Projeto Menina Mulher e Espaço Jovem realizam evento de encerramento 2008

24 de novembro de 2008

Uma grande festa. Esse foi o clima do evento de encerramento das atividades de 2008 dos projetos Menina Mulher e Espaço Jovem, realizado no último dia 19. No início, em uma roda, eles dançavam e faziam uma brincadeira, que pessoas com mais de 30 anos, não entendiam muito bem, mas que reunia todos, simbolizando algo que pareceu muito presente nesse ano de trabalho: a amizade.

Ao abrir o evento, Viviane Hercowitz, coordenadora do projeto, falou da importância do encontro. “Será um momento de despedida que mostrará os caminhos que percorremos esse ano. Não é uma competição. É sim uma grande comemoração”, destacou.

O grupo do Jardim Lapenna abriu as apresentações dos produtos finais com a sua radio novela, criada em parceria com os jovens do Projeto São Miguel no Ar. “Escolhemos gravidez precoce e diálogo com os pais, pois foram os temas que mais nos identificamos durante o ano”, explicou Karoline Alves Furtado, representante do grupo.

A produção teve como objetivo explorar o tema e também ajudar os pais a tratarem esse assunto com seus filhos. Durante a apresentação, foi possível notar a reação do público adulto, aprovando as dicas, enquanto ouviam atentamente as duas histórias.

Na seqüência, o grupo do CDC Tide Setubal apresentou um vídeo que mostrou, pelo depoimento das jovens, o aprendizado do ano e também deu dicas para as participantes que freqüentarão o Menina Mulher em 2009. Giovanna Carrara dos Santos falou da importância do espaço para o diálogo “O Menina Mulher nos deixou mais seguras e mais responsáveis, é um lugar onde a gente consegue desabafar”, contou. Dalila Alves Leite destacou. “Quando a gente fala dos nossos sentimentos, fica no grupo, tem sigilo. Não é preciso ficar preocupado.”

Para fechar o evento, o grupo do Espaço Jovem também trouxe para o palco o aprendizado e as conquistas de 2008. “Cada um, a sua maneira, pôde contribuir com essa história. Muito nos orgulha fazer parte dessa construção”, afirmou Alexandra Araújo de Queiroz, coordenadora do projeto. Em apresentações “ao vivo”, eles abriram um portfólio criativo de muitas descobertas. Separados em blocos, os temas foram apresentados um a um. A sexualidade foi traduzida com a música Amor e Sexo, de Rita Lee. Um desfile marcou o tema profissões, com o estilo de médicos, advogados, publicitários entre outros. Rap e fotografias foram os elementos da apresentação do tema violência doméstica. O estilo musical também serviu de pano de fundo para falar das drogas, em uma composição criada pelos próprios jovens. “Tivemos um ano muito especial. Que essa despedida, seja uma abertura para novas possibilidades”, finalizou.