Um Passe para a Arte e Clube Escola finalizam ano com dança, churrasco e jogo

13 de janeiro de 2014

Um sarau no Galpão de Cultura e Cidadania, no Jd. Lapenna, e o 4º Encontro Amigos do CDC, no CDC Tide Setubal, encerraram, no sábado, 7 de dezembro, as atividades de 2013 do Um Passe para a Arte e do Programa Clube Escola. Executadas pela Fundação Tide Setubal, as iniciativas oferecem cultura, esporte e cidadania para crianças, adolescentes e jovens. O Clube Escola somou 23.383 atendimentos no ano, no CDC, para 469 inscritos, incluindo Clube Escola e Um Passe para a Arte. Outros 192 foram beneficiados pelo Um Passe para a Arte no Galpão.

Pela manhã, os alunos do Um Passe para a Arte participaram no Galpão do sarau “Um passe para a arte, e para a arte ArteCultura: sol e chuva na cidade sertão”. A seção “Cadências e compassos de danças brasileiras” levou as apresentações de dança afro, jongo, maculelê, frevo, além de puxada de rede e de capoeira. Vestidos com roupas típicas e coloridas, meninos e meninas mostraram a mães, pais, parentes e amigos as manifestações culturais que aprenderam no ano. O batismo da capoeira, modalidade oferecida no Galpão, ocorreu no sábado anterior, 30 de novembro.

Em seguida, o grupo tomou lanche e seguiu de ônibus do Galpão para o Clube Escola Curuçá, para usufruir de piscinas e tobogãs. Por fim, rumou para um churrasco e rodadas de brincadeiras no CDC Tide Setubal. Lá, a partir das 13h, teve início o 4º Encontro Amigos do CDC, com integrantes do Clube Escola. “O objetivo hoje é de confraternização e de diversão entre frequentadores e familiares. Quem veio prestigiar já passou pelo CDC, gosta desse espaço e tem uma relação com ele”, relata Marcelo Ribeiro, gestor do CDC e do Galpão.

As atividades no clube começaram com uma apresentação de dança de alunos do 3º. e 5º. anos da EMEF Alm. Pedro de Frontin. “A integração com essa escola ao longo do ano proporcionou uma boa adesão das meninas, que antes não praticavam os outros esportes e passaram a usar mais o espaço”, conta Marcelo. A seguir, foi a vez da ginástica artística e do campeonato de xadrez. Enquanto isso, uma exposição de máscaras e esculturas com garrafas pet, jornal, gesso e papel mostrou o que os alunos criaram nas aulas de desenho e arte. Paralelamente, na quadra e no campo, aconteceram amistosos de handebol e futebol, dos quais adolescentes e jovens do Jd. Lapenna também participaram, logo após o churrasco.

Resultados e perspectivas

Quanto aos principais resultados do ano, Marcelo aponta a existência de uma parcela de adolescentes já bem adaptados ao CDC, organizando os times, pensando as atividades e apitando os jogos. “Esses já são ‘cria da casa’. E cada vez há menos discussões; estão conversando mais entre eles e chegando a consensos.”. O grupo de vôlei, por exemplo, passou a treinar, espontaneamente, em outros espaços públicos de São Miguel, como CEUs e clubes. “Com nossos passeios, também estreitamos laços com outros equipamentos, como o Clube Escola Curuçá, onde o pessoal do Lapenna foi nadar hoje”. Outro destaque foi a participação no torneio de xadrez no Alphaville Tênis Clube, em outubro. “A equipe do CDC ficou em terceiro lugar, e os nossos jovens também ganharam medalhas individuais, competindo em categorias por idade”, aponta.

Na avaliação do gestor, entre os principais desafios para 2014 estão o aumento da integração do clube com a EMEF Alm. Pedro de Frontin, mesclando o atendimento à escola e à comunidade em geral, e da consolidação desses espaços na região.

Opiniões dos beneficiados

“Estou no meu terceiro ano seguido no Galpão. Participo do Espaço Jovem e da capoeira. E também fiz parte do Vaga Lume. A gente também usa o computador e aprende coisas. Acho que é bom para a nossa educação. E tudo isso tira a gente da rua, de não fazer nada.” – Larissa de Souza Santos, 13 anos, do Jd. Lapenna, aluna do 6º. ano da E.E. Prof. Pedro Moreira Matos, que se apresentou no frevo

“Por aqui não tem diversão, e com a capoeira meu neto se diverte. O professor chama e ele vai. Nunca falta à aula. Aqui, poderia ter até mais atividades ainda, porque os jovens voltam da escola e ficam soltos na bagunça”. – Marilene da Costa, 60 anos, dona de casa, moradora do Jd. Lapenna, avó de Davi de Souza, de 15 anos

“São ótimas essas atividades porque incentivam as crianças a fazerem algo, em vez de ficarem paradas em casa ou só na rua. Elas ocupam o tempo e aprendem sobre cultura e coisas boas, enquanto na rua só tem coisa ruim.” – Vicente Nascimento da Silva, 38 anos, assistente de prevenção de perdas de supermercado, morador do Jd. Lapenna, pai de Valéria da Silva, 13 anos, que se apresentou no jongo