4ª Feira do Livro amplia acesso a leitura em São Miguel

26 de outubro de 2009

De 5 a 7 de novembro, acontecerá em São Miguel Paulista a 4ª Feira do Livro do CDC Tide Setubal. Com entrada gratuita, essa celebração ao livro terá lançamentos, conversa com autores, contadores de histórias, sarau literário, exibição de filmes, troca de exemplares, além da venda de livros novos e usados a preços baixos. Vale destaque a conversa com autores, com a presença de escritores, cineastas, historiadores, antropólogos, jornalistas, professores e poetas.

“O espírito da Feira é o de um festival, de comemoração, de festa, para que se desperte a vontade de ler, fomentando, assim, a criação de um público mais crítico e consciente”, explica Tião Soares, um dos idealizadores do evento, coordenador de Cultura e de Relações Institucionais da Fundação Tide Setubal.

Segundo Tião, a Feira tem especial relevância para a população local, uma vez que o número de acervos na região de São Miguel é reduzido. “Ao montar a Feira, queremos democratizar o acesso à leitura e inspirar os moradores daqui a tomarem gosto pelos livros”, afirma.

A 4ª Feria do Livro terá a presença de um distribuidor de livros novos, vendidos a preços de mercado, além de mais de 3 mil exemplares de grandes sebos de São Paulo, comercializados a preços acessíveis. Outra possibilidade é trocar um livro que se tem em casa por um outro que esteja disponível para troca na Casa Caipira, localizada no CDC. “Nosso esforço é fazer com que as pessoas da comunidade tenham acesso durante esses dias a um espaço de leitura e de troca”, reitera Tião.

Conversa com autor

Além disso, neste ano, as atividades da Feira estão bastante alinhadas aos principais temas que a Fundação Tide Setubal identifica em sua atuação no território de São Miguel, tais como a valorização da história do bairro, a comunicação comunitária, os problemas de violência no espaço escolar e as práticas socioculturais e ambientais na vida da comunidade.

Essas características estarão em evidência nas quatro mesas de debate. No dia 5, quinta-feira, a partir das 15h, o tema é Histórias Individuais e Memórias Coletivas, com a participação de Karen Worcman, diretora do Museu da Pessoa; Roniwalter Jatobá, jornalista e escritor; Sérgio Roizenblit, diretor do premiado documentário O Milagre de Sta. Luzia; e Zulu de Arrebatá, cantor e compositor. Às 17h30, Roniwalter lança a biografia O Jovem Luiz Gonzaga. Às 18h30, o Núcleo de Formação Sociocultural do Projeto ArteCulturAção promove uma roda conversa e leitura com o texto coletivo “Lá ou Ali? Quem sabe aqui”, criado pelos jovens do núcleo. Em seguida, a partir das 19h30, tem lugar a mesa Comunicação e Intervenções Comunitárias, com Vitor de Castro, coordenador de comunicação do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro; Renato Rovai, editor da Revista Fórum; Paulo Santiago, presidente da Associação Novo Olhar; e Regina Tavares, mestre em ciências sociais e professora da Unicsul (mediadora).

No dia seguinte, sexta-feira, o foco será Violência na Vida e na Escola, com o antropólogo e pesquisador Alexandre Barbosa; Yves de La Taille, escritor e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; Maria Antonia Ribeiro Mendonça, diretora da EMEF Dom Paulo Rolim Loureiro; e Maria Cláudia Vieira Fernandes, diretora da EMEF Armando Cridey Righetti (mediadora). Os lançamentos do dia são: Antologia Literária Bar do Escritor, organizada por Giovani Iemini, e Dimensões.Br – Contos de Literatura Fantástica no Brasil, compilado por Helena Gomes.

Das 19h às 21h30, a última mesa desta edição da Feira será Espaço, Tempo e Pluralidades: A Poética Socioambiental, com Binho, idealizador do Sarau do Binho; Ferréz, escritor e fundador da 1DASUL; do poeta e escritor Gilberto Braz; além de Sérgio Vaz, da Cooperifa; e Bianca Costa, escritora e mestranda em geografia (mediadora). Em seguida, às 21h, acontecerá um sarau literário com os convidados da mesa, além de Adalberto Akira, Cleston Teixeira, Paulo Andrade, entre outros.

No sábado, dia 7, haverá a exposição literária Homem Apaixonado e Mulheres Nuas, organizada por Paulinho Dhi Andrade, e exibição do programa Ler e Ser, uma produção dos jovens do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar.

CDC Tide Setubal

Em 2008, mais de 4 mil pessoas compareceram à festividade dos livros, promovida pela Fundação. Ela ocorre no CDC Tide Setubal, um espaço público coletivo, de uso da comunidade e administrado conjuntamente pela Fundação Tide Setubal e pela Associação Recreativa Brasil Futebol Clube (gestão 2009/2011). Ao longo do ano, o CDC é um ponto de prática esportiva, mas é onde a Fundação também realiza outras atividades culturais, como alguns projetos e o animado arraial do Encontro de Cultura Caipira, todo mês de junho.

O CDC Tide Setubal situa-se na rua Mário Dallari, 170, travessa da rua José Ferreira Crespo, no distrito do Jd. São Vicente, em São Miguel Paulista. Para mais informações, consulte a programação completa da Feira do Livro aqui. Veja o mapa de acesso ao CDC, clicando aqui.