Chef Mara Salles ministra curso de Cultura Alimentar

24 de junho de 2008

Em maio, as ruas de São Miguel Paulista serão tomadas por aromas culinários bem brasileiros, como carne seca, milho, feijão, canjica, frango, coentro. O motivo é o Curso de Cultura Alimentar que será comandado pela premiada chef Mara Salles, do restaurante Tordesilhas – especializado na cozinha brasileira – a convite da Fundação Tide Setubal. Batizado de “Ingredientes de segunda, comida de primeira”, o curso será realizado nos dias 10, 12, 15 e 17, no Colégio D. Pedro I, e será dirigido às pessoas da comunidade local e merendeiras das escolas públicas da região.

A idéia do curso é retomar receitas clássicas das festas juninas brasileiras do Nordeste (origem de 70% da população do bairro) ao interior paulista, que foram esquecidas com o advento dos fast foods e da idealização dos alimentos e conceitos que vêm de fora do bairro. Pratos agora valorizados pela alta gastronomia, como cuscuz paulista, curau na palha de milho verde, cocada de tabuleiro, arrumadinho e escondidinho são algumas das receitas a serem trabalhadas no curso, que vai contextualizar essas delícias historicamente.

“De modo geral, as pessoas estão mais preocupadas com os valores estrangeiros e abominam as coisas simples, rotineiras, boas e essencialmente brasileiras”, avalia Mara Salles. “O curso é também uma oportunidade de formação profissional, com a opção de comercializar os produtos e mais que isso, levar para a família um cardápio enriquecido com toda a história das tradições da nossa cultura, com mais nutrição e menos custo.”

O coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal, Tião Soares, conta que os alunos do curso serão convidados a participar do Encontro da Cultura Caipira, que acontecerá no CDC Tide Setubal em junho e julho, vendendo os pratos preparados com as receitas aprendidas. “Utilizando o aprendizado da gastronomia como instrumento, pretendemos oferecer condições de exercício da cidadania. Propomos um curso que leve à ampliação cultural e social, com noções sobre a história e a realidade brasileira e o consumo responsável”, explica Tião.