Encontro Caipira em São Miguel reforça tradições e costumes do interior

8 de junho de 2009

O III Encontro de Cultura Caipira da Fundação Tide Setubal será realizado no bairro de São Miguel Paulista, durante todo o mês de junho. Na programação, estão cursos livres, um debate, uma festa no Galpão de Cultura e Cidadania, além do arraial do CDC. As atividades são gratuitas, abertas a todos e têm por objetivo reviver as tradições juninas e dialogar com a cultura caipira.

Tião Soares, coordenador de projetos da Fundação, enfatiza: “São Paulo tem uma matriz caipira”. Ele lembra que a cidade foi construída por pessoas vindas do interior, especialmente com o apogeu da cultura cafeeira. “Por isso, os habitantes daqui se reconhecem nessa cultura. E esse reconhecimento faz com que o Encontro promovido pela Fundação Tide Setubal seja um sucesso desde sua criação, em 2006, garantindo a participação efetiva da comunidade”, explica Tião.

Bonecos e cordel

Uma parte importante da programação acontecerá em cursos que destacam, valorizam e difundem elementos típicos da cultura caipira e nordestina. Mestre Saúba, mamulengueiro de Pernambuco, ensinará a confecção de bonecos. O artista Mestre Valdeck de Garanhuns compartilhará seus conhecimentos sobre a xilogravura e a literatura de cordel. Um debate intitulado A cultura popular e suas práticas educativas reunirá educadores e artistas no dia 20 de junho.

O Encontro primará, também, pela tradição dos alimentos. Serão servidas comidas típicas, as quais seguirão a proposta de recriar a cozinha do interior. Haverá apresentações de forró, viola, rabeca, maracatu e congada. O arraial terá, ainda, atrações como pau de sebo, fogueira, casamento caipira e a quadrilha formada pelas crianças participantes das oficinas do programa Clube Escola, do CDC. As inscrições para os cursos podem ser feitas por telefone, (11) 2297-5969, ou por e-mail: inscricoes@ftas.org.br. Confira, abaixo, toda a programação.

Programação do III Encontro de Cultura Caipira

Curso de xilogravura e literatura de cordel

1 a 5 de junho

Das 14h às 17h