Campanha de doação de livros para o Festival da Literartura na reta final

5 de outubro de 2012

Nos dias 8 e 9 de novembro, a Fundação Tide Setubal realizará o 3º Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista. Nos dois dias, as árvores do bairro estarão repletas de “frutos-literários”, que poderão ser colhidos dos galhos por quem passar pelo local, possibilitando assim o sabor pela leitura.

Para que mais pessoas desfrutem desta experiência, a Fundação Tide Setubal promove de 12 de setembro até 12 de outubro uma campanha de arrecadação de livros, mobilizando paulistanos de diferentes bairros. As doações podem ser feitas em 11 pontos (lista abaixo) da cidade de São Paulo, incluindo o Itaú Cultural, na avenida Paulista, próximo à estação Brigadeiro do metrô. Em cada local, há uma caixa para coleta dos exemplares e são aceitas obras de ficção e de não ficção para todas as idades. Só não serão recebidos livros didáticos.

“A campanha é uma primeira convocação para este grande evento de estímulo à leitura. Além disso, essas doações permitem que aproximemos o público do objeto livro: as pessoas levam o exemplar para casa, leem e depois podem procurar outras obras nas bibliotecas do bairro”, explica o coordenador Inácio Pereira do Santos Neto, responsável pela organização do Festival.

Preparação do festival

Idealizado como uma feira do livro dentro do Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal, o projeto ganhou um novo formato em 2010. Tomou as ruas do bairro, ocupando praças, pontos de ônibus, estações de trem e espaços públicos como bibliotecas, escolas e o mercado municipal. Na programação, há contação de histórias, conversa com autores, recital de poesias e intervenções artísticas.

Em seu terceiro ano, o festival fortalece sua parceria com instituições da região para uma ação conjunta em torno do acesso e do estimulo à leitura. No caso das escolas públicas, por exemplo, em 2012, elas participarão com atividades elaboradas por professores e alunos dentro da programação. São parceiras do Festival as escolas EMEF José Honório Rodrigues. EE Reverendo Urbano,EMEF Dom Paulo Rolim, EMEF Antonio Carlos de Andrada e Silva, EMEF Armando C.Righetti, CEU Três Pontes,EMEF Caucásica.

Dentre as ações das sete unidades de ensino, estão: mediação de leitura no comércio local com declamação de poemas (em restaurantes e mercados, por exemplo); sarau na estação de trem, com distribuição de balões com poemas; entrega de goles literários aos moradores (garrafas com textos literários); além da realização de um poema-manifesto pela preservação do Sítio Mirim, uma relíquia histórica do século 17 situada em São Miguel. “O Festival, por meio da literatura e de outras artes, também provoca a reflexão sobre a ocupação do espaço público e a história da cidade, além de incentivar o protagonismo de estudantes e professores”, enfatiza Inácio.

Os pontos de coleta da campanha de arrecadação de livros são:

1. CDC Tide Setubal: r. Mário Dallari, 170
  2. Cenpec: r. Minas Gerais, 228
  3. Espaço Walden: pça da República 119
  4. Faculdade Oswaldo Cruz (Biblioteca): r. Brigadeiro Galvão, 540
  5. Fundação Tide Setubal: r. Jerônimo da Veiga, 164
  6. Galpão de Cultura e Cidadania: r. Serra da Juruoca, 112
  7. Hotec: r. das Palmeiras, 184
  8. Itaú Cultural: av. Paulista, 149
  9. Senac Itaquera: av. Itaquera, 8266
  10. Subprefeitura de São Miguel Paulista: r. Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76
  11. Universidade Cruzeiro do Sul (Campus São Miguel): av. Dr Ussiel Cirilo, 225

A programação completa do Festival estará disponível no site da Fundação Tide Setubal no fim de outubro.