Analista de comunicação e produtor de conteúdo do site da Fundação Tide Setubal
CPDOC São Miguel realiza projeto-piloto para professores e alunos com a EMEF José Américo
Compartilhar técnicas de pesquisa e de documentação com alunos e professores da rede pública de ensino para formar núcleos de pesquisa e de documentação nas escolas. Este é o propósito do projeto-piloto Conheça o CPDOC, uma parceria realizada desde setembro entre a EMEF José Américo de Almeida, situada no Jardim Helena, distrito de São Miguel […]
Compartilhar técnicas de pesquisa e de documentação com alunos e professores da rede pública de ensino para formar núcleos de pesquisa e de documentação nas escolas. Este é o propósito do projeto-piloto Conheça o CPDOC, uma parceria realizada desde setembro entre a EMEF José Américo de Almeida, situada no Jardim Helena, distrito de São Miguel Paulista, e o Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC) São Miguel Paulista, da Fundação Tide Setubal.
A metodologia do Conheça o CPDOC consiste em três etapas: capacitação dos professores no CPDOC, formação dos alunos do ensino fundamental e implantação de projeto na escola. “Nosso intuito é instrumentalizar a comunidade escolar para a produção de blogs, vídeos e fotografias que registrem as atividades pedagógicas”, explica Mauro Bonfim, coordenador do CPDOC. “Estamos felizes por realizar essa ação em conjunto com a escola. Afinal, a construção de um projeto com esse diferencial só é possível quando existe interesse real de ambas as partes no processo educativo”, diz Mauro.
As atividades do Conheça o CPDOC começaram em 29 de setembro, quando nove docentes participaram de um workshop no local com os temas: técnicas para realizar uma entrevista, produção de vídeo com ênfase em depoimentos, fotografia com enfoque na leitura crítica, orientação sobre direitos autorais e construção de blog.
Também fez parte das discussões o incentivo ao protagonismo dos alunos na produção audiovisual, a participação do professor como mediador das novas tecnologias e o saber formal na sala de aula. “O trabalho com os professores abordou possibilidades de uso das novas tecnologias na construção de espaços educativos e buscou promover a troca de experiências pedagógicas”, conta o coordenador do CPDOC.
Blog do Américo
Após a primeira etapa com os docentes, 14 alunos frequentaram oficinas temáticas, que abordaram técnica de entrevista, produção audiovisual e produção fotográfica. Os estudantes receberam um manual do CPDOC com dicas para a implantação do projeto na escola. Foram realizadas, ainda, reuniões periódicas de monitoramento. A primeira fase do projeto encerrou-se em 28 de outubro, quando alunos e professores retornaram ao CPDOC para um encontro de avaliação. O aprendizado resultou na criação coletiva do Blog do Américo (http://joseamericodealmeida.blogspot.com), produzido e alimentado pelos alunos.
A professora Marli Viana da Cruz, coordenadora pedagógica da EMEF José Américo, conta que os alunos ficaram bastante empolgados com o projeto do blog e que a ideia está contagiando outros estudantes. “Como os alunos tem de escrever e pesquisar bastante, essa atividade contribui com os exercícios de leitura e de interpretação de texto”, relata Marli.
Em 2010, o projeto-piloto deve ser ampliado e rebatizado. O CPDOC na Escola dará continuidade ao trabalho de formação, firmando parcerias com outras escolas públicas da região, como a EMEF José Honório Rodrigues, também em São Miguel. A ampliação do projeto surgiu do interesse e da disposição dos participantes em produzir conteúdo e replicar o conhecimento.
Opinião de quem participou
“Aprendi muito na oficina de entrevista. Hoje converso mais com as pessoas e pergunto sobre suas histórias. Entrevistamos a Dona Antonia, agente escolar que trabalha há bastante tempo aqui. Quero continuar fazendo o blog e publicar mais.”
Karoline Neres, 11 anos
“Gostei mais da parte de fotografia, porque às vezes não sabemos direito como tirar uma foto da família ou de um lugar. Agora, saio tirando muitas fotos, de todo mundo, porque sei como tenho que fazer para ficar legal.”
Milena Stefany, 11 anos
“É possível notar uma melhora no comportamento dos alunos: estão mais responsáveis por ter de cumprir tarefas; mais organizados, porque precisam pesquisar e marcar entrevistas. Observo mais participação nas aulas e interesse pelas disciplinas de modo geral. É importante oferecer esse protagonismo aos alunos, até para despertar neles o interesse profissional.”
Renata Francucci Vilicic Vendramini, professora de língua portuguesa há 14 anos
“Essa experiência do CPDOC animou mais os alunos do que o trabalho em sala de aula. A teoria é algo muito importante, mas a prática sedimenta o aprendizado. Às vezes, damos aula o ano inteiro e não conseguimos obter um efeito positivo como o que o projeto do blog despertou. Vejo que os alunos tem prestado mais atenção até no vocabulário.”
Maria Luci Moreira do Nascimento, professora de história há 23 anos