Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Desenvolvimento Local e Fundações Comunitárias são temas de encontro

@Comunicacao

13 de outubro de 2009
Compartilhar:

A Fundação Tide Setubal, em parceria com o GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, realizou, em 1º de outubro, o evento Desenvolvimento local e fundações comunitárias em áreas urbanas: desafios e oportunidades.

 

O encontro reuniu cerca de 50 pessoas entre profissionais de Fundações e institutos com foco no desenvolvimento local, representantes do poder público e especialistas. A proposta foi analisar e discutir os temas desenvolvimento local e fundações comunitárias com atuação em metrópoles para gerar uma base conceitual inédita no Brasil e na América Latina.

 

Segundo Maria Alice Setubal, presidente da Fundação, os trabalhos de desenvolvimento local no Brasil tendem a abranger comunidades específicas, de pequenos municípios. “Apesar dos esforços de algumas instituições, ainda há dificuldades em tratar de desenvolvimento local em áreas urbanas”, observa.

 

Neste cenário, portanto, a Fundação Tide Setubal acredita que pode fazer uma importante contribuição ao realizar o evento proposto. “Precisamos encontrar caminhos para aplicar a idéia de fundação comunitária adequada à realidade dos territórios periféricos das grandes cidades”, afirma Maria Alice.“Temos experiências para compartilhar do trabalho realizado em São Miguel Paulista desde 2005. Além disso, está no escopo da Fundação avançar na busca e aperfeiçoamento de conceitos”.

 

O evento contou com duas mesas temáticas de três horas cada. A primeira mesa (Desenvolvimento local: o papel das organizações sociais, do poder público e da iniciativa privada), contou com Maria Alice Setubal (Fundação Tide Setubal), Mari Perusso (Federação das Mulheres Gaúchas) e Paulo Mindlin (Instituto Wal Mart)

 

A segunda mesa (Fundações comunitárias: origem, disseminação, impactos e a promoção do desenvolvimento local) terá falas de Lucia Dellagnelo (ICOM), Regina Cabral (Instituto Formação/Instituto Baixada Maranhense) e Eduardo Szazi, advogado especializado em legislação do Terceiro Setor.

 

Na seqüência, foram formados grupos de trabalho que sistematizarão todas as discussões das sessões anteriores, visando transformar esse conteúdo em uma publicação a ser lançada no primeiro semestre de 2010.

 


Na próxima edição do Boletim da Fundação Tide Setubal, cobertura completa do evento. 


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.