um horizonte que se construirá com um trabalho que soma planos e sonhos conjuntos, entre nós, a comunidade e os parceiros, nos remetendo a uma citação de Cora Coralina: “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”

Feliz 2010!

Maria Alice Setubal