Diversidade e Inclusão no caminho das transformações organizacionais
Diversidade e inclusão são temas centrais na agenda de muitas organizações que buscam fomentar um ambiente mais justo e igualitário. A Fundação Tide Setubal e suas organizações parceiras e fornecedora têm se destacado nesse contexto por meio de suas práticas e políticas efetivas que visam integrar a diversidade em seus cotidianos.
Diversidade e inclusão são temas centrais na agenda de muitas organizações que buscam fomentar um ambiente mais justo e igualitário. A Fundação Tide Setubal e suas organizações parceiras e fornecedoras, como a Quality Associados e o escritório SBSA Advogados, têm se destacado nesse contexto por meio de suas práticas e políticas efetivas que visam integrar a diversidade em seus cotidianos.
Desde o lançamento da Política de Diversidade e Inclusão da Fundação, em 2021, tem sido possível demonstrar que a adoção de medidas inclusivas é não apenas uma responsabilidade social. Logo, trata-se também de um fator que impulsiona o desenvolvimento sustentável e o sucesso organizacional.
Construindo referências
A Fundação Tide Setubal tem a diversidade como um de seus valores fundamentais. Desde 2020, com a criação do Comitê de Diversidade e Inclusão, desenvolveu a sua própria Política de Diversidade e Inclusão para reforçar essa lógica. Mais do que ser um guia, o documento tem como objetivo estimular o combate, em todos os níveis operacionais e organizacionais, todas as formas de discriminação e preconceito. Essa política foi construída com a participação ativa das pessoas colaboradoras atuantes em diferentes níveis hierárquicos.
Mirene Rodrigues, gerente da área de Desenvolvimento Organizacional da Fundação, explica a razão de ser e a abrangência do documento. “A Política de Diversidade e Inclusão deve ser pensada internamente nas organizações de forma a contemplar o grupo de pessoas colaboradoras. Todavia, isso vale também para assumir esse mesmo compromisso com fornecedores e prestadores de serviços”.
Assim sendo, a política da Fundação Tide Setubal vai além das portas da instituição. Isso porque o material visa promover a inclusão em todas as áreas de atuação, desde a gestão de pessoas até a elaboração dos contratos firmados e a infraestrutura física.
O documento elaborado pelo comitê estabelece 15 compromissos para promover diversidade e inclusão em todos os âmbitos. Esses tópicos incluem a promoção da equidade de gênero e raça, a inclusão de pessoas LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência em sua estrutura organizacional. Além disso, promove também ações voltadas à conscientização sobre opressão estrutural e inclusão de pessoas imigrantes e refugiadas.
Nesse sentido, um dos atributos que norteiam a Política de Diversidade e Inclusão da Fundação Tide Setubal abrange o fato de que empresas prestadoras de serviços e fornecedoras deverão se adequar aos valores que norteiam o documento e o trabalho do Comitê de Diversidade e Inclusão.
Quality Associados: igualdade e representação
Uma das fornecedoras parceiras da Fundação Tide Setubal na trilha de diversidade e inclusão, que fez as atividades formativas desenvolvidas pelo comitê, é a Quality Associados. O escritório atua desde 1998 prestando serviços nas áreas de consultoria e assessoria contábil, tributária, trabalhista, administrativa e financeira. Desse modo, presta serviços administrativos especializados no atendimento de organizações do terceiro setor e educacionais do Brasil.
Durante os seus 25 anos de atuação, a empresa tem se consolidado como um exemplo de inclusão e diversidade, ao ter compromisso firme com a igualdade e o respeito. Nesse sentido, 70% da equipe atual é composta por mulheres, sendo que 80% dos cargos de gestão são ocupados por elas. Além disso, mais de 40% das pessoas que compõem a equipe da Quality são negras, ampliando também a diversidade racial.
Todavia, a inclusão vai além dos números. “Estamos comprometidos em criar um ambiente onde todas as pessoas se sintam valorizadas, respeitadas e capacitadas a contribuir plenamente”, afirma Verônica Paganatto, diretora operacional e sócia da Quality.
A política de diversidade da Quality Associados inclui o desenvolvimento de programas que garantem a igualdade de oportunidades, recrutamento e retenção de talentos diversos. Idem iniciativas de educação e conscientização sobre questões relacionadas à diversidade. “A empresa acredita que oportunidades podem mudar rumos e escrever grandes histórias, e que a inclusão deve ser uma prática constante”, reforça Verônica.
Liderança inclusiva
Outro parceiro da Fundação, o escritório SBSA Advogados, tem se destacado por intermédio de suas práticas de diversidade e inclusão, sendo reconhecido pela publicação Análise Advocacia Diversidade e Inclusão, de 2021.
“Em nosso escritório não há teto de vidro. As mulheres compõem a maioria no quadro de sócios, no quadro técnico jurídico e no comitê gestor, e lideram áreas importantes de nossa prática jurídica”, comenta Eduardo Szazi, sócio do escritório. Além disso, ao considerar-se a conciliação entre maternidade e carreira, E como a maternidade é motivo de alegria, o escritório oferece arranjos de home office, seguro saúde e auxílio creche para apoiar as advogadas mães.
Além disso, a SBSA Advogados oferece licença paternidade estendida e arranjos especiais de trabalho para pais, demonstrando compromisso com a igualdade de gênero que vai além das práticas tradicionais. A inclusão é uma prioridade e o escritório busca continuamente melhorar suas políticas para garantir um ambiente de trabalho diverso e inclusivo.
O futuro da inclusão organizacional
A adoção de políticas de diversidade e inclusão, como demonstrado pela Fundação Tide Setubal, Quality Associados e SBSA Advogados, é essencial para construir um ambiente de trabalho mais justo e equitativo. Essas organizações mostram que a inclusão é um processo contínuo que requer comprometimento e ação em todos os níveis organizacionais.
Ao promover diversidade e inclusão, essas organizações não apenas combatem a discriminação, mas também criam um ambiente onde todos os colaboradores podem prosperar.
Ao olhar para o futuro, é imperativo que mais organizações sigam o exemplo dessas instituições. Ou seja, é necessária a adoção de práticas inclusivas que promovam a diversidade em todos os aspectos de suas operações, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial.
Episódio Qual é o seu papel na luta em favor da equidade?, da série Caminhos: Trilhas Coletivas pela Equidade Racial
Saiba mais
Baixe a Política de Diversidade e Inclusão da Fundação Tide Setubal. Por fim, conheça também o trabalho do Canal de Acolhimento, criado também pelo Comitê de Diversidade e Inclusão.
Por Daniel Cerqueira / Foto: @wocintech / Pexels