Atividades culturais incentivam jovens a ampliarem seus repertórios

7 de outubro de 2009

Estimular o jovem a conhecer a cidade onde vive e ampliar o seu repertório cultural é mais um dos objetivos do Programa Mundo Jovem. Nesse sentido, são propostas diversas atividades culturais e passeios, para despertar o sentimento de pertença ao bairro e à cidade e suas possibilidades de interação cultural.

Recentemente, a Fundação Tide Setubal promoveu em São Miguel Paulista uma apresentação teatral com o grupo de improvisação Jogando no Quintal, em parceria com o CEU Vila Curuçá. Realizado no auditório do espaço público da região, o espetáculo atraiu jovens e famílias inteiras, que se divertiram e interagiram com os atores. Para muitos jovens, a novidade foi descobrir o teatro e a possibilidade de ter acesso a esse tipo de apresentação sem a necessidade de ir muito longe.

Para Viviane Hercowitz, coordenadora do Programa Mundo Jovem, era nítida a satisfação dos que participaram da atividade. “Eles ficaram muito animados. Alguns comentavam os melhores momentos, outros preferiram trocar informações com os atores do espetáculo e tiveram aqueles que percorreram o espaço com muita curiosidade”.

Outro ação do programa foi pensada sob a perspectiva de conectar São Miguel, bairro da Zona Leste, a região central da cidade. No passeio, realizado no último dia 27 de setembro, os jovens participante dos projetos Espaço Jovem e Espaço Menina Mulher, puderam conhecer a Avenida Paulista. O roteiro incluiu a ida ao cinema no Shopping Paulista, a visita a uma exposição de artes realizada na Casa das Rosas, o almirante do SESC Paulista, o MASP e um agradável passeio no Parque Trianon.

Foi um momento de descoberta, pois muitos nunca tinham visitado a região, além de ser uma oportunidade para os jovens se reconheceram como parte da cidade. “Eles fizeram comparações entre o centro da cidade e São Miguel Paulista, observaram a forma diversificada das pessoas se vestirem e se comportarem nas ruas, foi uma importante experiência”, analisou Hercowitz destacando ainda importância de mostrar aos jovens a possibilidade de circular pela cidade e usufruir de tudo que ela pode oferecer em termos de cultura e diversão. “Foi um dia intenso e emocionante, repleto do exercício de cidadania, tema transversal de todo o nosso trabalho no Programa Mundo Jovem”, concluiu.

(Fotos: Daniel Queiroz)

Veja outras matérias sobre o Programa Mundo Jovem:

Metodologia do Mundo Jovem é tema de palestra na Unicsul

Fundação Tide Setubal leva diálogo sobre sexualidade a escolas públicas

Metodologia de trabalho é compartilhada com instituições parceiras