Coordenador de cultura da Fundação é indicado ao Prêmio Betinho

1 de setembro de 2008

Tião Soares, coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal, é um dos indicados ao Prêmio Betinho Atitude Cidadã, iniciativa da Coep Brasil – Rede Nacional de Mobilização Social que busca valorizar as pessoas que trabalham contra a fome e promovem a cidadania com participação ativa na comunidade.

Nascido em Martins, no Rio Grande do Norte, Tião é formado em Ciências Sociais e mestre em Educação. Atuante na área de Educação, Cultura e Desenvolvimento Humano há 25 anos, é membro do GT de Cultura do Movimento Nossa São Paulo, da coordenação nacional do Fórum Intermunicipal de Cultura (FIC), da Diretoria do Fórum Permanente para as Culturas Populares de São Paulo e da Rede Mundial Artistas em Aliança.

Seu trabalho baseia-se numa concepção de cultura como um conjunto de pessoas e grupos com modos de vida, costumes e gostos e nas trocas e vivências coletivas. Nesse conceito, cultura e cidadania são inseparáveis. “Não se pode falar em cultura sem se falar em participação e em conquistas de direitos. Não há cidadania se não se levar em conta os conhecimentos e os valores da comunidade”, costuma dizer Tião.

Neste sentido, sua principal contribuição é incentivar o surgimento de espaços de referência comunitária nas artes, cultura e cidadania, desenvolvendo ações de parceria entre as entidades locais, incentivando e/ou fortalecendo a formação de redes horizontais baseadas nas relações sociais da região.

Além de coordenar a programação cultural da Fundação, Tião está à frente do projeto ArteCulturAção, que visa despertar nos jovens participantes um sentimento de pertencimento à sua localidade e incentivar a reflexão sobre a cultura como uma política pública.

Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio Betinho e como votar em Tião Soares.