Espetáculo Um em cada três é a primeira criação do grupo do Módulo de Pesquisa Teatral Continuada

23 de novembro de 2016

Durante o Módulo de Pesquisa Teatral Continuada da Fundação Tide Setubal de 2016, os participantes desenvolveram um processo de criação voltado para temas relacionados às questões de gênero, entre eles: a cultura do estupro, a homofobia, o direito ao aborto e os desdobramentos da opressão cotidiana imposta por uma sociedade machista e patriarcal sobre os corpos das mulheres e dos transgêneros. O processo de pesquisa e reflexão resultou no espetáculo Um em cada três apresentado nos dias 25 e 26 de novembro, às 20h, na Aldeia Satélite Espaço Cultural, em São Miguel Paulista.

O nome da peça surgiu a partir do recente estudo realizada pelo Instituto Datafolha, que constatou que um em cada três brasileiros culpa a mulher em casos de estupro. O grupo também pesquisou outros temas como a homofobia e do preconceito contra a diversidade, pois seus integrantes entendem que as questões de gênero não se encerram na divisão binária homem e mulher, mas se multiplicam em um conjunto de normatizações impostas culturalmente.

Para articular dramaturgicamente os depoimentos registrados ao longo do processo, bem como as cenas desenvolvidas pelos atores durante os ensaios, o grupo empregou como fio condutor narrativo uma releitura da peça Antígona, que apresenta o dilema entre o direito natural e o direito do estado, eixo central da peça de Sófocles.

Na peça, o dilema se materializa no embate entre Creonte, um político conservador, e sua filha feminista, Antígona.

Um em cada três é a primeira produção do grupo teatral Cínicos Cênicos, formado pelos integrantes do Módulo de Pesquisa. A orientação artística é de Marcos Gomes. Dramaturgia e direção coletivas.

Criadores:

1. Beatriz Ariel
  2. Carolina Hirayama
  3. Jéssica Marcele
  4. Jaqueline Alves Pinto
  5. Daniele Winter
  6. Jaqueline Silva
  7. Gessinanda Neiva
  8. Karoline Silva
  9. Caco Bezerra
  10. Bruno Nathan
  11. João Carlos da Silva