Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

São Paulo das Desigualdades

@Comunicacao

30 de janeiro de 2017
Compartilhar:

Você já pensou que é possível passar uma vida toda em São Paulo e não conhecê-la completamente? Consegue elencar as diferenças que existem entre as regiões da cidade? E as desigualdades, desafio capaz de colocar várias “São Paulos” no mesmo mapa? Conhecer essa realidade, ultrapassando as fronteiras do lugar onde vivemos e circulamos, pode ajudar a pensar formas de participação e caminhos para uma cidade melhor para todos.

 

Duas pesquisas, lançadas recentemente pela Rede Nossa São Paulo, ajudam a traçar um panorama da cidade. O Mapa da Desigualdade (http://www.nossasaopaulo.org.br/arqs/mapa-da-desigualdade-completo-2016.pdf) apresenta um dos grandes desafios de São Paulo: a busca da equidade. O levantamento reúne diferentes indicadores na área de saúde, educação, cultura, lazer, com o melhor e o pior entre os 96 distritos. Dados fundamentais para a elaboração de um plano de metas que reflita a realidade da cidade.

 

Outro levantamento que apresenta uma fotografia de São Paulo é a pesquisa IRBEM (http://nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/irbem/irbem2016-resumido.pdf), que revelou um descontentamento da população com a cidade. Na média geral, os paulistanos atribuem a da cidadania e da democracia na educação (3,5), tratamento dados pelos policiais aos jovens (3,5).

 

O portal Nexo também apresenta um especial São Paulo: cidade desigual (https://www.nexojornal.com.br/especial/2017/01/24/S%C3%A3o-Paulo-463-a-cidade-desigual), que traz além dos dados, a visão de representantes do poder público, de artistas, empresários, lideres comunitários, ativistas, entre outros.

 

Mapa da desigualdade http://www.nossasaopaulo.org.br/arqs/mapa-da-desigualdade-completo-2016.pdf

 

IRBEM http://nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/irbem/irbem2016-resumido.pdf

 

São Paulo: cidade desigual (https://www.nexojornal.com.br/especial/2017/01/24/S%C3%A3o-Paulo-463-a-cidade-desigual)

 


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.