Ex-integrante do NCC São Miguel é Parceiro do SP da TV Globo

6 de setembro de 2011

Diogo Ferreira, 21 anos, conquistou uma das catorze vagas do Parceiro do SP, projeto da Rede Globo de Televisão, por meio do qual moradores de sete regiões da Grande São Paulo trabalharão em duplas e produzirão vídeos sobre seu bairro, para a exibição no SPTV. Morador de São Miguel Paulista, o jovem participou, de 2007 a 2010, das formações do Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) São Miguel no Ar, promovidas pela Fundação Tide Setubal, no Galpão de Cultura e Cidadania no Jardim Lapenna. O objetivo do NCC é capacitar os jovens em produções em vídeo, rádio e jornal impresso, trabalhando a visão critica sobre questões sociais, educacionais e culturais, da região leste e da capital paulista.

“Minha história com a comunicação começou no NCC, onde peguei gosto por vídeo e rádio e aprendi linguagens diferentes. A minha base foi esta formação”, relata Diogo, que já trabalhou como estoquista de loja e pedreiro e com componentes eletrônicos. Ele resolveu se inscrever no projeto, após incentivos dos educadores do NCC. “Falaram que era a minha cara. Aí preenchi o formulário”.

Para o jovem, ser Parceiro do SP representa uma chance de fazer a diferença para São Miguel Paulista. “Pretendo mostrar as boas iniciativas, mas também mostrar os problemas e incomodar, para conseguir coisas boas para o bairro. Sempre com bom humor e fazendo uma comunicação mais solta”.

Segundo Diogo, os veículos de comunicação comunitária produzidos pelo NCC em São Miguel, como o jornal A Voz do Lapenna, contribuem para o debate sobre as questões locais e as melhorias para região. “No Parceiro do SP, mostraremos nossa visão (de quem vive no local), alcançando uma abrangência bem maior. O desafio será destacar questões que sejam importantes não só para região como para cidade”.

Seleção e treinamento

Com mais de 5 mil inscritos, o processo de seleção do Parceiro SP teve prova com questões de língua portuguesa, conhecimentos gerais, raciocínio lógico e redação, além de dinâmicas e entrevistas individuais. Os aprovados também tiveram de produzir e apresentar um vídeo sobre seu bairro. Nesta etapa, Diogo mostrou o Parque Jacuí, narrando a história das desapropriações que marcam sua construção e a do viaduto próximo.

Em 12 de agosto, o SPTV divulgou os 14 finalistas do projeto, que foram contratados pela TV Globo e vão trabalhar quatro horas, de segunda a sexta, produzindo um vídeo, cada dupla, semanalmente. O salário mensal é de R$ 1.120, mais benefícios.

“Conhecemos os estúdios da TV. Tivemos aulas de português com o professor Pasquale. Conversamos com os jornalistas. Também assistimos a palestras e nos encontramos com o diretor de jornalismo da TV Globo, Carlos Henrique Schroder. Tenho aprendido muito”, descreveu Diogo sobre a rotina de treinamento realizada desde 20 de agosto pelos finalistas.

Os primeiros trabalhos do Parceiro devem ser exibidos entre fim de setembro e início de outubro no programa SPTV. A expectativa para a estreia é grande. “Eu e minha parceira, Daniela, já estamos pensando na pauta, mas não quero adiantar. Será uma surpresa. Aguardem”, disse Diogo.

Saiba mais:

Jovens concluem formação no Projeto Rede Jovem Comunica