Metodologia do Mundo Jovem é tema de palestra na Unicsul

8 de setembro de 2009

Sistematizar e disponibilizar resultados e conhecimentos gerados pelas experiências desenvolvidas são objetivos da Fundação Tide Setubal. Alinhada a essa proposta, a equipe do Programa Mundo Jovem participou da VI Semana de Psicologia da Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul), em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo.

O encontro reuniu mais de 50 estudantes da área, no dia 26 de agosto de 2009, para debater o trabalho desenvolvido com os jovens do bairro nos projetos Espaço Menina-Mulher e Espaço Jovem. A equipe abordou a metodologia aplicada com os temas: Identidade e Diversidade, Corpo, Sexualidade, Família, Drogas, Profissão e Trabalho, e Cidadania, eixos temáticos do programa.

Entre os pontos debatidos, Viviane Hercowitz, coordenadora do programa, destacou a importância da relação dos adolescentes com os adultos. “O adolescente tem a necessidade de se expressar e de encontrar na figura do adulto um modelo de futuro possível, e, nesse contexto, um dos principais papéis do educador é ouvi-lo.” Segundo ela, esse encontro pode trazer uma nova perspectiva. “Temos de escutar o jovem no que ele traz de dúvidas, confissões, questionamentos, pois é desse encontro entre ele e o adulto que novas visões de mundo podem ser construídas”, afirmou.

Depoimento de quem participou

Entre os estudantes que acompanharam a palestra estava Tânia Maria do Nascimento Moura, 46 anos, analista de sistemas e aluna do oitavo semestre do curso de psicologia no campus Anália Franco. Ela mora em Arthur Alvim e trabalha com adolescentes e jovens no Centro Espírita Luiza de Abreu, na Vila Ré. “Os adolescentes estão numa fase de exploração do mundo e do próprio corpo, por isso precisam de um facilitador que apresente a eles os desafios da vida adulta”, disse. “Vejo no Mundo Jovem um trabalho de valorização da identidade e da diversidade humana”.

Cleuza de Carvalho Silveira, 46 anos, está cursando o segundo semestre de psicologia no campus São Miguel. Para ela, a palestra foi importante porque, como ainda esta começando na área, não sabia exatamente como era o trabalho de um psicólogo dentro de uma instituição ou escola. Moradora de São Miguel Paulista, Cleuza participa há seis anos de um projeto com jovens promovido pela paróquia São Judas Tadeu, na Ponte Rasa. “A palestra me mostrou uma nova forma de lidar com os jovens”, contou. A universitária tem a intenção de usar a metodologia do Mundo Jovem para combater o que ela chama de apatia da comunidade. “A gente precisa mudar as coisas de algum jeito, e a educação é a melhor forma para isso”.

Para Willy Provedelli dos Santos, 23 anos, aluno do décimo semestre no campus Anália Franco, a palestra significou “uma oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre a metodologia de trabalho”. Prestes a se formar, Willy faz estágio acadêmico há oito meses na Escola Municipal Presidente Kennedy, no Tatuapé, trabalhando com alunos de quinta e sexta séries do EJA (Educação para Jovens e Adultos). “Pretendo utilizar essa metodologia em sala de aula, e ela deve me ajudar com a demanda dos alunos”, afirma. Segundo ele, um dos pontos fortes é a linguagem do livro. “É bastante explicativo e procura focar na comunicação com os jovens de forma simples, sem muito mistério. Como os alunos do EJA, em geral, não tiveram muito acesso à informação, essa publicação vem suprir um déficit”.

A publicação

A experiência de atuação com os jovens do Mundo Jovem (Projeto Menina-Mulher e Espaço Jovem) está reunida na publicação Mundo Jovem: desafios e possibilidade e Mundo Jovem. O primeiro é focado na atuação dos educadores e o segundo é destinado ao público adolescente. Cerca de três mil exemplares, foram impressos e distribuídos gratuitamente a mais de mil organizações e escolas que trabalham com esse público em todo o País. As publicações estão entre os dez finalistas do Prêmio Jabuti 2009, na categoria didáticos e paradidáticos. Em setembro, acontece a seleção dos três títulos que seguirão para a premiação final no dia 4 de novembro, em cerimônia na Sala São Paulo, na região da Luz.