Territórios Clínicos: transformando a saúde mental nas periferias

Programas de influência

30 de agosto de 2023

O Edital Territórios Clínicos, iniciativa da Fundação Tide Setubal, tem revelado-se uma poderosa força de transformação para democratizar o acesso  aos cuidados à saúde mental em comunidades periféricas. A primeira edição desta iniciativa, realizada em 2021, já havia se mostrado promissora. Agora, o lançamento do segundo ciclo do edital tem como objetivo de continuar fortalecendo a promoção da saúde mental nas periferias.

A discussão em torno da saúde mental tem crescido significativamente, mas é crucial reconhecer os desafios específicos que as populações das periferias urbanas nas grandes cidades brasileiras enfrentam. Democratizar o acesso a tratamentos com esse perfil nessas áreas é uma empreitada complexa e essencial.

Nem sempre foi assim. É o que conta Tide Setubal Nogueira, coordenadora do Programa de Saúde Mental da Fundação. “Não havia ninguém que quisesse apoiar a saúde mental em 2017, quando fui conversar no GIFE pensando em fazer algo nesse sentido. Hoje, além de nós, podemos citar a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, que está conosco neste segundo edital, e a Droga Raia, que também tem um projeto de saúde mental nas periferias.”

O foco central da edição 2023 do Edital Territórios Clínicos está na compreensão de que a saúde vai além das consultas médicas. Nesse sentido, esse processo envolve fatores sociais, emocionais e econômicos em sua abordagem. A comunidade tem papel ativo nesse processo, engajando-se em sua própria saúde e desenvolvimento, especialmente no que se refere à saúde mental. A abordagem das desigualdades nesse contexto ocorre por meio de intervenções adaptadas às necessidades de cada região, assegurando impactos reais e duradouros.

Objetivos e valores do edital

O segundo ano do Edital Territórios Clínicos tem como propósito apoiar e fortalecer organizações, grupos e coletivos que promovam a ampliação das práticas no campo da saúde mental, principalmente de orientação psicanalítica, no estado de São Paulo.

A intenção é democratizar e descentralizar o acesso ao conhecimento e atendimento psicológico e psicanalítico. O edital selecionará dez organizações para receber investimento financeiro e acompanhamento técnico por dois anos, totalizando R$ 150.000 para cada uma.

Esse recurso visa, então, financiar a implementação de um plano de ação para incluir intervenções, atendimentos, articulações, pesquisa e ações para o fortalecimento institucional.

Assista aos diálogos do Seminário Territórios Clínicos, realizado em abril de 2023

Resultados da primeira edição

Os resultados da primeira edição do Edital Territórios Clínicos foram bastante positivos e refletem o impacto do projeto nos territórios atendidos. “O apoio financeiro viabilizou projetos e atendimentos que anteriormente não seriam possíveis”, destaca Tide. “Além disso, a criação de uma rede de colaboração entre as organizações foi altamente valorizada, promovendo troca de conhecimento, supervisões e aulas entre os participantes.”

O engajamento comunitário mostrou-se crucial, evidenciado pelas reuniões coletivas e individuais realizadas durante o processo. Esses encontros proporcionaram um espaço para aprofundar as discussões sobre os dispositivos de atendimento, questões teóricas e estratégias de gestão. A diversidade nas equipes também foi valorizada, com ênfase na presença de pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.

Desafios e perspectivas

Apesar dos avanços, os desafios permanecem. Ainda existe, em uma parcela populacional, a percepção equivocada de que saúde mental é um privilégio da elite. Essa mesma impressão faz a realidade do cotidiano, por muitas vezes, impedir que ela seja priorizada. A interseção de questões de raça, classe, gênero e território também influencia a forma como a saúde mental é vista e acessada.

Tide tem esperança de que “para os próximos dois anos, os projetos selecionados possam amadurecer em sua atuação, aprimorando tanto os aspectos clínicos quanto reflexivos. Além disso, espero que exista maior interação entre as clínicas públicas e as políticas públicas de saúde mental, promovendo colaboração que fortaleça e expanda o acesso aos serviços nas periferias.”

Finalmente, o sucesso dessa iniciativa reforça a importância de valorizar e investir na saúde mental nas comunidades periféricas. Nesse caso, não apenas como um direito, mas como um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e saudável. O compromisso da Fundação Tide Setubal e de participantes do Edital Territórios Clínicos é contribuir ativamente para essa transformação.

Sobre a inscrição

Coletivos atuantes na promoção e nos cuidados com saúde mental no Estado de São Paulo podem inscrever-se no Edital Territórios Clínicos 2023 nesta página. Baixe o regulamento e confira os demais critérios para inscrever-se até 14 de setembro.

Confira as etapas seguintes no site e nos perfis da Fundação Tide Setubal em Instagram, LinkedIn e Facebook. A divulgação do resultado final ocorrerá em 1° de dezembro.

+ Debate sobre democratização do acesso à saúde mental no 12° Congresso Gife

+ Primeira parte dos debates que compuseram o Seminário Territórios Clínicos