fbpx
Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial

Desenvolvimento Territorial

Projetos para estimular melhorias nas condições gerais de um determinado território e na qualidade de vida da população precisam considerar a integração e a coordenação de ações em frentes diversas. Desse modo, o desenvolvimento territorial considera que transformações estruturais e contínuas em prol do desenvolvimento territorial precisam ter caráter multidisciplinar.

Assim sendo, o desenvolvimento territorial leva em consideração o fato de que iniciativas setoriais dispersas, mesmo com bons projetos de uma determinada área, não conseguem, sozinhas, reverter a lógica de segregação e apoiar a evolução das periferias urbanas.

Ao considerar-se o trabalho da Fundação Tide Setubal no apoio às periferias urbanas, uma diretriz nesse sentido objetiva reconhecer que reconhecer o território como sujeito e valorizar a sua identidade. Essa mesma lógica considera também a sua capacidade de criação e inovação e formular projetos específicos para superar tais dificuldades.

Nesse sentido, um exemplo consiste na atuação da área de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo. Por meio do Galpão ZL, equipamento cuja gestão ocorre por meio de compartilhamento entre a Fundação e a Nova Sociedade de Amigos do Jardim Lapenna, oferece-se uma série de atividades nas áreas de educação, cultura, esporte e empreendedorismo.

Logo, o propósito é contribuir com o crescimento pessoal dos moradores, investindo na sua formação, na geração de renda e na criação de laços potentes para o desenvolvimento do bairro. Essa lógica direciona o desenvolvimento territorial em três âmbitos:

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.