O resumo da publicação Soluções de Esgotamento Sanitário em Favelas e Comunidades Urbanas – Informações territoriais, tipologias e estratégias de abordagem apresenta, a partir da experiência da Fundação Tide Setubal no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo, sistematizar as características e fatores das áreas urbanas precárias relevantes para o planejamento de soluções viáveis e efetivas de esgotamento sanitário.
Com coprodução de Iniciativa Saneamento Inclusivo e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o material tem como objetivo final fortalecer os instrumentos necessários para melhorar o saneamento básico em assentamentos precários urbanos. Neste caso, trata-se da versão com dados e informações apresentados de modo sintético.
Desse modo, propõe-se uma tipologia de assentamentos precários voltada para a implementação de soluções de esgotamento sanitário. Essa abordagem visa, então, destacar aspectos determinantes que direcionam para resoluções assertivas para essas realidades.
Como colocar em prática soluções de esgotamento sanitário?
A publicação Soluções de Esgotamento Sanitário em Favelas e Comunidades Urbanas – Informações territoriais, tipologias e estratégias de abordagem organiza em quatro seções o panorama referente a ações com foco no saneamento básico. Nesse sentido, os segmentos abrangem:
- Apresentação, com contextualização geral do estudo e descrição da construção lógica da publicação;
- Revisão bibliográfica sobre o urbano precário no Brasil e sua relação com o saneamento, em especial com o esgotamento sanitário;
- Conjunto de fatores e componentes dos assentamentos urbanos precários que influencia a escolha, viabilidade e complexidade das soluções de esgotamento sanitário;
- Proposição de tipologia dos assentamentos urbanos precários voltada às soluções de saneamento, em especial o esgotamento sanitário.
A partir desses quatro segmentos, a publicação propõe-se a apresentar metodologia para definir a viabilidade das soluções de saneamento para assentamentos urbanos precários. Essa lógica vale para, enfim, identificar os fatores mais críticos para a realização das intervenções.
Da teoria à prática
Por fim, baixe o resumo da publicação Soluções de Esgotamento Sanitário em Favelas e Comunidades Urbanas – Informações territoriais, tipologias e estratégias de abordagem no nosso site.
