FTS inicia atividades para o público jovem

24 de junho de 2008

Com objetivo de apoiar o jovem de São Miguel Paulista em seu desenvolvimento pessoal e estimular a reflexão sobre a vida no bairro e na cidade de São Paulo, a Fundação Tide Setubal dá início no mês de março às atividades dos projetos ArteCulturAção, Espaço Jovem, Espaço Menina-Mulher e São Miguel no Ar.

ARTECULTURAÇÃO oferece atividades para jovens a partir de 13 anos, nas áreas de música, artes cênicas e gestão social, por meio de três núcleos: Núcleo Experimental de Música e Lutheria (confecção de instrumentos de percussão), Núcleo de Formação Sócio-Cultural (teatro e suas diversas linguagens – cenário, figurino, iluminação, maquiagem, fotografia, sonoplastia, direção e roteiro) e o Núcleo de Formação para Lideranças Comunitárias, Gestores e Educadores Sociais.

Além das atividades específicas, os três núcleos promovem passeios e visitas a outros projetos sociais, museus, cinemas e centros culturais; palestras, debates, exibição de filmes e documentários, apresentações culturais e publicações; e recebem profissionais que falam de suas experiências em outros espaços.

ESPAÇO JOVEM promove encontros semanais nos quais são desenvolvidas atividades como bate-papo, jogos, artes plásticas, fotografia e teatro, reunindo meninos e meninas de 12 a 18 anos. Eles falam sobre assuntos como identidade, corpo, sexualidade, família, trabalho e profissão.

No ESPAÇO MENINA-MULHER, meninas de 12 a 18 anos participam de encontros semanais para tratarem de temas fundamentais da adolescência, como identidade, família, profissão, corpo, feminilidade e sexualidade. Tudo isso por meio de conversas, jogos, pinturas, fotografia e teatro, além de passeios a locais públicos dentro e fora de São Miguel.

Jovens de 16 a 20 anos que participam do SÃO MIGUEL NO AR aprendem a fazer jornal, rádio, TV e site, a partir de acontecimentos e personagens do próprio bairro. Além das atividades teóricas e práticas diárias, eles recebem jornalistas, fotógrafos, designers e profissionais da área de produção cultural (cineastas, produtores musicais, músicos, poetas, escritores, artistas plásticos) para bate-papos e oficinas. O projeto é realizado em parceria com o Instituto Votorantim e a Nitroquímica.