Analista de comunicação e produtor de conteúdo do site da Fundação Tide Setubal
CPDOC conclui atividades de 2008 com o encerramento da primeira turma do curso de fotografia
Uma nova formação e a criação de um acervo com a participação dos moradores já estão nos planos para 2009
Inaugurado em abril de 2008, o CPDOC São Miguel (Centro de Pesquisa e Documentação) tem como objetivo a construção da memória local e sua relação com a cidade de São Paulo. Alinhado a essa proposta, o espaço ofereceu aos moradores da região a oportunidade de discutir memória por meio da produção fotográfica.
Com três meses de duração, a formação proporcionou aos participantes discussões sobre o uso das imagens como facilitadora dos processos de memória. Além disso, buscou também incentivar a democratização da criação da fotográfica com o uso, não só de máquinas fotográficas, mas também de celulares, mp4, entre outros.
Bianca Silva Souza, 17 anos, se apaixonou por fotografia após fazer alguns cursos. Neste, ela destaca como principal aprendizado a forma de observar uma fotografia “Hoje, não vejo apenas se a imagem é bonita ou não. Procuro também observar detalhes como o lado histórico. Onde e quando ela foi feita, os detalhes”, conta. No lado de cá da maquina, como produtora, a ética é para ela o ponto principal. “Discutimos muito o respeito a quem está sendo fotografado. Pode ser muito legal pra mim tirar a foto de um amigo dormindo, mas ele pode não gostar”, reflete.
Para 2009, o CPDOC tem como uma de suas propostas a construção de um acervo visual sobre o bairro é um dos elementos desse projeto. “Queremos ter o olhar dos moradores seja para produzir ou para pesquisar material para a construção desse acervo de São Miguel”, revela. Um novo curso de fotografia também está em formatação. “Aumentaremos a carga horária e aprofundaremos mais os conteúdos.”