Fundação Tide Setubal participa do Ano da França no Brasil

15 de julho de 2009

Integrando as atividades do Ano da França no Brasil, a Fundação Tide Setubal estabeleceu uma parceria com a Secretaria Estadual de Relações Internacionais, a Subprefeitura de São Miguel Paulista, o Instituto Alana, o Consulado Francês e representantes da Region Île de France e da Region PACA, para realizar uma programação especial no CDC Tide Setubal, aberta à comunidade.

Artistas brasileiros e franceses se unirão para mostrar suas diversas formas de arte, como o hip-hop e o grafite, e os moradores da região também poderão conhecer um pouco mais sobre a cultura francesa por meio da mostra de filmes que acontece nos dois dias. No dia 19 de julho, finaliza a programação um debate sobre as periferias de centros urbanos, que conta com brasileiros e franceses (ativistas, estudiosos, pesquisadores), sob a mediação da socióloga Maria Alice Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal.

“A programação confirma nossa concepção de que é preciso conectar o bairro de São Miguel Paulista à cidade de São Paulo como um todo”, conta Tião Soares, coordenador de projetos da Fundação Tide Setubal. “Essa iniciativa do Ano da França no Brasil acontece também em outros pontos de São Paulo, conecta o bairro com a cidade e, por sua vez, com o país e com o mundo”, explica.

Veja abaixo a programação especial, gratuita e aberta à comunidade, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de julho, sábado e domingo, das 10h às 22h:

Dia 18/7 (sábado)

Das 10h às 19h – Grafitagem do Muro do CDC

Brasileiros: Fernando RV, Bozer, Grilo, Lipe, Dumeem, Chuck, Manulo, Emis, Chorão, B.O., Toto, Cidres, Negrito, Xyrox, Ignoto

Franceses: Grupo L’Artmada, Bom.K e Remy Uno

Às 14h – Exibição de filmes

La Haine

Mathieu Kassovitch

O filme francês narra a história de três amigos de uma área periférica parisiense (banlieue), seus conflitos com a polícia e com a sociedade local e, ao mesmo tempo, o encontro de três filhos de imigrantes, um deles vindo da África, outro, do Leste Europeu (judeu) e um árabe muçulmano.

O Invasor

Beto Brant

Estevão, Ivan e Gilberto são companheiros desde os tempos de faculdade em São Paulo (SP). O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento faz com que entrem em choque.

Das 19h às 22h – Apresentações de Hip-Hop

Grupos brasileiros Criminal Rap, Causa P Band e Madr Family e o francês Shaolin Gen Zu

Shaolyn Gen Zu

O grupo francês é formando pelos MCs Mike Jack e Deehar Degaz, suas músicas possuem sonoridade limpa e abordam vários temas. Shaolyn Gen Zu é uma das milhares de famílias de um dos guetos mais conflituosos da cidade de Montfermeil, nos arredores de Paris, de onde emergiram os ataques incendiários que se irradiaram pela França em 2005.

Dia 19/07 (domingo)

Às 10h – Grafite – Trajeto Urbano

Grafiteiros brasileiros e franceses passarão por espaços públicos importantes como o Mercado Municipal e a Estação São Miguel da CPTM e durante o percurso farão intervenções em alguns muros e paredes.

14h – Exibição de filmes

L’Esquive

Abdellatif Kechiche

O filme francês se passa nas regiões periféricas de Paris (banlieues), onde um jovem de origem magrebina se apaixona por uma jovem francesa durante a encenação de uma peça de Moliére. Revela todas as tensões subjacentes de uma França segregada e preconceituosa. No entanto, por intermédio da representação artística, a professora de teatro exerce um papel de conciliadora do grupo.

Linha de Passe

Walter Salles Jr.

No coração de uma das maiores metrópoles do mundo, quatro irmãos tentam reinventar as suas vidas. Reginaldo, o mais novo, procura obstinadamente seu pai. Dario sonha com uma carreira de jogador. Dinho busca na religião o refúgio para um passado obscuro. Denis ganha a vida como motoboy. No centro da família, está Cleusa; grávida do quinto filho, ela luta para manter todos na linha.

Das 19h às 22h – Debate Trocas Culturais

Conversa entre brasileiros e franceses sobre a periferia urbana

Participação: Ladj Ly, Mehdi Bigaderne, Luzia Soares, Guiné Silva, Tião Soares e Fernando RV

Mediadora: Maria Alice Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal