Fundo Zona Leste Sustentável abre edital para inscrição de pequenos e microempreendedores

5 de março de 2013

Apostar em um projeto e transformá-lo em realidade. É isso que pequenos e microempreendedores de Ermelindo Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel Paulista podem fazer com apoio do Fundo Zona Leste Sustentável. Criado, exclusivamente, para empreendedores da zona leste, o Fundo, do qual a Fundação Tide Setubal é parceria e idealizadora, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local. “Queremos incentivar a autonomia e o protagonismo por meio de repasse financeiro, que pode chegar até R$ 25 mil, além de apoio técnico a micro e pequenos empreendedores”, explica Gabriel Ligabue, consultor técnico do Zona Leste Sustentável.

Em 2013, de 4 de março a 19 de abril, o Fundo abrirá o edital para que novos empreendedores possam se inscrever. Podem participar da seleção cooperativas, MEI – Microempreendedor Individual, microempresas e grupos associativos, formais ou informais. As propostas deverão ser enviadas por meio do site do Fundo — www.zlsustenta.org.br até 19 de abril, onde é possível acessar o edital completo, as etapas de seleção e os documentos necessários para inscrição.

Em duas edições, 17 empreendimentos já foram apoiados em diferentes áreas, como sustentabilidade ambiental alimentação; confecção, vestuário e acessórios de moda; informática, comunicação e marketing. Além do aporte financeiro, os empreendedores recebem apoio técnico dos parceiros do Fundo para gestão do negócio, no desenvolvimento de novos produtos e serviços e na formulação de estratégias de promoção comercial.

Sandra Ferreira, da A Chocólatra, é uma das empreendedoras apoiadas pelo Fundo. Casada, mãe de dois filhos, ela decidiu se transformar em empreendedora após perder o emprego em uma multinacional. Como gostava de fazer doces, enxergou no hobby uma oportunidade. “Precisava de planejamento e investimento. Até um dia eu estava na subprefeitura e fiquei sabendo do Fundo”, conta Sandra. No começo, desconfiou porque não acreditava na possibilidade de conseguir o aporte financeiro, mesmo assim resolveu se inscrever.  Com a seleção, a sua pequena empresa ganhou fôlego. “Sai da cozinha da minha mãe, em São Miguel Paulista, e aluguei uma casa no mesmo bairro onde funciona a minha mini fábrica. Além de doces, diversifiquei com a produção de salgadinhos. Antes produzia 3 mil unidades, hoje me preparo para um evento em que atenderei 20 mil pessoas”, conclui.
Pré-requisitos para seleção

Dentre os critérios para seleção, estão vínculos claros do empreendimento com a zona leste, comprometimento com métodos e práticas sustentáveis, características favoráveis a transferências de conhecimento para outros empreendedores, vínculos com economia solidária, promoção da igualdade social, participação de jovens e mulheres como protagonistas na concepção, execução e gestão do empreendimento, além da coerência e viabilidade técnica do projeto.

O fundo financia até 70% do valor do projeto apresentado e os empreendimentos selecionados, como contrapartida, se comprometem a privilegiar a contratação de moradores e fornecedores locais para operação do negócio. Caso empreendimentos informais sejam selecionados, estes se comprometem a promover sua formalização no prazo máximo de seis meses após a publicação do resultado do Edital.

Solidariedade multiplicada

Com o objetivo de ampliar a rede de apoiadores do Zona Leste Sustentável e favorecer o financiamento de novos empreendedores, os empreendimentos contemplados se comprometem a restituir ao Fundo parte do valor por eles recebidos, através de um mecanismo denominado restituição solidária. O valor a ser restituído, que não prevê juros, pode variar entre 20% a 80% da quantia recebida pelo empreendimento. A restituição pode ser distribuída em até 60 meses, por meio de contribuições mensais que se iniciam seis meses após o encerramento do contrato.

Sobre o Fundo Zona Leste Sustentável

O Fundo Zona Leste Sustentável foi lançado em 2010 e auxilia, atualmente, 17 empreendedores de diversos segmentos. Promove capacitação técnica e administrativa, além de aporte financeiro.

Entre as instituições parceiras do Fundo estão: Associação Comercial de São Paulo (ASCSP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades-USP (EACH), USP Leste, Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, Fundação Tide Setubal, Fundep, Instituto Votorantim, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac SP), Subprefeitura de São Miguel Paulista, Universidade Cruzeiro do Sul .
Calendário do Edital

04/03 – Início das Inscrições

19/04 – Encerramento das Inscrições

17/05 – Divulgação dos Resultados