8º Festival de Esportes ocupa novo espaço e conquista importante parceria

6 de dezembro de 2016

Com o objetivo de aumentar o repertório esportivo dos jovens e também contribuir com momentos de convivência entre eles, aconteceu, no início de novembro, a oitava edição do Festival de Esportes. Este ano, o encontro ocupou o espaço da Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart, na zona leste de São Paulo.

“Fazer essa parceria com a Etec foi uma oportunidade para os participantes do Festival conhecerem esse espaço, que é fantástico, superequipado, público e que eles podem acessar. Além disso, também pudemos apresentar para os jovens um caminho possível para a profissionalização dentro do campo do esporte”, contou Viviane Hercowitz, coordenadora do Núcleo Mundo Jovem.

O evento reuniu mais de 100 adolescentes e jovens da EE Pedro Moreira Matos e do projeto Toque de Letras, da Fundação Tide Setubal. Eles participaram de um circuito de atividades esportivas elaboradas e monitoradas pelos estudantes da própria Etec.

“Os participantes foram divididos em grupos e realizaram atividades de atletismo, vivenciando, assim, algumas situações que são pertinentes à modalidade. Em um segundo momento, também divididos em grupos, os jovens passaram por estações recreativas nos nossos laboratórios, entre elas: boxe, artes marciais e esportes coletivos, como basquete, vôlei e tênis”, apresentou Valéria Reis, formada em Educação Física e coordenadora de curso da Etec de Esporte.

Washington Luís, estudante do primeiro módulo da Etec, esteve no grupo que desenvolveu a atividade para o Festival e disse: “Hoje foi a primeira vez que criamos um circuito de atividades para tantos alunos e em conjunto. Parece que os professores gostaram bastante e os alunos também”.

Para Fabricio Davi, integrante do projeto Toque de Letras, participar do Festival foi prazeroso: “Gostei de ter vindo aqui hoje, praticar outros esportes além do futebol. Adorei a corrida, porque foi um momento em que me soltei e relaxei”.

O público convidado para a oitava edição do Festival de Esportes eram jovens do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Isso porque a proposta também foi incentivá-los a se inscrever no Vestibulinho, exame de seleção para o curso Técnico em Esportes.

“Hoje os jovens puderam experimentar algumas práticas esportivas, conhecer mais sobre a Etec, o Vestibulinho e como se faz para se inscrever. Quem se interessar poderá nos procurar no Galpão de Cultura e Cidadania, no Jardim Lapenna, para auxiliarmos nesse momento da inscrição”, relatou Marcelo Ribeiro, gestor de espaços da Fundação.

O professor de Física Felipe Medeiros Graça, da EE Pedro Moreira Matos, destacou a importância da participação de seus alunos no Festival: “Possibilitar atividades fora da sala de aula contribui para que os estudantes aumentem suas perspectivas de vida”.

Segundo Junior Favaro Crema, assistente técnico de direção da Etec de Esportes, o evento possibilitou uma troca de experiências. “Nós achamos essa experiência muito boa, porque podemos proporcionar para nossos alunos uma vivência da prática das atividades que eles aprendem na teoria”, afirmou.

Como resultado desta edição do Festival de Esportes, dois jovens se inscreveram para prestar o Vestibulinho. E muitos puderam, pela primeira vez, visitar a Etec de Esportes, como a estudante Gabriela dos Santos de Almeida, do 1º ano do Ensino Médio da EE Pedro Moreia Matos, que contou: “Vim por curiosidade, para conhecer, nunca tinha estado aqui na Etec. Achei um espaço legal, ainda mais por ser gratuito. É uma oportunidade pra gente”.