CDC Tide Setubal realiza 7ª edição do Festival de Esportes

24 de junho de 2015

No último dia 31 de maio, o CDC Tide Setubal promoveu a sétima edição do Festival de Esportes. Durante todo o dia, campeonatos de futebol e de xadrez animaram o público, além dos esportes radicais que também entraram na programação do Festival. Os aventureiros puderam se divertir no paredão de escalada com Tirolesa ou no Slackline, modalidade de equilíbrio em corda bamba.

Marcelo Ribeiro, coordenador do CDC Tide Setubal explica que o Festival vai além do incentivo a prática de esportes. “O Festival é um momento onde colocamos em prática todo o trabalho realizado aqui no CDC Tide Setubal, tendo o esporte como meio de transformação de valores, tais como trabalho em equipe, comunicação, respeito e cidadania”.

Paulo Araújo é morador do bairro Cidade Nova e foi prestigiar o evento e se aventurou na Tirolesa, “sempre participo das festas aqui no CDC, hoje estou tendo a oportunidade de relembrar meus velhos tempos de escaladas e tirolesas. Sempre gostei de adrenalina”.

Igor Guilherme de 12 anos participa do projeto Toque de Letras e, com a autorização da mãe, também desceu na Tirolesa, “na hora de subir dá medo, mas a descida é muito divertida, parecia que eu estava voando”. Sua mãe, Maria do Rosário, ficou o tempo todo assistindo o filho saltar, “o Igor sempre gostou de esportes, anda de skate, de bicicleta, parece que esse menino não tem medo de nada, ai enquanto ele está lá se divertindo eu fico aqui embaixo com o coração na mão”.

Os campeonatos de futebol das turmas do Toque de Letras, projeto apoiado pelo Football for Hope que une futebol, comunicação e cidadania, contaram com uma torcida pra lá de especial. Os pais e responsáveis das crianças e jovens do projeto marcaram presença durante todo o dia. Além da torcida, eles participaram de uma roda de conversa com os educadores e coordenadores do projeto para conhecer melhor a equipe e o trabalho desenvolvido com os jovens.

Viviane Hercowitz, coordenadora do projeto, conta que o objetivo do encontro com os pais era gerar um vínculo com as famílias.

“Além da nossa apresentação sobre o projeto, os jovens aproveitaram o espaço para mostrar aos pais o quanto estão gostando do desenvolvimento das atividades, o que para nós foi uma surpresa muito boa. Foi possível ver como os pais ficaram satisfeitos em conhecer melhor o projeto e o orgulho por ver os filhos comprometidos com o nosso trabalho”, destaca Viviane.

Paulo Joaquim Brito,pai do Lucas Brito, de 14 anos,  conta que o filho sempre frequentou o CDC Tide Setubal, “conhecemos a equipe e confiamos no trabalho do CDC. Hoje pude conhecer um pouco melhor sobre o projeto Toque de Letras. Eu sempre pensei que era só um treino de futebol, mas é gratificante saber que meu filho está em um projeto tão completo como esse, onde ele pode se divertir a aprender ao mesmo tempo”.

Giselda Santana e Anderson Kiko são pais do Ricardo Santana Kiko, de 13 anos. Para eles, é fundamental acompanhar o filho em eventos como esse. “O Ricardo gosta muito do projeto, já sabíamos que a ideia não era só jogar futebol, os reflexos dos encontros de comunicação e cidadania já são visíveis. Ele hoje se comunica melhor. Até os professores notaram e em casa a relação com a nossa família melhorou”, conta Giselda.

Para Ricardo a presença dos Pais no Festival foi muito gratificante, “fiz questão de trazer os dois para conhecer não só o CDC, mas toda a equipe do projeto e meus colegas de equipe”.

O jovem Jackson Souza Alves também faz parte do projeto Toque de Letras e aproveitou a presença dos pais e responsáveis para dar um recado. “É muito bom ver tantos pais e responsáveis aqui. Muita vezes os filhos falam em casa que estão saindo para jogar bola, mas estão indo fazer algo errado ou os pais não fazem ideia de onde os filhos estão. Ver o CDC cheio de famílias é muito gratificante. Hoje, vocês puderam conhecer melhor o projeto que nós, seus filhos, estamos participando e o quanto ele é importante para nós. Não estamos aqui só para jogar bola, mas para pensar no nosso futuro também”.

O Festival de Esportes é um evento que busca auxiliar na aquisição de conhecimentos culturais, desenvolvimento de habilidades e de formação de valores através do esporte.