Festa da literatura em São Miguel Paulista

11 de novembro de 2009

Uma grande festa literária. Pelo quarto ano consecutivo, o CDC Tide Setubal vive dias de intensa atividade literária e cultural: a 4ª Feira do Livro, promovida pela Fundação Tide Setubal, reuniu escritores, poetas, cineastas, músicos e a comunidade de São Miguel Paulista, bairro na zona leste de São Paulo, para debater temas ligados à literatura, à cultura e à educação. Além, é claro, de oferecer um cardápio selecionado de mais de três mil títulos (novos e usados) para venda e troca. O evento aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de novembro – e atraiu cerca de 3500 pessoas ao local.

Maria Alice Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal, ressalta a importância do evento como uma forma de aproximar a comunidade do universo da leitura. “A Feira do Livro abre espaço para troca de saberes, para o debate, além do acesso aos livros e à literatura. São três dias nos quais a comunidade se encontra para falar de temas que estão no seu dia-a-dia, ampliando referências e contribuindo para novas reflexões”

Segundo Marlene Cortese, presidente do CDC, a Feira do Livro promove uma rica interação entre a comunidade e o CDC. “Este é um espaço público, de toda a comunidade, que tem se transformado nos últimos anos para receber essa grande festa literária”, afirmou.

Para o idealizador do evento, Tião Soares, coordenador de Cultura da Fundação Tide Setubal, o objetivo é democratizar o livro e a leitura numa região que sofre com a escassez de bibliotecas. “Nesse sentido”, ressalta, “não só proporcionamos o acesso como também estimulamos a reflexão sobre diferentes temas”, referindo-se as outras atividades da programação cultural da Feira do Livro.

Além da venda e troca de exemplares, a Feira conto u ainda com contação de histórias, mediação de leitura, exibição de filmes e documentários, saraus literários, exposição fotográfica, entre outras atividades. Destaque para o lançamento da biografia O Jovem Luiz Gonzaga, do jornalista Roniwalter Jatobá, e para as mesas de debate, com a presença de autores, poetas, pesquisadores e convidados.

A seguir, confira os principais momentos da Conversa com o Autor, realizada na quinta e na sexta-feira.

1) Histórias Individuais e Memórias Coletivas

2) Comunicação e Intervenções Comunitárias