Ação Família amplia serviços com novas parcerias para fortalecer as famílias

14 de dezembro de 2010

A solidificação dos vínculos com as famílias beneficiadas pelo Ação Família foi uma das marcas deste programa, que visa fortalecer os moradores de São Miguel e incentivar o protagonismo das mulheres para melhoria da qualidade de vida. Outro aspecto positivo de 2010 foi a ampliação dos serviços ao público.

Por meio de parceria com a Unicsul, o programa ofereceu aulas de educação física para a comunidade do Jd. Lapenna e promoveu um curso de elétrica para os moradores de São Miguel. Isso sem contar os antigos parceiros, como OdontoPrev, para atendimento dentário às famílias do programa, e Sesi, nas aulas de culinária.

Outra parceria importante foi com a Secretaria de Assistência Social. As mães, principalmente da localidade da Nitro Operária, puderam inscrever seus filhos no Centro da Criança e Adolescente (CCA) Amanhecer. “Foi um grande avanço as famílias poderem contar com atividades socioeducativas no contra-turno escolar para seus filhos”, ressaltou Lúcia Amadeo, coordenadora do Ação Família.

No total, o programa atendeu 189 famílias, representadas por 69 mulheres do núcleo do CDC e outras 120 do Jd. Lapenna. O carro-chefe do programa continuou sendo a oferta de formação e informação às mulheres, por meio de reuniões socioeducativas, terapias comunitárias e plantões individuais de orientação.

“Em 2010, os dois temas principais das reuniões foram drogas e sexualidade. Tivemos o apoio do Mundo Jovem. Notamos que os pais tinham necessidade de compreenderem seus filhos e se fazerem entender também. Por outro lado, os filhos sentem necessidade de serem entendidos pela família. Os encontros foram bastante proveitosos”, descreveu Lúcia.

Para 2011, a expectativa é renovar em 50% o número de famílias beneficiadas, propiciando a entrada de novos participantes. “Também vamos estabelecer com as famílias termos de compromisso para garantir mais frequência nas atividades e para conseguirmos mensurar todo o resultado da melhora da qualidade de vida”.

Leia depoimentos de participantes do projeto:

“Já trabalho na área de eletricidade e precisava do certificado. O curso foi uma ótima oportunidade para eu cumprir essa exigência do mercado. Além disso, as aulas foram muito boas; o professor era bem didático”.

Antonio Ricardo da Silva, 36 anos, morador de São Miguel e participante do curso de elétrica

“Neste ano, fiz o curso de elétrica. Preciso trocar a fiação em casa. Agora, eu e meu marido podemos fazer esse serviço juntos. Também participei das aulas de educação física no Galpão, dos cursos de culinária, do EJA e das reuniões socioeducativas. Gostei de tudo. Uma das lições foi como lidar com meus filhos adolescentes. Antes eu não sabia como reagir com eles, e agora a relação está melhor”.

Maria Aparecida da Silva Barbosa, 44 anos, participante do Ação Família no Jd. Lapenna

“Estou no Ação Família desde 2008. Tudo o que aprendo passo para os meu filhos de 8 e 6 anos de idade. Apliquei as lições de higiene em casa. Estou mais cuidadosa ao armazenar alimentos. Com o curso de customização, já fiz um avental, bolsa e pompons de cabelo”.

Márcia Gomes de Souza, 25 anos, participante do Ação Família no CDC