CDC sedia Conferência Regional Lúdica dos Direitos da Criança e Adolescente

25 de novembro de 2011

No dia 16 de novembro, o CDC Tide Setubal sediou a Conferência Regional Lúdica dos Direitos da Criança e Adolescente, realizada pela Subprefeitura de São Miguel Paulista. O encontro que reuniu mais de 280 pessoas na faixa etária dos 8 aos 17 anos fez parte da rodada preparatória para a Conferência Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente. Esta conferência, a ser agendada, promoverá o debate para a construção, no município, de políticas voltadas ao público infanto-juvenil.

“A Conferência Lúdica é um espaço durante o qual ouvimos as crianças, os adolescentes e os jovens. Sob a ótica deles, conhecemos suas demandas e como eles vêem o mundo em que vivem. Isso é extremamente importante para elaboração das políticas públicas”, ressaltou Luiz Massao Kita, subprefeito de São Miguel Paulista.

Na mesa de abertura, também estavam presentes: Maria Aparecida Pavão, supervisora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de São Miguel Paulista; Olício Alves Rocha, membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; Maria dos Anjos, conselheira tutelar; e Viviane Hercowitz, coordenadora do Núcleo Mundo Jovem da Fundação Tide Setubal. Participaram do encontro ainda educadores, representantes da Subprefeitura e integrantes da equipe da Fundação Tide Setubal.

“Ficamos muito honrados em receber este evento no CDC, um equipamento público aberto para as reflexões em prol de melhorias para nosso território. Em 2012, desejamos contribuir ainda mais com esses espaços de discussão, com a formação para participação política dos jovens e por meio da articulação com os projetos ligados à juventude na região”, afirmou Viviane Hercowitz, coordenadora do Núcleo Mundo Jovem.

Pontos em pauta

Divididos em grupos, crianças e adolescentes discutiram os seguintes eixos temáticos: cultura e sociabilidade; saúde e segurança; educação e lazer; inclusão, acessibilidade e cidadania. Em seus relatos, reivindicaram: locais culturais, como teatro, cinema e museu no bairro; atividades no contra-turno escolar, além de novos postos de saúde no distrito.

Após votação de propostas, cada grupo indicou seus delegados e suplentes, totalizando 17 pessoas para representar São Miguel na Conferência Municipal dos DCA. No período da tarde, a turma realizou atividades esportivas, mediadas pelos monitores do CDC. Houve ainda oficinas de dança de rua e grafite.

Para Warny Santana, organizadora da conferência, o encontro foi positivo. “Fiquei surpresa com a forma como as crianças e os adolescentes manifestaram suas opiniões e necessidades em diferentes áreas. Acredito que essa conscientização e participação relacionam-se aos projetos nos quais elas participam nos serviços do Cras”.