Cerimônia de Premiação é destaque durante 3ª Feira do Livro

12 de novembro de 2008

A cerimônia de premiação do Concurso Produção Literária e Idéias Inovadoras de à Leitura, promovido pela Fundação Tide Setubal, que aconteceu na tarde do dia 07/11, foi um dos momentos mais emocionantes da 3ª Feira do Livro do CDC Tide Setubal.

Idealizado com o objetivo de desenvolver as habilidades de escrita e leitura dos alunos e incentivar as escolas a melhorar seus espaços de leitura e bibliotecas, muitas vezes subutilizados, o concurso premiou estudantes e escolas públicas de São Miguel Paulista e região. “Estamos fazendo uma rede entre as escolas da região. Um dos objetivos da feira é trazer pessoas que queiram discutir temas como, esporte, escrita, e para que possamos pensar sobre a questão do letramento”, disse Maria Alice Setubal, presidente da Fundação e do CDC Tide Setubal, durante a abertura da cerimônia.

Também compareceu à cerimônia o Professor Isaías de Souza, Coordenador de Educação de São Miguel – “Percebi que é um trabalho integrado e nós temos que agradecer um trabalho como esse que a Fundação Tide Setubal fez.”, disse ele.

Estavam presentes todos os ganhadores, entre eles Aline Porfírio Neves, 11 anos, aluna da EE Prof. Amador dos Santos Fernandes, vencedora na categoria Produção Literária para alunos do Ensino Fundamental II com o texto De Pequena Aldeia a Grande Cidade. Aline contou ter sido incentivada por sua mãe e por sua avó a escrever o texto, “Todo texto é difícil de escrever, mas foi muito bom, não esperava ganhar”, disse após receber o prêmio.

A professora da EE Prof. Amador dos Santos Fernandes, Márcia Muniz de Almeida, que orientou a aluna Aline Porfírio Neves, também falou sobre a importância do concurso. “Achei excelente a oportunidade dos alunos participarem do concurso, pois se nós que somos educadores não incentivarmos quem o fará?”, questiona. A escola recebeu um kit com 50 livros, os alunos que ficaram em 2º e 3º lugares foram contemplados com kit de 50 e 30 livros, respectivamente.

O Concurso também premiou as instituições públicas de ensino na categoria Projetos de incentivo à leitura. Em primeiro lugar ficou o CEU Parque São Carlos, que recebeu a quantia de R$5 mil para investir no projeto Escritores do Céu no CEU. “É uma honra ganhar o primeiro lugar, vamos continuar a trabalhar neste projeto e gostaríamos de agradecer a Fundação Tide Setubal”, disse Maria Cristina Quinteiro de Oliveira Tamiello, gestora da instituição.

Confira os vencedores:

Categoria Idéias Inovadoras de Incentivo à Leitura:

• 1º lugar: CEU Parque São Carlos – Projeto: Escritores do Céu no CEU.

Prêmio: R$5 mil

• 2º lugar: CEU Três Pontes – Projeto: Livro de Pano;

Prêmio: Kit com 50 livros

• 3º lugar: EMEF Dr. José Pedro Leite Cordeiro – Projeto: Quem Conta o Conto;

Prêmio: Kit com 30 livros

Categoria Produção Literária Ensino Fundamental II

• 1º lugar: Aline Porfírio Neves, aluna da EE Prof. Amador dos Santos Fernandes, – Texto: De Pequena Aldeia a Grande Cidade;

Prêmio para o aluno: 1 Lap Top.

Prêmio para a escola: Kit com 50 livros.

• 2º lugar:João Guilherme Martins Silva, aluno da EE Tide Setubal – Texto: As Raízes de Uma Geração.

Prêmio: Kit com 50 livros.

• 3º lugar:Lucas Bispo Nunes, aluno da EE Pedro Moreira Matos – Texto: Histórias de São Miguel no Contexto da Cidade;

Prêmio: Kit com 30 livros.

Categoria Produção Literária Ensino Médio:

• João Paulo Rodrigues Conde da Silva – Texto: São Miguel, Um Presságio Indígena

Prêmio para o aluno: 1 Lap Top.

Prêmio para a escola: Kit com 50 livros.