Fundação Tide Setubal lança Guia de Auxílio à Escolha Profissional para Jovens

27 de setembro de 2011

Em 24 de setembro, a Fundação Tide Setubal lançou o Guia de Auxílio à Escolha Profissional para Adolescentes e Jovens (baixe na barra lateral desta página), no Auditório Azul da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) — USP Leste, no bairro de Ermelino Matarazzo. Mais de 130 pessoas prestigiaram o lançamento, boa parte estudantes do curso Pró-Universidade, uma iniciativa da USP Leste, apoiada pela Fundação, que visa contribuir para o ingresso de jovens da região em cursos superiores.

Na ocasião, ocorreu um debate sobre “Universidade e Trabalho – da escolha profissional ao mercado”, com André Meller, psicólogo e pesquisador ligado ao Serviço de Orientação Profissional da USP, e Françoise Trapenard, administradora de empresas e presidente da Fundação Telefônica. A mediação ficou a cargo de Viviane Hercowitz, coordenadora do Núcleo Mundo Jovem, da Fundação Tide Setubal.

Escolhas conscientes

Ao abrir o evento, Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação, reforçou que a missão da instituição é promover o desenvolvimento local sustentável, o que envolve diretamente o futuro profissional da juventude. “Em mais de cinco anos de atuação em São Miguel, acumulamos experiência no trabalho com jovens. O Guia é para ajudá-los em suas escolhas, incentivando seu crescimento e seus sonhos.”

Em seguida, Beatriz Lomonaco, coordenadora do Núcleo de Estudos e Gestão do Conhecimento, da Fundação, responsável pelo projeto editorial do Guia, falou sobre a motivação da iniciativa. Segundo ela, quando o projeto foi iniciado, os jovens foram ouvidos e apontaram dificuldade em encontrar na internet informações reunidas sobre esse tema. Além disso, o alto índice de evasão no curso superior é um desafio posto nos dias atuais: em cada quatro calouros de faculdades privadas de São Paulo, um desiste da faculdade no primeiro ano. “Elaboramos, então, esse guia de orientação à pesquisa, com informações úteis sobre a educação profissional, para que os jovens possam fazer escolhas mais conscientes”, explicou Beatriz.

Dicas ao vivo

André Meller deu início ao debate focando sua exposição em três eixos: questões pessoais em torno da escolha, mudanças na universidade e no mundo do trabalho. “Não há um caminho certo. A escolha profissional é uma construção de cada indivíduo. Por isso, deve-se pensar em um projeto de vida, de futuro”, enfatizou. O psicólogo citou também elementos que podem ajudar a organizar a busca dos jovens: listagem de interesses e de habilidades pessoais, descrição da rotina desejada, pesquisa sobre mercado de trabalho, curso almejado e atuação real do profissional da área pretendida.

Françoise Trapenard apresentou uma visão mais relacionada à realidade atual do universo do trabalho, destacando o crescimento do setor de serviços e das atividades empreendedoras, bem como a expansão dos ramos ligados à informática e à tecnologia. Para ela, também estão em alta fisioterapia, nutrição, fonoaudióloga, dentre outras profissões que dizem respeito ao envelhecimento da população no país. “De qualquer forma, a escolha deve vir do coração. Quem tem competência e está realizado no trabalho, brilha mais”, explicou a presidente da Fundação Telefônica, que já foi diretora executiva de RH da companhia.

Após uma série de perguntas da plateia, Patrícia Junqueira, coordenadora pedagógica do Pró-Universidade, agradeceu aos presentes e elogiou o Guia, afirmando que ele é uma bússola para auxiliar os estudantes. “Com o apoio ao cursinho e com eventos como este, a Fundação Tide Setubal reafirma seu compromisso com a zona leste”, finalizou.

Sobre o Guia

Repleto de ilustrações e com um lay-out leve, o Guia reúne esclarecimentos sobre o funcionamento do sistema de ensino brasileiro, com dados sobre cursos técnicos, superior e carreiras militares. Apresenta informações sobre as formas de acesso, lista de universidades públicas do Estado de São Paulo, orientações quanto a faculdades particulares, dicas para financiamento, bolsas de estudo, estágio e sites úteis.

Leia depoimentos dos estudantes presentes no lançamento do Guia:

“Resolvi assistir ao debate porque não quero entrar em um curso e, depois, abandoná-lo. Estava em dúvida entre direito, química e letras. Percebi, agora, que o direito apareceu entre minhas opções por pressão familiar; o que me faz brilhar os olhos é mesmo letras. Quanto ao Guia, traz bastante informação e de forma objetiva.”

Gabriele dos Santos Rocha, 17 anos, moradora de Guarulhos (SP)

“Pela primeira vez, participo de uma atividade do cursinho aos sábados. O debate foi muito produtivo. A parte mais interessante foi a apresentada pela Françoise. Saio daqui com muitas informações e mais certezas para escolher minha profissão.”

Jacqueline Aparecida de Lima Ferreira, 17 anos, moradora do bairro de Ermelino Matarazzo

“O que mais me chamou a atenção foi a fala sobre as carreiras relacionadas ao meio ambiente. Também gostei da exposição sobre como conciliar desejos e necessidades, escolhendo uma profissão que proporcione prazer. Sobre o Guia, é fácil de pesquisar.”

Beatriz de Farias Moraes, 18 anos, moradora do bairro da Penha