Fundação Tide Setubal incentiva acesso ao ensino superior

24 de fevereiro de 2012

A fim de incentivar o ingresso de moradores da zona leste ao ensino superior, a Fundação Tide Setubal financiará a matrícula de 45 alunos aprovados no vestibular da graduação em Pedagogia do Instituto Singularidades. Criado em 2001, o Instituto está entre as primeiras faculdades de pedagogia no país.

Com duração de três anos, a licenciatura forma professores de educação infantil e de 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Outras possibilidades de carreira são na área educacional de organizações do terceiro setor e na gestão e coordenação de escolas. O Instituto Singularidades têm duas opções de horário: matutino (7h30/11h40) e noturno (18h30/22h40). O corpo docente é formado por 70% de mestres e doutores.

O curso de pedagogia do Instituto Singularidades faz parte do Projeto Bolsa Alfabetização, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, no qual a faculdade indica alunos do primeiro semestre do curso de pedagogia, com disponibilidade de 20 horas semanais, para atuarem nas salas de aula do 2º ano da escola pública estadual, como segundo professor, auxiliando as crianças na alfabetização. Em contrapartida, o estudante do Instituto recebe uma bolsa de estudos. Com essa bolsa, ele paga a faculdade e recebe ajuda de custo para o transporte

Processo seletivo

Podem participar do processo seletivo do curso de pedagogia, com apoio da Fundação Tide Setubal e bolsa de estudos do governo do Estado de São Paulo, os concluintes do ensino médio que residam em um dos cinco bairros da zona leste da capital paulista: São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Guaianazes e Itaquera.

Atendendo a essas condições, o candidato deve realizar até o dia 6 de março sua inscrição pelo site (www.singularidades.com.br), ou pessoalmente no Instituto Singularidades, situado na av. Brig. Faria Lima, 382/386 (próximo ao Metrô Faria Lima, linha amarela). Além do preenchimento do formulário, são necessários os seguintes documentos: RG (original e cópia), comprovante de endereço original e uma foto 3×4. O candidato também precisa informar que concorrerá para a seleção com o apoio da Fundação Tide Setubal.

Durante a inscrição, os candidatos agendam o horário da prova, a ser realizada em 7 de março, quarta-feira, na sede do Instituto Singularidades. Há duas opções: das 10h às 14h ou das 14h às 18h. O exame será composto por redação e questões de compreensão de texto, conhecimentos básicos de matemática, cultura geral contemporânea e análise de situações práticas relacionadas à área da educação.

Os aprovados serão, então, convocados para uma avaliação socioeconômica entre os dias 12 a 16/03, conduzida pela Fundação Tide Setubal. Esta etapa terá entrevista no CDC Tide Setubal, localizado em São Miguel Paulista. O resultado final será divulgado no www.singularidades.com.br. A partir de então, as matrículas devem ser feitas na semana de 19 a 23 de março, para início das aulas no dia 26 de março, segunda-feira.

PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO SINGULARIDADES,

COM APOIO DA FUNDAÇÃO TIDE SETUBAL

Data de inscrição: até 06/03

Como se inscrever: pela Internet (www.singularidades.com.br), ou pessoalmente na secretaria acadêmica do Instituto, das 8h30 às 21h30.

Local: av. Brig. Faria Lima, 382/386 (próximo ao Metrô Faria Lima, linha amarela), Pinheiros – São Paulo (SP)

Documentos necessários: RG (original e cópia), comprovante de endereço original e uma foto 3×4 (se a ficha for preenchida pela internet, os documentos devem ser entregues na data agendada para a prova).

Taxa de inscrição: isenta

Data do vestibular: 07/03 (necessário fazer agendamento pelo site)

Conteúdos: redação; compreensão de texto; conhecimentos básicos sobre matemática; cultura geral contemporânea; análise de situações práticas relacionadas à área da educação.

Correção: 08 e 09/03

Divulgação do resultado e convocação para entrevista: 10/03, no site do Instituto Singularidades

Seleção Fundação Tide Setubal (entrevista para avaliação socioeconômica): 12 a 16/03

Semana de matrícula: 19 a 23/03