Espetáculo Um em cada três é a primeira criação do grupo do Módulo de Pesquisa Teatral Continuada
Durante o Módulo de Pesquisa Teatral Continuada da Fundação Tide Setubal de 2016, os participantes desenvolveram um processo de criação voltado para temas relacionados às questões de gênero, entre eles: a cultura do estupro, a homofobia, o direito ao aborto e os desdobramentos da opressão cotidiana imposta por uma sociedade machista e patriarcal sobre os […]
Durante o Módulo de Pesquisa Teatral Continuada da Fundação Tide Setubal de 2016, os participantes desenvolveram um processo de criação voltado para temas relacionados às questões de gênero, entre eles: a cultura do estupro, a homofobia, o direito ao aborto e os desdobramentos da opressão cotidiana imposta por uma sociedade machista e patriarcal sobre os corpos das mulheres e dos transgêneros. O processo de pesquisa e reflexão resultou no espetáculo Um em cada três apresentado nos dias 25 e 26 de novembro, às 20h, na Aldeia Satélite Espaço Cultural, em São Miguel Paulista.
O nome da peça surgiu a partir do recente estudo realizada pelo Instituto Datafolha, que constatou que um em cada três brasileiros culpa a mulher em casos de estupro. O grupo também pesquisou outros temas como a homofobia e do preconceito contra a diversidade, pois seus integrantes entendem que as questões de gênero não se encerram na divisão binária homem e mulher, mas se multiplicam em um conjunto de normatizações impostas culturalmente.
Para articular dramaturgicamente os depoimentos registrados ao longo do processo, bem como as cenas desenvolvidas pelos atores durante os ensaios, o grupo empregou como fio condutor narrativo uma releitura da peça Antígona, que apresenta o dilema entre o direito natural e o direito do estado, eixo central da peça de Sófocles.
Na peça, o dilema se materializa no embate entre Creonte, um político conservador, e sua filha feminista, Antígona.
Um em cada três é a primeira produção do grupo teatral Cínicos Cênicos, formado pelos integrantes do Módulo de Pesquisa. A orientação artística é de Marcos Gomes. Dramaturgia e direção coletivas.
Criadores:
- Beatriz Ariel
- Carolina Hirayama
- Jéssica Marcele
- Jaqueline Alves Pinto
- Daniele Winter
- Jaqueline Silva
- Gessinanda Neiva
- Karoline Silva
- Caco Bezerra
- Bruno Nathan
- João Carlos da Silva
- Kamilla Novaes
- Sulamitha Lima
- Rafael Carnevalli
Serviço:
Quando: dias 25 e 26 de novembro, às 20hs
Onde: Aldeia Satélite Espaço Cultural – Rua Tenente Luís Fernando Lobo, 118, São Miguel Paulista (Próximo à Praça do Forró)
Gratuito / 40 lugares.
Projeto Gráfico: Luísa Sena
Parceria Institucional: Aldeia Satélite Espaço Cultural