• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Logo da Fundação Tide Setubal. A imagem ilustra a página sobre metodologias da Fundação Tide Setubal.
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Democracia e Cidadania Ativa
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
    • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Comunicação > Notícias

O que os desertos de notícias mostram sobre o acesso à informação no Brasil?

Saiba como o acesso à informação e o apoio a veículos regionais ajudam a fortalecer a democracia e a cidadania ativa

Imagem de dois homens em frente a uma banca de jornal. Eles leem as capas de jornais veiculados no dia em questão. A imagem foi escolhida para ilustrar a nota sobre acesso à informação. Imagem de dois homens em frente a uma banca de jornal. Eles leem as capas de jornais veiculados no dia em questão. A imagem foi escolhida para ilustrar a nota sobre acesso à informação.

Primeiro, vamos a uma boa notícia: o número de cidades com pelo menos um veículo jornalístico no Brasil aumentou.

De acordo com a sexta edição do Atlas da Notícia, censo de autoria do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), 51,3% dos municípios brasileiros tiveram ao menos um veículo mapeado. Esse número, que totaliza 2.858 cidades e 176,3 milhões de pessoas com acesso a informações sobre as suas próprias cidades, representa redução de 8,6% no total de desertos de notícias. Esse é o menor patamar desde a primeira edição do levantamento.

Todavia, nem tudo são flores. Para se ter uma ideia, 48,7% dos municípios – ou seja, 2.712 – estão sem jornais ou sites sobre os seus respectivos cotidianos. Ainda de acordo com o Atlas da Notícia, esse patamar equivale a 26,7 milhões de pessoas sem notícias sobre os lugares onde vivem, segundo dados demográficos com base no Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mesmo com os dados inegavelmente preocupantes sobre acesso à informação, pode-se notar o papel de veículos independentes e comunitários para, ao menos, mitigar esse cenário. O mesmo levantamento identificou que 5.245 veículos digitais e 4.836 rádios estão em funcionamento no país. Ou seja, o somatório dos dois meios abrange 70% do total de veículos dentro do Atlas da Notícia.

Acesso à informação = democracia mais forte

Nesse sentido, falar sobre acesso à informação equivale ao debate sobre fortalecer a democracia. Essa lógica dialoga com o entendimento de Bianca Santana, doutora em ciência da informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), e militante da UNEAfro Brasil.

Bianca, que é também autora da biografia Continuo Preta: A Vida de Sueli Carneiro e do livro Quando Me Descobri Negra, considera que as liberdades de expressão e de imprensa são pilares para a garantia e conquista de outros direitos.

“Sem liberdade de expressão não há nenhuma possibilidade de as pessoas se organizarem politicamente. Sem liberdade de imprensa, o poder não é questionado e fiscalizado – denúncias não são possíveis. Não é à toa que governos autoritários atacam as liberdades de expressão e de imprensa, pois ali são menos questionados. E, com isso, não há democracia”, pondera.

O combate à desinformação

Outra dimensão quando se fala em fortalecimento da democracia e acesso à informação compreende o combate a mentiras propositalmente disseminadas – desinformação, em resumo.

Para se ter uma ideia, de acordo com levantamento da Poynter Institute veiculado em 2022, quatro a cada brasileiros relataram receber conteúdo falso diariamente. Esse patamar torna-se mais emblemático sobre o receio de cair em fake news ou que isso aconteça com parentes: o percentual sobe para 65% nesse caso.

O combate à desinformação é um ponto de destaque para Magali Cunha, doutora em Ciências da Comunicação, pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (Iser). Magali é também editora-geral do Coletivo Bereia, agência de checagem de fatos voltada à análise de conteúdos veiculados de mídias religiosas e em redes sociais que abordem conteúdos sobre religiões.

De acordo com a editora-geral do Coletivo Bereia, o combate a mentiras passa por fatores além da razão propriamente dita. Ou seja, é necessário também considerar como sentimentos podem ser aliados nesse sentido. “Ao oferecer um conteúdo, é necessário oferecer um que respeite o que afeta as pessoas. A linguagem deve ser ao mesmo tempo jornalística e respeitosa com a questão religiosa que perpassa o universo naquele público. É um desafio muito grande para lidar com sentimentos e afetos.”

Fortalecer a atuação de comunicadores das periferias

Assim como o fortalecimento da democracia passa pelo acesso à informação, é fundamental apoiar o trabalho de coletivos comunicacionais das periferias de todo o Brasil.

Esse é o objetivo da websérie Ancestrais do Futuro, iniciativa da Fundação Tide Setubal que visa mostrar as dinâmicas diversas da mobilização das juventudes brasileiras em seus respectivos territórios. As duas temporadas da série foram compostas por episódios produzidos por coletivos audiovisuais atuantes em diversas periferias Brasil adentro.

Confira a seguir a primeira temporada. Os episódios tiveram como ponto de partida as múltiplas e variadas estratégias de mobilização das juventudes para transformar a realidade sociopolítica e cultural dos seus territórios.

Já a segunda temporada teve como premissa o sonho coletivo e os seus desdobramentos quando o assunto é a construção de sociedades pautadas pela equidade e pela justiça.

Acompanhe mais novidades no site e no Instagram da Fundação Tide Setubal.

Saiba mais

+ Leia a entrevista de Bianca Santana

+ Confira a ntrevista de Magali Cunha

+ Acesse a entrevista de M.M. Izidoro

+ Leia a entrevista de Tayguara Ribeiro

+ Entrevista de Tukumã Pataxó

Texto: Amauri Eugênio Jr. / Foto: Fabrizio Neitzke / Flickr

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Palavras Chaves

  • Acesso à informação
  • Ancestrais do Futuro
  • Atlas da Notícia
  • Bianca Santana
  • Magali Cunha
  • Projor

Você também pode gostar

A imagem mostra um protesto na COP28 contra a perspectiva e o protagonismo do Norte Global no debate sobre mudanças climáticas. A imagem mostra um protesto na COP28 contra a perspectiva e o protagonismo do Norte Global no debate sobre mudanças climáticas.
COMUNICAçãO

Como os debates sobre racismo ambiental vão para além da COP28?

De Fundação Setubal 14 de dezembro de 2023

Imagem de Cristiano Rodrigues. Ele é um homem negro e tem barba. Ele usa óculos de armação redonda na cor preta, um terno azul com tonalidade escura e uma camiseta na cor preta. Ele está sentado em uma poltrona e à frente de uma estante com livros. Imagem de Cristiano Rodrigues. Ele é um homem negro e tem barba. Ele usa óculos de armação redonda na cor preta, um terno azul com tonalidade escura e uma camiseta na cor preta. Ele está sentado em uma poltrona e à frente de uma estante com livros.
COMUNICAçãO

Sem indicadores e monitoramento do efeito de políticas transversais, é difícil entender como o orçamento alcança as populações negras – Entrevista com Cristiano Rodrigues

De Fundação Setubal 16 de abril de 2025

Imagem do curta-metragem "O Sonho Periférico", da segunda temporada. A imagem mostra dois jovens - um usa bermuda branca e o outro, na cor preta. Eles olham para um tênis flutuando no céu, com um ponto de interrogação no lugar do logo, para representar a relação entre periferias e consumo. A imagem foi escolhida para ilustrar a reportagem sobre a temporada 3 de Ancestrais do Futuro. Imagem do curta-metragem "O Sonho Periférico", da segunda temporada. A imagem mostra dois jovens - um usa bermuda branca e o outro, na cor preta. Eles olham para um tênis flutuando no céu, com um ponto de interrogação no lugar do logo, para representar a relação entre periferias e consumo. A imagem foi escolhida para ilustrar a reportagem sobre a temporada 3 de Ancestrais do Futuro.
COMUNICAçãO

Temporada 3 da websérie Ancestrais do Futuro propõe narrativas autênticas e empoderamento e resgate da memória

De Fundação Setubal 31 de agosto de 2023

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies