• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Fundação Tide Setubal
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Democracia e Cidadania Ativa
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Saúde Mental e Territórios Periféricos
    • Articulação de Políticas Públicas e Práticas Intersetoriais
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos – Segunda Edição
      • Edital Territórios Clínicos – Terceira Edição
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
  • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
      • Temporada 8
      • Temporada 9
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas (temporada 1)
    • Podcast Escute as Mais Velhas (temporada 2)
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Plataforma Ancestralidades > Notícias

Confira o resultado do Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2026

Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2026 premia projetos voltados à arte e educação integral em perspectiva com saberes afrodiaspóricos. Confira os projetos selecionados

3 de novembro de 2026
Imagem de uma mulher negra em uma biblioteca. Ela tem cabelos cacheados, usa uma camiseta branca e faz anotações em um caderno sobre uma mesa repleta de livros. Ela está à frente de uma estante com outros livros. A foto ilustra a nota sobre o resultado do Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2026. Imagem de uma mulher negra em uma biblioteca. Ela tem cabelos cacheados, usa uma camiseta branca e faz anotações em um caderno sobre uma mesa repleta de livros. Ela está à frente de uma estante com outros livros. A foto ilustra a nota sobre o resultado do Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2026.
Foto: Tima Miroshnichenko / Pexels

O Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2026 já tem definidas as 12 pesquisas que fazem parte do rol de premiação.

Com o mote temático Arte e Cultura na Educação Integral em Perspectivas com Saberes Afrodiaspóricos e Indígenas, a iniciativa da Plataforma Ancestralidades, de Fundação Tide Setubal e Itaú Cultural, tem como foco – e razão de ser – fomentar e reconhecer projetos voltados à promoção de perspectivas plurais, inclusivas e democráticas na construção de saberes.

O processo de seleção considerou, então, projetos que se encaixaram em um dos quatro eixos temáticos dentro das categorias de Pesquisa e Estudos Concluídos e Pesquisa e Estudos em Andamento. Confira as subdivisões a seguir: 

  • Expressões Artísticas e Linguagens;
  • Identidade, Memória e Patrimônio;
  • Diversidade e Direitos Humanos;
  • Sustentabilidade e Território.

Desse modo, cada pesquisadora e pesquisador responsável inscrita na categoria Pesquisa e Estudos Concluídos receberá R$ 18 mil. Já quem se inscreveu em Pesquisa e Estudos em Andamento contará com R$ 12 mil.

Radiografia das inscrições

Os 12 projetos selecionados Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2026 fazem parte de grupo composto por 400 inscrições de todas as regiões do país. A título de comparação, esse número representa o crescimento de 48% na submissão de projetos, uma vez que a segunda edição do edital contou com 298 propostas enviadas.

Outros aspectos emblemáticos passam pela composição demográfica do grupo de pesquisadoras e pesquisadores cujos projetos foram selecionados.

Em âmbito racial, dez pessoas são autodeclaradas negras, em conformidade com a classificação étnico-racial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre esse grupo, sete são pardas e três, pretas.

Quando se considera o gênero, oito pessoas selecionadas são mulheres e quatro, homens. Vale destacar que quatro integrantes se declararam mães ou responsáveis legais por menores de 18 anos. Ainda, uma pessoa declarou também ter algum tipo de deficiência.

No que diz respeito à faixa etária, quatro pessoas selecionadas têm entre 30 e 34 anos, ao passo que seis têm entre 35 e 44. Ainda, duas têm idade entre 45 e 49 anos.

Outro ponto a se considerar passa pela segmentação geográfica. Cinco pessoas pesquisadoras são da região Sudeste; quatro, do Nordeste; duas estão na região Sul e uma, no Norte. Confira a distribuição estadual:

  • Bahia: 3;
  • Ceará: 1;
  • Minas Gerais: 2;
  • Pará: 1;
  • Rio de Janeiro: 1;
  • Rio Grande do Sul: 1;
  • Santa Catarina: 1;
  • São Paulo: 2.
     

Em âmbito temático, 11 projetos estão inseridos na área de conhecimento relativa a pesquisas em Educação e um, em Artes e Humanidades.

Além disso, oito pesquisas estão em andamento e quatro foram concluídas, ao passo que dez pessoas selecionadas estão em universidades públicas e outras duas, em instituições privadas. 

Outro ponto passa pelo vínculo institucional: 11 pessoas têm vínculos com universidades e uma tem com coletivos acadêmicos.

Os projetos selecionados no Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2026

Confira a seguir, em ordem alfabética, as 12 pesquisas selecionadas no Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2026 nas categorias de Pesquisa e Estudos Concluídos e Pesquisas e Estudos em Andamento:
 

Pesquisa e Estudos Concluídos

  • Alan Alves Brito (Porto Alegre-RS): Cosmologias e cosmopolíticas afropindorâmicas: relações céu-terra para a educação antirracista das ciências e das artes na Améfrica;
  • Fernanda Gonçalves Lima (Porto Seguro/BA): Literatura Pindorâmica: caminhos para desconstrução de estereótipos;
  • Francislene Conceição Freitas de Sales (Nazaré/BA): Faraimorá: uma poética didático-pedagógica de teatro negro;
  • Silvana Mindua Vidal Verissimo (Biguaçu/SC): Infância Guarani, travessia, brincadeira: Kyringue onheovangaa. 

Confira nesta página as descrições dos respectivos projetos.

Pesquisa e estudos em andamento

  • Christiane Fernandes Avelino (Brumadinho/MG): Nzadi Ateliê: metodologias situadas em um afroterritório de criação, cuidado e formação;
  • Gabriela Nascimento Ananias (Campinas/SP): “Volte, pegue”… e escreva: formação de estudantes-autores na educação básica a partir da Educação das Relações Étnico-Raciais;
  • Gleyce Kelly Maciel Heitor (Belo Horizonte/MG): Metodologias, condutas e protocolos restaurativos diante de episódios de racismo nos museus;
  • Luciano Hebert de Lima Silva (Fortaleza/CE): Capoeira, ancestralidade e formação docente: uma matriz afro-brasileira para a Educação Integral antirracista;
  • Luiz Carlos Coelho de Oliveira (Rio de Janeiro/RJ): Arte-educação: a formação de leitores e escritores entre a formação docente e o aquilombamento;
  • Qircia Aparecida Fonseca Santana (Iraquara/BA): Narrativas femininas no diálogo de saberes entre a escola e a comunidade quilombola do Escôncio em Iraquara (BA) como possibilidade para uma educação ambiental crítica;
  • Samilly Valadares Soares (Ananindeua/PA): Instituto Perpetuar, Pororoca de Saberes e Territórios Educacionais;
  • Valmir Luis Saldanha da Silva (Jacareí/SP): Autofagia: a literatura negro-brasileira como prática de construção de si no ensino e no território contra o epistemicídio.

Confira nesta página as descrições dos respectivos projetos.

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Palavras Chaves

  • Arte e cultura
  • Edital
  • educação
  • Plataforma Ancestralidades

Você também pode gostar

Montagem feita com base em uma foto que remete ao engajamento político. A imagem mostra um jovem com o punho direito erguido. Montagem feita com base em uma foto que remete ao engajamento político. A imagem mostra um jovem com o punho direito erguido.
COMUNICAçãO

Educação pelo engajamento político

De Fundação Setubal 10 de abril de 2023

CATEGORIA

Comunidades da Zona Leste debatem educação como desenvolvimento

De Fundação Setubal 14 de agosto de 2013

CATEGORIA

Fundo Zona Leste Sustentável abre edital para inscrição de pequenos e microempreendedores

De Fundação Setubal 5 de março de 2013

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Democracia e cidadania ativa
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
    • Saúde Mental e Territórios Periféricos
  • Articulação de Políticas Públicas e Práticas Intersetoriais
  • Comunicação
  • Desenvolvimento Organizacional

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2026. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies