7º Encontro de Cultura Caipira no CDC Tide Setubal anima festejos juninos em São Miguel Paulista, zona leste da capital

Prática de desenvolvimento

18 de junho de 2013

O CDC Tide Setubal, em São Miguel Paulista, sedia, de 21 a 23 de junho, sexta, sábado e domingo, o 7º Encontro de Cultura Caipira. Aberto, livre e gratuito, o tradicional arraial, realizado pela Fundação Tide Setubal, tem como tema principal em 2013 a “Infância na Roça” e trará na programação muita música, com apresentações de grupo tradicionais, e o resgate de brincadeiras da roça.

Nos três dias de festejos, haverá 14 barracas com comidas e bebidas típicas, atividades lúdicas e uma série de manifestações musicais e culturais ‒violeiros, trio de forró, congada, jongo, maracatu, moçambique  ‒apresentadas por grupos do estado de São Paulo especialmente escolhidos e convidados. Corrida do saco, ovo na colher e perna de lata estão entre as várias brincadeiras (veja programação detalhada abaixo). Outra novidade é a presença dos alunos da EMEI Profa. Helena de Paula Marin, vizinha do clube, com sua quadrilha.

A intenção do Encontro de Cultura Caipira é, por meio da música, dança e culinária típicas, valorizar a riqueza da cultura brasileira, levando a centenas de pessoas as diversas expressões afrodescendente, caiçara e caipira, entre outras. “Trabalhamos pelo resgate e o fortalecimento da história e da cultura. Essa é uma ocasião para disseminarmos nossas manifestações, reunindo pessoas e compartilhando conhecimento. Nesse ano buscamos também reviver o lúdico, trazendo para a festa o brincar da infância na roça”, explica Inácio Pereira dos Santos Neto, organizador do Encontro e coordenador do Núcleo ArteCulturAção da Fundação Tide Setubal.

Na sexta-feira, 21/6, a partir das 17h, as principais atrações são Trio Rastapé Flor de Muçambê, Quadrilha Junina CDC Tide Setubal, Cordão Folclórico de Itaquera – Sucatas Ambulantes, Viola a 3 e Maracatu de Baque Virado Porto de Luanda. No sábado, 22/6, desde 14h, é a vez do Sarau Caipira – “Contos e Causos”, Trio Rastapé Flor de Muçambê, Quadrilha Junina da EMEI Profa. Helena de Paula Marin, Jogo de Piquete, Cordão dos Bichos de Tatuí e Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia. O domingo, 23/6, reserva espaço, a partir das 17h, para Trio Rastapé Flor de Muçambê, Quadrilha Junina CDC Tide Setubal, Congada de Santa Ifigência, Moçambique de São Benedito e Orquestra Violas de Piracicaba.

7° ENCONTRO DE CULTURA CAIPIRA

Tema 2013: “Infância na Roça”

Quando:dias 21, 22 e 23 de junho (sexta, sábado e domingo)

Horário:sexta e domingo, das 17h às 22h; sábado, das 16h às 22h