Programa Ação Família firma parceria com Institutos Azzi e Lojas Renner

23 de setembro de 2013

Atuar em parceria é uma premissa no trabalho da Fundação Tide Setubal, pois o encontro entre sociedade civil, poder público e iniciativa privada pode fortalecer ações de desenvolvimento do território. Nesse sentido, o Programa Ação Família firmou duas parcerias importantes. Uma delas, com o Instituto Azzi, que permitirá melhorar as condições de moradias do Jd. Lapenna, e a outra, com o Instituto Lojas Renner para a capacitação profissional em gastronomia para mulheres.

O trabalho com o Azzi começou no início do ano, quando uma equipe do instituto procurou a Fundação para propor a execução do Projeto-Piloto Mutirão de Casas 2013, que consiste em reformas em casas, priorizando a autonomia das famílias quanto ao uso dos recursos oferecidos. “Por ter entre seus objetivos a melhoria das condições de habitabilidade, o Ação Família ficou responsável pela implantação, com moradores do Lapenna mais próximos da base do programa e com grande vulnerabilidade e riscos”, relata Lucia Amadeo, coordenadora do Programa Ação Família.

Desde maio, foi estabelecida uma parceria com o Depto. de Engenharia Civil da Universidade Cruzeiro do Sul, encarregado de aspectos técnicos, e com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Lapenna, cujas agentes comunitárias indicaram as casas que mais precisavam de reparos. No total, 23 moradias foram selecionadas. A seguir, ocorreram visitas para análise da viabilidade técnica e conversas com cada família. Por fim, nove finalistas, num total de 40 moradores, foram escolhidos. As obras de reparo começaram em agosto e devem terminar em 30 de setembro.

O Instituto Azzi transfere os valores à Fundação, que repassa a cada família o montante acordado, para o pagamento de materiais e mão de obra. Os principais critérios de escolha são: risco social, elevado número de crianças, titularidade da residência (uma vez que tem de ser própria), adequação ao valor oferecido e comprometimento da família com a contrapartida ‒os selecionados têm de devolver 30% do valor investido, para compor um fundo voltado a novas melhorias na comunidade.

“Esse piloto tem excelentes perspectivas de se fortalecer e se perpetuar, dado o grande comprometimento da equipe da Fundação e o interesse de nossos investidores em aportar recursos em projetos de melhorias habitacionais como esse. Embora a ação seja recente, não temos dúvidas do interesse e da dedicação da equipe, o que se demonstra pela busca constante de parcerias e pela atenção dada à prestação de contas.”, aponta Julianne Nestlehner, assessora de filantropia do Instituto Azzi.

Capacitação em gastronomia

A Fundação Tide Setubal foi, pela segunda vez, uma das selecionadaspelo Edital 2013 do Instituto Lojas Renner, o qual financiará por 18 meses, de setembro de 2013 até fevereiro de 2015, as atividades gratuitas de formação da Oficina Escola de Culinária, que funciona no Galpão e é gerida pelo Programa Ação Família.

O projeto qualifica mulheres para a produção de alimentos, além de aprimorar competências pessoais e profissionais para o empreendedorismo e a geração de renda. “Nosso objetivo é que as cerca de 300 participantes tenham condições técnicas adequadas para entrar e continuar no mercado ou para abrir e gerir um pequeno negócio de alimentos”, explica a coordenadora do Ação Família.

Em 2013, um dos cursos será o Gastronomia: Agora eu Posso – Confeitaria, ministrado de 30 de setembro a 17 de dezembro, pelos chefs e docentes Lúcio Roberto, da Je Suis, e Daniela Romão, da Costume Popular. Ambos são empreendedores apoiados pelo Fundo Zona Leste Sustentável, iniciativa da qual a Fundação faz parte. Já a prestigiada chef Mara Salles, do restaurante Tordesilhas, no bairro dos Jardins, oferecerá, em três quintas-feiras de outubro e uma de novembro, o curso Técnicas Básicas de Cozinha.

“Mais do que um curso, o projeto proporciona um despertar para a autonomia e para a visão empreendedora das mulheres da região de São Miguel. Estamos muito empolgados com a manutenção dessa parceria com a Fundação, pois teremos a oportunidade de continuar este importante trabalho que promove a melhoria nas condições de vida das participantes e de suas famílias”, afirma Jair Luiz Kievel, diretor executivo do Instituto Lojas Renner.

Atendendo a uma crescente demanda local, as duas formações, abertas e gratuitas, visam à empregabilidade de mulheres, sobretudo de 18 a 45 anos, com ensino fundamental completo, na região de São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo. Paralelamente, a equipe do Programa Ação Família está prospectando novos cursos para 2014.