Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Universidade e Comunidade: união que dá letra!

Prática de desenvolvimento

6 de outubro de 2017
Compartilhar:

Mais uma vez, contamos com a muito bem-vinda participação dos alunos dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul.

 

Além de enriquecer nossa programação com atividades lúdicas, criativas e interativas que valorizam o tema proposto, eles têm a oportunidade de exercitar seu aprendizado em um ambiente que transcende a sala de aula. Confira programação completa aqui.

 

 

CONTOS AFRICANOS “ÁRVORE DA PALAVRA E DA VIDA, MÚLTIPLAS HISTÓRIAS DE DUAS SEMENTINHAS” | 08, 09 e 10/11

 

Uma viagem lúdica à África, seus costumes e tradições. Esta é a proposta de “Contos africanos: árvore da palavra e da vida, múltiplas histórias de duas sementinhas”.

Em uma tenda, as crianças sentarão ao redor do grande Baobá, a “árvore da palavra”, para ouvir histórias adaptadas do livro “A semente que veio da África”, de Heloísa Pires Lima. A narrativa valoriza as diferenças e as semelhanças por meio das aventuras de duas sementinhas que cresceram em lugares distintos.

Entre as histórias, a plateia será convidada pelos alunos do Curso de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul a participar de um ritual, pronunciando em coro a uma expressão africana. Por fim, as crianças enfeitarão os ramos da grande árvore com palavras e desenhos.

 

 

Tenda da Praça Morumbizinho

 

08, 9 e 10/11, horários diversos pela manhã (entre 9h e 11h30) e à tarde (entre 13h e 16h10).

 

Plateia com 04 a 10 anos, sendo 20 crianças por sessão.

 

Agendamento: Universidade Cruzeiro do Sul. Campus São Miguel. Curso de Letras. Telefones: 2037-5755 ou 2037-5756, falar com

 

Lucas (manhã) ou Isabelle (tarde).

 

 

PLANTÃO DO FESTIVAL: NOTÍCIAS SOBRE AS LETRAS PRETAS

 

Imagine saber de vida e obra de autores negros clássicos e contemporâneos por meio de um telejornal ao vivo?

 

Jornalistas, interpretados por alunos dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Cruzeiro do Sul, levarão este formato ao festival do Livro na atividade “Plantão do Festival: Notícias Sobre as Letras Pretas”.

 

Durante o intervalo entre as notícias sobre Machado de Assis, Cruz e Souza, Conceição Evaristo, Kiusam de Oliveira, Carolina Maria de Jesus e Fátima Trinchão, entre outros, o público será convidado para um jogo de tabuleiro interativo que abordará questões sobre as matérias do telejornal. Participe desta ação interativa que certamente despertará seu interesse pela leitura e divulgação das obras de autores negros.

 

 

Tenda da Praça Morumbizinho

 

Atividade direcionada a crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos, com limite de 20 pessoas por sessão.

 

08, 09 e 10/11horários diversos pela manhã (entre 9h e 12h10) e à tarde (entre 14h e 16h40).

 

Agendamento: Universidade Cruzeiro do Sul. Campus São Miguel. Curso de Letras. Telefones: 2037-5755 ou 2037-5756, falar com Lucas (manhã) ou Isabelle (tarde).

 

Confira programação completa em (sitefestival).

 

 

O NEGRO NA HISTÓRIA FAZENDO HISTÓRIA |

 

Após uma recepção especial com expressões em iorubá e ao som de um atabaque, a plateia fará uma viagem no tempo, retornando ao período anterior à escravidão.

 

Essa é a proposta da atividade “O negro na história fazendo história”, proposta pelos alunos do Curso de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul.

 

Durante o evento, o público assistirá a uma encenação baseada na história “Elevador a serviço”, de Cristiane Sobral.

 

A experiência se completa com muita música e imagens da cultura africana e a redação de um pedido, em pequeno pedaço de papel, que será amarrado na árvore que simbolizará os desejos e a vida. Participe e deixe o seu pedido!

 

 

Tenda da Praça Morumbizinho

 

Público-alvo: infanto-juvenil (de 3 a 14 anos). 15 pessoas por sessão.

 

08, 09 e 10/11, horários diversos pela manhã (entre 9h e 11h30) e à tarde (entre 13h e 16h10).

 

Agendamento: Universidade Cruzeiro do Sul. Campus São Miguel. Curso de Letras. Telefones: 2037-5755 ou 2037-5756, falar com Lucas (manhã) ou Isabelle (tarde).

 

Confira programação completa em (sitefestival).

 

 

 

”HISTÓRIAS NEGRAS: O QUE MONTEIRO LOBATO NÃO CONTOU SOBRE TIA NASTÁCIA E TIO BARNABÉ” |

 

Vamos entrar no universo do Sítio do Pica-Pau Amarelo para ouvir os personagens negros desta importante obra de Monteiro Lobato.

 

“Histórias negras: o que Monteiro Lobato não contou sobre Tia Nastácia e Tio Barnabé” é uma adaptação criada pelos alunos do Curso de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul para dar voz a dois personagens que, na atividade, serão os protagonistas.

 

Venha conhecer este outro lado da história e se emocionar com as origens e a trajetória familiar de Tia Nastácia e Tio Barnabé.

 

Tenda da Praça Morumbizinho

 

Para crianças a partir dos 4 anos, jovens e adultos, com limite de 20 pessoas por sessão.

 

08, 09 e 10/11, horários diversos pela manhã (entre 9h10 e 12h00) e à tarde (entre 13h35 e 16h40).

 

Agendamento: Universidade Cruzeiro do Sul. Campus São Miguel. Curso de Letras. Telefones: 2037-5755 ou 2037-5756, falar com Lucas (manhã) ou Isabelle (tarde).


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.