Jovens do grupo de teatro do Arteculturação encerram primeiro semestre com apresentação da peça O sonho de Sophia

1 de agosto de 2014
A turma do curso de teatro do Arteculturação encerrou o primeiro semestre do  Módulo Teatro para Iniciantes com a apresentação da peça O sonho de Sophia. A narrativa, escrita pelos próprios jovens, conta a história de Sophia, uma menina que foi adotada no período da Ditadura Militar em condições suspeitas. Durante a apresentação, o público foi convidado a passar pelos corredores do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) e todos eram tratados como suspeitos. Os atores desdobram-se para explicar a história que transita entre o sonho e a realidade e planejam um desfecho diferenciado para a história de Sophia.

A direção da peça  é do educador Marcos Gomes, orientador do curso,no Clube da Comunidade desde 2011. Ele explica que o processo de criação do texto foi coletivo, como o grupo sempre faz. “Todos trazem temas e questões para o grupo e, por meio de muito debate, chegamos a um consenso sobre o tema mais pertinente para o momento. Depois de escolher o tema, fazemos uma pesquisa histórica de depoimentos da época, assistimos filmes, peças e assim vamos desenvolvendo o texto”.

O grupo escolheu a ditadura militar por dois motivos: alguns jovens não conheciam muito sobre esse período da história do Brasil, mas demonstraram grande interesse pelo tema, e pelo grande destaque dado pela mídia no mês de abril, quando o golpe militar completou 50 anos.

Breno Mazer, 18 anos, um dos integrantes do grupo, já atuou em três peças no CDC. “A experiência de atuar é mágica, ela permite experimentar coisas diferentes, vivenciar cotidiano diferentes. Nós sempre montamos os textos juntos e temos um ótimo diretor, sempre disposto a nos ajudar a aperfeiçoar nossa atuação.Isso nos incentiva a continuar no grupo”, destaca.

No grupo desde 2012, Vitor Dinis destaca o trabalho coletivo. “Toda a peça foi desenvolvida em conjunto, o Marcos, nosso orientador nos deixa bem à vontade para dar opinião, escrever, montar as cenas, isso nos auxilia a melhorar nosso desenvolvimento no teatro”.

Além das 6 apresentações no CDC Tide Setubal, os alunos levaram O Sonho de Sophia para o Sarau de abertura do MAP (Movimento Aliança da Praça) e para Curso de Orientação para Elaboração de Projetos. No segundo semestre, a turma continua com suas atividades. “A vivência coletiva da criação artística permite a ampliação do repertório cultural e social dos alunos, por isso continuaremos com essa ideia de construir toda a peça juntos”, informa Marcos.

Para os interessados, as inscrições para o Curso de Teatro para Iniciantes estão abertas. As aulas começam no dia 14 de agosto e as oficinas acontecem duas vezes por semana de terça e quinta-feira das 14hs às 17hs. Podem se inscrever jovens a partir de 13 anos, o limite é de 20 alunos por turma, porém é necessário fazer a inscrição com antecedência com a Larissa, no CDC que fica na Rua Mario Dallari, 170 .