Festival do Livro e da Literatura ganha as ruas de São Miguel Paulista

26 de outubro de 2010

Neste ano, o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel, promovido pela Fundação Tide Setubal, vai ampliar seu alcance, ocupando cerca de vinte espaços públicos do bairro. Além das atividades no CDC Tide Setubal (local das últimas edições), a programação será distribuída por ruas, praças, paradas de ônibus, biblioteca, mercado municipal e estação de trem, entre os dias 18 e 20 de novembro.

“A idéia é formar corredores de livros, onde as pessoas possam ter contato com o universo da leitura”, comenta Tião Soares, idealizador do festival e coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal. Todas as atividades são gratuitas. Haverá lançamentos de livros, conversa com autores, debates temáticos, contação de histórias, saraus, oficinas, exibição de filmes e intervenções artísticas.

O CDC será o ponto irradiador da programação e sediará ainda uma feira de troca de livros. De lá, o chamado “corredor” avançará para interligar todo o bairro nesta iniciativa. Segundo Tião, a inspiração surgiu dos tradicionais corredores de ônibus, que abrem caminhos alternativos para transportar com mais fluidez os passageiros, fugindo dos engarrafamentos urbanos. “A rua passa a ser o lugar de trocas de saberes e experiências,” salienta.

Ao trazer artistas de outros bairros e receber visitantes de outras regiões, o evento também se conectará à cidade. Com o novo formato, a expectativa é superar a presença de cerca de 4 mil visitantes da última edição. Como já se tornou tradição, o CDC receberá estudantes de várias escolas. Nas ruas, os grupos artísticos vão convidar os transeuntes, estimulando-os a contar suas histórias ou a integrar os cortejos literários. O objetivo principal é fomentar a leitura, a escrita e o letramento.

Campanha de doação

São Miguel tem um dos piores índices de livros disponíveis para o público adulto da cidade de São Paulo: 0,12 por habitante, na faixa etária acima de 15 anos, quando o recomendado pela Unesco fica em, no mínimo, dois por habitante. A estatística foi levantada pelo Observatório Cidadão, do Nossa São Paulo, a partir de dados de 2008 da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Seade.

Diante desse cenário, a Fundação Tide Setubal deu a sua contribuição realizando durante o mês de outubro uma campanha de arrecadação de exemplares, novos ou usados, de ficção e de não-ficção, pela população de toda a cidade. A coleta ocorreu em três pontos: Itaú Cultural (na avenida Paulista), sede da Fundação (no bairro do Itaim Bibi) e CDC Tide Setubal (clube localizado em São Miguel). O material será distribuído durante os três dias do evento.

Numa das ações de estímulo à leitura, exemplares serão pendurados em árvores. “Queremos que as pessoas experimentem esse fruto, levem-no para casa e multipliquem a experiência de ler”, ressalta Tião. Ele destaca o propósito de fortalecimento da sociedade civil, uma vez que os livros possibilitam reflexões e a criação de um público mais crítico e consciente.

Nas mesas de debate, os principais temas serão: Telenovela: A arte de contar histórias; O Negro na Literatura; Literatura e Periferia; o Processo Criativo do Escritor e Racismo e Identidade. Haverá ainda oficina sobre Violência Doméstica. O último dia do festival, 20 de novembro, coincidirá com a celebração da Consciência Negra. Parte do evento será dedicada a essa temática: estão previstos debates e apresentações de grupos afro-brasileiros. Para conferir a programação completa do Festival do Livro 2010, clique aqui.