Lançamento da temporada 4 da websérie ‘Ancestrais do Futuro’ acontecerá durante sessão ao vivo

Fomento a agentes e causas

1 de outubro de 2024

Com o mote Iniciativas para adiar o fim do mundo, temporada 4 da websérie Ancestrais do Futuro terá lançamento presencial em 15 de outubro, no Itaú Cultural, em São Paulo; inscrições para o evento estão abertas

Mostrar perspectivas diversas para combater os efeitos cada vez mais severos das mudanças climáticas nas periferias Brasil adentro e mostrar caminhos para construir realidades pautadas pela justiça social e respeito ao meio ambiente são temas centrais na temporada 4 da websérie Ancestrais do Futuro.

A próxima fase da websérie, um projeto da Fundação Tide Setubal, terá lançamento em 15 de outubro, às 14h, no Itaú Cultural, em São Paulo (SP). O projeto terá o mote Iniciativas para adiar o fim do mundo. Desse modo, a inegável inspiração é o ambientalista, filósofo, poeta e imortal Ailton Krenak, a partir de reflexões sobre o tema como a seguinte:

“A nossa mãe, a Terra nos dá de graça o oxigênio, nos põe para dormir, nos desperta de manhã com o sol, deixa os pássaros cantar, as correntezas e as brisas se mover, cria esse mundo maravilhoso para compartilhar, e o que a gente faz com ele? O que estamos vivendo pode ser obra de uma mãe amorosa que decidiu fazer o filho calar a boca ao menos por um instante não porque não goste dele, mas por querer lhe ensinar alguma coisa.”

Desse modo, as perguntas a seguir guiam o mote da temporada:

1. Estamos diante de uma crise ou de um colapso?;
  2. O fim começará por algum lugar?;
  3. O que somos capazes de fazer para nos adaptar?;
  4. O que precisamos mudar?.

Sobre os curtas-metragens

A temporada 4 da websérie Ancestrais do Futuro terá, a partir das perguntas e provocações sobre iniciativas para adiar o fim do mundo, cinco curtas-metragens. Cada um deles terá produção de coletivas audiovisuais que participaram, por meio de carta-convite, de encontros formativos que compuseram o Lab Enfrente. Esse laboratório audiovisual contou com aulas de profissionais de referência no audiovisual sobre temas como roteiro, fotografia, edição, pós-produção e montagem, entre outros.

Nesse sentido, ao participarem de tais atividades após terem recebido convites por meio de carta-convite, as coletivas apresentaram projetos de curtas-metragens e os submeteram a um processo seletivo. Os cinco projetos escolhidos tornaram-se, então, os curtas-metragens que irão compor esta temporada. E, desse modo, cada coletiva tornou-se elegível para concorrer ao fomento de R$ 20 mil para desenvolvê-los e distribuí-los. A saber, as coletivas são:

1. Bora Fazer Filmes (MT);
  2. Cine Kafuné (RS);
  3. Coquevídeo (PE);
  4. Gueto Hub (PA);
  5. Núcleo Aota (SP).

Salve na agenda

A estreia da temporada 4 da websérie Ancestrais do Futuro, cujo evento acontecerá em 15 de outubro, às 14h, no Itaú Cultural (avenida Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo). Para assistir aos episódios em primeira mão, você poderá inscrever-se nesta página.