Nova série do Canal Enfrente propõe o diálogo entre os polos
Por Daniel Cerqueira O desafio de conversar com o diferente, ouvir suas opiniões, trocar ideias ou até chegar a pontos em comum tem demonstrado ser algo fundamental em qualquer sociedade que busque aperfeiçoar a sua democracia. Por isso, a série Diálogos Possíveis, nova produção da Fundação Tide Setubal feita em parceria com o […]
Por Daniel Cerqueira
O desafio de conversar com o diferente, ouvir suas opiniões, trocar ideias ou até chegar a pontos em comum tem demonstrado ser algo fundamental em qualquer sociedade que busque aperfeiçoar a sua democracia. Por isso, a série Diálogos Possíveis, nova produção da Fundação Tide Setubal feita em parceria com o Despolarize, no Canal Enfrente, traz novamente a reflexão sobre a relação com quem tem opiniões opostas às nossas.
A temporada anterior da série, ainda com o nome Despolarize e em formato ficcional, levantou questões como estereótipos e generalizações, suposições polarizantes, vieses cognitivos e ataque a necessidades fundamentais. Agora a proposta é colocar para conversar quem defende posições bem contraditórias.
“Nesse momento, convidamos representantes do campo político, influenciadores e eleitores para pensar o que normalmente trava a conversa, quais rótulos damos e quais rótulos recebemos e de que forma isso influencia nos debates públicos”, destaca Fernanda Nobre, gerente de comunicação da Fundação Tide Setubal.
O projeto quer impactar e mobilizar por meio da conexão e da empatia para que as pessoas se identifiquem com os desafios das práticas de diálogo, mostrando a dificuldade em conversar com pessoas que pensam diferente. A série contará com três episódios e cada um deles terá participações de três convidados.
Maísa Diniz, coordenadora do Despolarize, ressalta a importância de humanizar a política, bem como as consequências positivas para o país caso mais gente alcance essa importante ferramenta democrática. “Quando a gente conversa e desenvolve habilidades de negociação, a gente se conecta com maior qualidade, com pluralidade e com o fortalecimento das instituições democráticas.”
Diálogos possíveis
O primeiro episódio da série estreou no Enfrente, canal da Fundação Tide Setubal no YouTube, em 23 de novembro. Os outros dois episódios serão disponibilizados semanalmente.
Gravados em outubro no Condô Cultural, os episódios têm participações de Isa Penna, Tabata Amaral, Fernando Holiday, Marina Person, Pastor Pedrão, Juliana Souza, Luiza Pessoa, Julia Machado e Rafael Maretti.
Maísa faz questão de lembrar de que “não foram discutidos temas políticos específicos. A proposta principal é a conversa, envolver os principais atores da polarização para chegar tanto nas pessoas que já se identificam com eles como quem nunca pensou em como a polarização os afeta.”
Assista ao teaser da série Diálogos Possíveis
Sobre o Despolarize
O Despolarize é uma iniciativa criada no Politize e busca combater a polarização no Brasil e promover uma cultura de diálogo para melhorar o ambiente democrático no Brasil por meio de mudanças de comportamento.
Fundado em 2019 e inspirado em iniciativas estrangeiras como ReconSIliemoNOS, da Colômbia, Essential Partners e Braver Angels, dos EUA, é a primeira organização brasileira voltada a integrar conhecimentos e ações de campos como ciência política, negociação de conflito, ciências comportamentais e mobilização social para influenciar mudança de comportamento político.
Assista aos episódios no Enfrente. Confira também novidades nos canais da Fundação Tide Setubal no Facebook, Instagram e LinkedIn.