Capela de São Miguel Arcanjo é reaberta para visitação pública

25 de março de 2011

Em 20 de março, um domingo, ocorreu a inauguração oficial do circuito de visitação da Capela de São Miguel Arcanjo, a mais antiga de São Paulo, erguida pelos jesuítas em 1622, no bairro de São Miguel Paulista. Durante cinco anos, a capela passou por um longo processo de restauro, que incluiu a recuperação completa das instalações. O novo espaço de visitação, repleto de material explicativo, proporciona o entendimento do significado do local e de seus elementos.

“O patrimônio cultural faz parte da memória e da identidade de uma comunidade. A reinauguração da Capela é motivo de orgulho para São Miguel e para São Paulo”, destacou Marlene Cortese, Conselheira da Fundação Tide Setubal. No dia da inauguração do circuito, também foi lançado o livro Capela de São Miguel – Restauro, Fé, Sustentabilidade, elaborado pela FormArte, documentando todas as etapas realizadas nos últimos anos .

A construção do circuito de visitação envolveu um curso de educação patrimonial e formação de monitores, com os membros da comunidade. Partiu-se da ideia de que pessoas envolvidas com o patrimônio deveriam cuidar da multiplicação dos saberes que ele conserva.

No acervo da capela, estão onze imagens sacras dos séculos XVI a XIX, destruídas há mais de 40 anos, e, agora, recuperadas. Há uma parte de taipa, além de utensílios e ferramentas utilizados pelos indos guaianases na construção do templo. Mais informações: http://capeladesaomiguelarcanjo.blogspot.com/.