Bem-vindo, 2011

18 de janeiro de 2011

Por Maria Alice Setubal*

Em 2010, a Fundação Tide Setubal completou cinco anos de atuação em São Miguel Paulista. Ao adentrarmos o sexto ano de trabalho na região, analisamos as diferentes etapas desse percurso e os desafios para o ano novo. Com a missão de contribuir com o empoderamento da comunidade e o desenvolvimento local, iniciamos nossas atividades com o objetivo de ”fazer com” e não para a comunidade. A aproximação valorizou a escuta e o diálogo a fim de conhecer desejos, saberes, desafios, necessidades e sonhos de quem vive no extremo leste da cidade de São Paulo.

A partir da reflexão sobre desses fatores, realizamos projetos de educação, cultura, lazer, esporte e melhoria da qualidade de vida, em espaços públicos da região, buscando não só proporcionar diferentes aprendizados, mas também impulsionar a mobilização e a participação pelas transformações da localidade. Trabalhamos para oferecer oportunidade de fortalecimento individual e estimular ações que provoquem mudanças coletivas.

Nessa trajetória, construímos e consolidamos diversas parcerias, pois acreditamos no envolvimento e na participação de múltiplos atores para ações de desenvolvimento local. Desde o inicio, nos posicionamos, de forma apartidária, como articuladores para o encontro e o envolvimento do Estado, da sociedade civil, da iniciativa privada, de lideranças comunitárias.

A atuação conjunta nos proporciona experiências que vão da troca de saberes e metodologias de nossos programas e projetos, com escolas públicas e outras organizações não-governamentais da região. A conquista da Universidade Federal da Zona Leste, a realização do curso Pró Universidade, em parceria com a USP Leste, a revitalização do Mercado Municipal de São Miguel, a implantação do Programa Saúde da Família no Jardim Lapenna e a criação do Fundo Zona Leste Sustentável são alguns dos resultados conquistados.

O Festival do Livro e da Literatura de São Miguel é outra conquista a ser celebrada. Durante três dias, as ruas e diferentes espaços públicos do bairro formaram uma grande rede de estimulo a leitura com conversa com autores, contações de histórias, intervenções artísticas e distribuição de livros. Cerca de 30 mil pessoas participaram dessa grande festa.

Para 2011, nosso planejamento estratégico tem como parâmetros a integração do conceito amplo de sustentabilidade (garantias econômicas, sociais e culturais para o bem estar das gerações futuras) às ações desenvolvidas pela Fundação ; o fortalecimento institucional de São Miguel apoiando o empoderamento das pessoas, as parcerias e articulações de políticas no território e reforço aos editais e apoio às organizações da localidade. A mobilização para novos arranjos institucionais para a relação Estado, sociedade civil, iniciativa privada e comunidade. O estudo de nossas metodologias e aprendizados e disseminação por meio de debates, artigos, publicações.

Alinhados a esses quatro parâmetros, o plano de ação anual inclui a formação de uma rede de comunicação com escolas públicas pelo Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar e a publicação dessa experiência de educomunicação em um livro a ser lançado no segundo semestre. Uma exposição dos instrumentos construídos pelos jovens do Núcleo de Musica e Luteria do ArteCulturação, que deve circular pelo bairro e por outras regiões da cidade, além da continuidade nas atividades dos módulos de construção de instrumentos . Os módulos de linguagens do teatro com formação nas áreas de figurino, iluminação, cenário, dramaturgia pelo Núcleo SocioCultural.

O Núcleo Mundo Jovem fortalece sua parceria com as escolas e organizações não governamentais da região com formação, que busca oferecer caminhos para a construção de projetos de vida autônomos pelos jovens. Amplia sua atuação com grupo de formação também para estudantes da Unicsul e por meio de uma parceria com o Projeto Jovens Urbanos, do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

No Programa Ação Família, que trabalha pela melhoria da qualidade de vida das famílias da região, as diretrizes para 2011 são a formação de uma rede de atendimento e proteção e a orientação e formação para o mundo do trabalho. Para isso, o Programa conta com parceiros como a Supervisão de Assistência Social São Miguel, a Unicsul, CEAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador), a integração com o Programa Saúde da Família, entre outros.

O CPDOC segue seu trabalho com o objetivo de ressignificar a história do bairro e realizará, em 2011, formações na área de audiovisual (fotografia e memória, fotografia documental), além de atuar na difusão desse conteúdo com exposições que conectam a história da comunidade ao desenvolvimento local.

Na perspectiva do fortalecimento institucional das organizações da região, realizamos em 2010, a primeira seleção para um edital de apoio a projetos para juventude em São Miguel cujos resultados orientarão a nova proposta de apoio. Lançamos também o Fundo ZL Sustentável, para empreendedores da região de São Miguel, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, com 42 iniciativas inscritas e 10 empreendimentos selecionados. O apoio oferecido não é apenas financeiro. Inclui formações, reestruturações organizacionais, como a formalização de empreendimentos selecionados, e mobilização para a formação de redes que contribuam efetivamente para a economia local.

Em 2011, queremos catalisar a união desses grupos, articular parceiros, possibilitar diálogos, fortalecer projetos e estimular a participação com ações que ampliem resultados individuais para o desenvolvimento da região.

Temos pela frente um ano repleto de desafios que, certamente, nos trarão novos aprendizados e diferentes descobertas. Compartilharemos essa trajetória nos boletins mensais e no site, que ganhará uma nova versão em 2011. Contamos com sua companhia!

*Maria Alice Setubal

Presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal